Qual tipo de tecido da fronha é melhor para cabelos

Você sofre com cabelos secos e quebradiços? Acorda com os seus cabelos cheios de frizz e isso lhe incomoda muito? Você sabia que a fronha que você utiliza em seu travesseiro pode estar causando isso? Nesse artigo falaremos tudo sobre a estrutura capilar e qual tipo de tecido da fronha é melhor para cabelos.

Qual tipo de tecido da fronha é melhor para cabelos

A estrutura capilar

A estrutura dos nossos fios capilares é constituída por:

Cutícula: parte externa, aquela que conseguimos ver. Ela possui a função de proteger as camadas internas, além de ser responsável pela textura e pelo brilho dos fios. Conhecida também como “escamas” do cabelo, quando estão em bom estado, oferece maciez para as madeixas. Essa é a camada que mais sofre com danos causados por agressores externos como as tinturas, secadores, chapinhas, permanentes, poluição, chuva, sol, água do mar, etc.;

Córtex: parte interna do fio que é conhecida como “coração do cabelo”, pois representa cerca de 90% do fio e é responsável pelo seu volume e espessura. Essa camada é formada quase que totalmente por queratina e grânulos de melanina que são pigmentos que definem a tonalidade dos fios capilares. Além disso, o córtex é responsável pelas funções mecânicas, como a elasticidade, resistência e permeabilidade dos fios;

Medula: parte central do fio, ela fica sob a cutícula e o córtex. Não há informações exatas sobre a sua função e presença, que é, muitas vezes, descontínua ou ausente. Muitos especialistas acreditam que a medula surge apenas em cabelos brancos. Há estudos que indicam que uma possível função esteja relacionada ao primeiro momento com a fase de germinação do fio, onde ela serviria apenas como uma “direcionadora” do fio ao poro. Porém, ainda não há nada conclusivo.

Por que os cabelos ficam ressecados?

Cabelos ressecados são um dos problemas mais comuns entre as mulheres e há diversos fatores que desencadeiam isso sejam eles climáticos, genéticos ou culturais (como o processo químico). A descoloração é algo que também causa o ressecamento dos fios, pois retira os pigmentos de cor da fibra capilar e extrai todos os nutrientes essenciais para a saúde e beleza dos cabelos.

Ou seja, o aspecto hidratado e macio desaparece e os fios ficam mais ásperos, opacos e sem movimento. Outra causa é o uso de ferramentas quentes, como o secador e a prancha, pois eles retiram a umidade da fibra capilar e isso deixa o cabelo mais seco e opaco. Sabia que o uso incorreto de produtos também pode deixar os fios ressecados?

Utilizar produtos com petrolatos e sulfatos pode aumentar o aspecto sem brilho e tirar todo movimento dos cabelos com cachos. Até mesmo o clima influencia deixando os cabelos ressecados, a parte interna do nosso corpo quando para de produzir vitaminas fundamentais para a saúde do cabelo quando envelhecemos também deixa os fios cada vez mais sem vida e mais secos.

Por tudo isso, a dica é evitar o uso frequente de ferramentas de calor, diminuir a quantidade de vezes que utiliza tintura nos fios e também começar a trocar as fronhas de seu travesseiro, basta saber qual tecido da fronha é melhor para cabelos.

Qual tipo de tecido da fronha é melhor para cabelos?

As fronhas feitas de algodão são um dos responsáveis por fazer o seu cabelo acorda desalinhado e até cachos desmanchados, no caso das cacheadas. O algodão que é utilizado nas fronhas comuns “roubar” a umidade do seu cabelo e a fricção entre os fios e o tecido resulta em um visual cheio de frizz e os cachos ficam sem definição.

Você sabia que o tipo de tecido da fronha pode influenciar os seus cabelos? Abaixo listamos quais são os tipos de tecido da fronha é melhor para cabelos. Confira:

Fronha de seda

Um tecido da fronha é melhor para cabelos é o de seda, pois assim como o de cetim, ele possui dificuldade em absorver a oleosidade e umidade dos fios capilares. Além disso, não causa atrito com os fios por causa da sua superfície escorregadia. Caso não encontre esses tecidos para comprar, você pode pegar aquele seu pijama antigo de cetim ou seda e costurar na forma do seu travesseiro!

Fronha de cetim

Outro tecido da fronha é melhor para cabelos é o cetim, pois ele deixa os fios hidratados por muito mais tempo, ou seja, os fios não acordarão ásperos e embolados.

A desidratação precoce provoca o processo de envelhecimento cutâneo a partir de quando acaba com a elasticidade e proteção natural da cutícula. Por isso é uma boa trocar o seu tecido de algodão pelo de cetim que é considerado como um dos melhores tecidos tanto para os cabelos quanto para a pele.

Você pode encontrar o cetim em lojas online ou até mesmo “garimpar” em lojas físicas da sua cidade para adquirir o tecido e aproveitar os seus benefícios.

Gostou do artigo sobre qual tecido da fronha é melhor para cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog Jet Hair!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close