Como lidar com queda de cabelos na menopausa

A idade traz muitas coisas boas, como maturidade e experiência, mas para os cabelos ela pode trazer mudanças não tão boas, como fragilidade e a diminuição dos fios, sua hidratação e a queda na produção de melanina que causa os fios brancos. Isso ocorre nas mulheres devido às alterações hormonais típicas da menopausa, tais como a diminuição da produção de estrogênio pelo ovário que, por sua vez, provoca a queda dos níveis de colágeno, principal responsável por manter o cabelo saudável.

Ou seja, ao mesmo tempo em que esse é um período marcante na vida de uma mulher pode também ser devastador ao couro cabeludo, causando a queda de cabelos na menopausa.Como lidar com queda de cabelos na menopausa

Mas, é possível diminuir ou evitar a queda de cabelos na menopausa?

Sim. Incorporando alguns hábitos em sua rotina diária é possível diminuir ou até mesmo evitar a queda de cabelos na menopausa. Pois, estima-se que até 40% das mulheres pós-menopausa apresentam algum grau de calvície, devido a, muitas vezes, não ser diagnosticada, uma vez que pode não ser notada.

1.       Dieta balanceada

A deficiência de proteínas, vitaminas ou minerais secundários a dietas restritivas podem aumentar a queda dos fios. Por isso, é importante incorporar à dieta alimentos ricos em: proteína, ferro, biotina, selênio e zinco.

2.       Exercícios físicos e meditação

A prática regular de exercícios físicos, assim como de meditação, ioga e/ou pilates estimulam a regeneração capilar evitando a queda de cabelos na menopausa.

3.       Utilizar produtos para proteger o couro cabeludo

Utilizar shampoos para cabelos enfraquecidos, com polímeros de colágeno, que tornam o cabelo mais suave e volumoso, hidratar os fios com os produtos adequados, além de colocar condicionador nos cabelos e lavar após alguns minutos, para protegê-los antes de ir para a piscina ou praia, por exemplo, diminui os danos que podem causar a queda de cabelos na menopausa.

4.       Tratamento para crescimento capilar e/ou reposição hormonal

O tratamento é feito com o minoxidil; é possível comprar esse medicamento em concentrações de até 5% em farmácias, mas concentrações acima de 5% devem ser prescritas por um médico.

Este composto é muito indicado para lidar com a queda de cabelos na menopausa. O tratamento de substituição hormonal, à base de medicamentos orais, é uma das terapias mais utilizadas na menopausa e pode também ser adequada para atenuar sintomas como as alterações de cabelo.

5.       Reduzir o stress

Uma das melhores formas de evitar a queda de cabelos na menopausa é reduzir o stress através de atividades físicas e diminuir o consumo de cafeína ou outros estimulantes. Realizar atividades físicas libera endorfinas que diminuem o stress.

6.       Evitar o tabagismo

O cigarro pode ser um dos piores hábitos para a saúde corporal e capilar, pois o fumo reduz o calibre dos vasos, o que diminui a oferta de nutrientes ao folículo piloso, por onde nasce o fio de cabelo.

7.       Evite o uso de produtos químicos, secadores e alisadores

Produtos químicos, em geral, agridem o couro cabeludo exigindo uma limpeza profunda, o que pode danificar ainda mais os fios. Secadores e alisadores, por sua vez, também danificam bastante os fios o que poderá aumentar a queda de cabelos na menopausa.

8.       Massagem

Fazer uma massagem nos cabelos com uma mistura de 10 gotas de óleo essencial de alfazema e uma colher de óleo abacate, lavando muito bem a seguir pode diminuir a queda de cabelos na menopausa.

9.       Hobbies e descanso

Reservar um tempo para hobbies e descanso com uma rotina para o sono é muito importante para lidar com a queda de cabelos na menopausa. Pois, manter o corpo e a mente sãos, além de noites bem dormidas, são algumas formas de manter o bom nível hormonal.

10.   Cuidado com penteados e coloração

Penteados muito apertados podem provocar a quebra e a perda dos fios, já as técnicas de coloração, relaxamento ou permanentes nos cabelos necessitam de substâncias muito fortes que podem danificar bastante o couro cabeludo resultando na queda de cabelos na menopausa.

Essas foram as 10 melhores maneiras de lidar com a queda de cabelos na menopausa que consideramos nessa lista. E então, o que achou delas? Tem alguma outra que você faz e está dando certo? Comenta aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close