Excesso de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo?

Será que há relação entre o excesso de alimentos com ferro com a queda capilar? Nesse artigo falaremos tudo sobre os alimentos com ferro, a queda capilar e se alimentos com ferro pode causar queda de cabelo.

Alimentos com ferro

O ferro é um mineral fundamental para o nosso corpo, pois ele atua na formação de células sanguíneas e auxilia no transporte e no armazenamento de oxigênio, além de estar relacionado à produção de energia. A falta de ferro no organismo pode causar fraqueza, falta de apetite, cansaço, dificuldade para se concentrar, anemia e, por incrível que pareça, até mesmo o excesso de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo.

As necessidades de ferro dependem da idade e do período de vida, e na gravidez as mulheres necessitam de um aporte maior de ferro para auxiliar no desenvolvimento adequado do bebê. Idosos também possuem maior necessidade do mineral. Há dois tipos de ferro: heme (presente em alimentos de origem animal) e não-heme (presente em alimentos de origem vegetal).

Os alimentos que são ricos em ferro são:

  • Açúcar mascavo;
  • Vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis e couve);
  • Coentro;
  • Leguminosas (lentilha, feijão, grão-de-bico e ervilha);
  • Melaço da cana;
  • Algas (wakame e kombu);
  • Queijo de soja;
  • Cereais integrais (quinoa e aveia);
  • Castanha de caju;
  • Uva passa;
  • Sementes de abóbora e gergelim;
  • Damasco

Queda capilar

A queda de cabelos é um problema comum e que atinge homens e mulheres em todo o mundo. Nós perdemos geralmente cerca de 50 a 100 fios diariamente, e a cada fio que cai nasce outro no mesmo folículo. Com o passar do tempo os fios vão ficando mais finos e rarefeitos.

Portanto, as pessoas que apresentam uma queda capilar mais acentuada significa que há algum problema de saúde mais grave. Assim que se nota que está caindo mais fios de cabelo que o normal, deve-se marcar uma consulta com um médico profissional para realizar o diagnóstico e fazer exames para descobrir a causa para obter um tratamento adequado para o seu caso.

Excesso de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo?

O excesso de ferro no corpo pode se acumular em tecidos e órgãos, prejudicando as suas funções. Os órgãos mais prejudicados são o fígado, coração e glândulas endócrinas.

Os sintomas do excesso de ferro incluem dor articular, cansaço crônico, cólica abdominal, arritmias, diabetes, perda de libido, irregularidade menstrual, alterações na cor da pele e o excesso de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo também. E por se tratar de uma doença de depósito, parte dos danos provocados pelo seu excesso pode ser irreversível.

Os folículos pilosos armazenam ferritina. Quando o organismo está com pouca quantidade de ferro para as nossas funções essenciais, assim como a produção de glóbulos vermelhos, ele retira o ferro da ferritina que está armazenada e isso deixa os fios mais fracos, o que causa a queda.

Então, podemos afirmar que tanto o excesso quanto o baixo consumo de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo. Um fio de cabelo cresce, em média, em cinco anos, antes de cair e ser substituído. Quando a ferritina é insuficiente, o ciclo de vida desse fio fica mais curto e a ferritina baixa prejudica a capacidade do fio crescer, podendo mudar a sua textura, ficando mais frágil e fraco.

No momento que você perceber que o excesso de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo e outros sintomas, é recomendado consultar um médico para o mesmo realizar exames para verificar os níveis de ferro em seu sangue. Em casos de hemocromatose, histórico familiar ou alcoolismo, é preciso ter um acompanhamento médico de duas vezes por ano.

Além de o excesso de alimentos com ferro pode causar queda de cabelo, o acúmulo desse tipo de mineral também pode causar o afinamento dos fios capilares, sendo o quadro muitas vezes confundido com a calvície.

Por isso é importante sempre buscar ajuda médica assim que notar o aumento da queda ou afinamento dos fios. O diagnóstico correto e o tratamento antecipado podem determinar não somente a recuperação dos fios, mas como evitar problemas de saúde ainda mais graves.

A dieta para tratar o hemocromatose, o excesso dos alimentos com ferro pode causar queda de cabelo, é reduzir o consumo de ferro, assim como:

  • Comer peixe duas vezes por semana;
  • Evitar frutos secos;
  • Consumir pão integral o invés do enriquecido com ferro ou pão branco;
  • Evitar vegetais ricos em ferro como a beterraba e o espinafre, mais que uma vez por semana;
  • Consumir queijo, iogurte ou leite diariamente, pois o cálcio ajuda a diminuir o excesso de ferro;
  • Evitar o consumo em excesso de carne, dando preferência a carne branca.

Gostou do artigo sobre alimentos com ferro pode causar queda de cabelo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos