8 conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo

Você sabe o que é queda capilar e quais são as causas para que ocorra? Já sofreu com a queda capilar e não conhece os cuidados para evitá-la? Nesse artigo falaremos tudo sobre queda capilar e os maiores conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo.

 

Queda capilar

Quando o assunto é queda capilar é comum pensarmos logo em calvície, porém são duas coisas diferentes. Normalmente perdemos cerca de 50 a 100 fios capilares por dia, que assim que um fio cai, outro nasce no mesmo folículo. Mas, quando ocorre a queda capilar, há diversos fatores que podem até mesmo ser irreversíveis.

Causas

Alguns dos fatores que causam a queda de cabelo são:

  • Medicamentos: há medicamentos que possuem efeitos colaterais à queda de cabelo como inibidores de apetite, anticonvulsivantes, antidepressivos, anabolizantes, anticoagulantes, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, entre outros;
  • Distúrbios hormonais: síndrome do ovário policístico, tireoide, além de doenças que envolvem hormônios como cortisol também pode causar a queda de cabelo;
  • Anticoncepcionais: até mesmo anticoncepcionais estão relacionados à queda capilar em mulheres com sensibilidade as variações hormonais;
  • Problemas no couro cabeludo: por diversos motivos, doenças como psoríase, dermatites, micose e outras do couro cabeludo podem deixar os fios mais fracos e resultar na queda de cabelo.

Conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo

Abaixo listamos os melhores conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo. Confira:

1.       Evite químicos e use produtos corretos

Um dos conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo é utilizar produtos adequados para o seu cabelo e evitar químicos. Se você possui problemas de caspa ou oleosidade em excesso, utilize produtos e condicionadores indicados para o seu tipo de cabelo. A utilização de químicos como tinturas de cabelo pode causar a queda de cabelo, pois alguns desses produtos possuem substâncias que acabam enfraquecendo a raiz.

2.       Diminuindo o estresse e boa noite de sono

O estresse é um dos fatores que desencadeiam a queda de cabelos, pois interrompe o crescimento do fio. Além disso, mudanças no sistema imunológico podem causar inflamações no couro cabeludo. A melhor forma de tratar esse fator é procurar relaxar mais, praticar exercícios físicos, distrair a mente com algo divertido e relaxante, e não se esqueça de ter uma alimentação equilibrada. Uma boa noite de sono também evita a queda capilar, pois quando não temos uma boa noite de sono desencadeia o estresse.

3.       Use água morna

Lavar os cabelos no banho com água morna ao invés de muito quente é uma dos conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo. A água quente provoca oleosidade em excesso nos fios e isso facilita a queda de cabelo. A dica é usar água morna e enxaguar bem para garantir que o couro cabeludo fique limpo.

4.       Alimentação adequada

Ter uma alimentação adequada e balanceada, que seja rica em substâncias como proteínas, vitamina B, zinco e ferro para auxiliar no combate a queda, é mais um dos conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo. A proteína pode ser encontrada em carnes e derivados do leite, e nas carnes é possível encontrar o zinco, já a vitamina B está presente em cereais e bananas. O ferro, por fim, está presente em folhas verdes.

5.       Pratique atividades físicas

Praticar exercícios físicos, que além de fazer bem para o nosso corpo, também faz bem para a saúde dos cabelos, é outro dos conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo. Quando se pratica atividade física nosso corpo libera endorfina que ajuda a aliviar o estresse e assim diminui a queda de cabelos.

6.       Utilize sempre condicionador

Ao lavar o cabelo nunca se esqueça de usar o condicionador, pois são eles que facilitam na hora de pentear os fios e ainda os tratam e hidratam. Lembre-se de escolher o ideal para o seu tipo de cabelo!

7.       Evite o tabaco e álcool

Evitar o tabaco e o álcool em excesso é outro dos importantes conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo. O tabaco possui a capacidade de gerar radicais livres em nosso corpo e isso acaba facilitando a queda de cabelo. O álcool em excesso também produz radicais livres que promovem uma inflamação em alguns tecidos como o couro cabeludo, por exemplo.

Dependendo da inflamação, ela pode intensificar a queda de cabelo. Além disso, o álcool exige maior esforço do nosso corpo para a metabolização do etanol, o que acaba gerando um desgaste no metabolismo causando a queda capilar.

8.       Controle a ansiedade

A queda capilar não para de um dia para o outro, por isso não fique pensando que não deu certo o tratamento, pois existe um tempo certo para obter resultados. Quando o cabelo cai por causa do aumento dos níveis de ansiedade é preciso modificar o seu estilo de vida. Pense nisso!

Gostou do artigo que contém conselhos profissionais para cuidar da queda de cabelo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos