Como lidar com queda de cabelo no banho

Você começou a notar que os seus fios de cabelo andam caindo durante o banho? Você sabe o que é queda capilar e as suas causas? Até que ponto a queda capilar é normal? Como lidar com a queda capilar? Neste artigo falaremos tudo sobre a queda de cabelo no banho e como resolver isso. Acompanhe cada detalhe a partir de agora!

O que é queda capilar?

A queda capilar é um problema comum entre mulheres e homens, atingindo o couro cabeludo, mas não apenas: podendo afetar outras áreas do corpo que tenham pelos.

Nós perdemos cerca de 50 a cem fios diariamente e isso é considerado como normal, pois um fio nasce no mesmo folículo, iniciando um novo ciclo de crescimento. Mas, com o avanço da idade, os fios ficam mais fracos e podem até mesmo causar a calvície. Há casos em que ela é temporária e há outros onde é irreversível.

Até que ponto é normal?

Se você lavou os seus cabelos após um intervalo de alguns dias e percebeu a queda de cabelo no banho, uma quantidade considerável de fios no ralo ou até mesmo na escova, saiba que isso é normal. É comum ter a impressão de que a queda de cabelo no banho é maior do que o esperado.

Isso ocorre porque houve acúmulo dos fios que caem de forma natural diariamente, apenas caindo durante o banho. Porém, se você lava os seus cabelos todos os dias e percebeu uma grande quantidade de número de fios capilar, é recomendado procurar um médico para que ele possa avaliar as causas  e indicar o melhor tratamento para o seu problema.

O porquê ocorre a queda de cabelo no banho é simplesmente pelo fato da tração dos fios. O peso do fio molhado e a pressão feita pela escova geram maior força de tracionamento, o que faz com que uma quantidade maior de fios se solte durante essas atividades – isso tudo resulta na chamada calvície por tração.

Como lidar com queda de cabelo no banho

Abaixo, listamos jeitos para lidar com a queda de cabelo no banho. Confira:

Mantenha os cabelos limpos

A queda de cabelo ocorre porque é uma ação comum do nosso organismo e não é associadaà quantidade de vezes que o cabelo é lavado. Quando deixamos o nosso couro cabeludo sujo por mais tempo, a sujeira pode até mesmo agravar a queda capilar.

O ideal é que a lavagem seja realizada com água morna, alternando os dias para evitar a queda de cabelo no banho. Caso os seus cabelos sejam muito oleosos, é fundamental respeitar a temperatura da água.

Utilize condicionador

Nunca deixe de utilizar o condicionador ou creme após lavar os cabelos com xampu, pois o condicionador ou creme facilita na hora de pentear os fios e ainda ajuda a tratar e a nutrir os cabelos. Por isso, é sempre uma boa opção para o dia a dia.

Utilize a escova correta

Um estudo publicado no Journal Dermatological Treatment aponta que a frequência em que os fios são penteados pode aumentar a queda capilar.

Além disso, utilizar uma escova que não é ideal para o tipo do seu cabelo pode danificar os fios, deixando-os com aspecto quebradiço. As escovas que tenham pinos com bolinhas de massagem na ponta ajudam a proteger o couro cabeludo e fornece mais leveza na hora de desembaraçar os fios.

Não prenda os cabelos molhados

Prender os cabelos de vez em quando não tem problema. Porém, achar que isso irá reduzir o volume dos fios dando um nó bem forte pode causar a queda, pois os fios ficam mais enfraquecidos quando molhados. Além disso, se deixar o couro cabeludo molhado por um longo período, isso pode provocar fungos e gerar caspa, além de enfraquecer a raiz e causar a queda dos fios.

Evite o fumo e o álcool

O consumo de álcool causa o aumento da produção de radicais livres em nosso corpo que promovem a inflamação em tecidos como a pele do couro cabeludo. Toda inflamação promove o aumento da queda capilar. Além disso, o álcool desgasta o organismo que exige do nosso corpo um esforço maior para a metabolização do etanol. O desgaste do metabolismo leva a queda dos fios.

Alimente-se saudavelmente

Para evitar a queda de cabelo no banho é preciso cuidar da alimentação, pois o que consumimos influencia na saúde dos cabelos. Alguns nutrientes como minerais, vitaminas, proteínas e grãos integrais trazem diversos benefícios para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo. Os alimentos que podem ajudar a evitar a queda de cabelo são: leite, frutos do mar e carne vermelha.

Gostou do artigo sobre como lidar com a queda capilar durante o banho? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Lembre-se sempre: tudo sobre cabelos e saúde capilar, contra calvície você encontra aqui!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos