Você sofre com a queda capilar e está à procura de tratamentos para isso? Já ouviu falar sobre o tratamento que o Tande, ex-jogador de vôlei, fez e deu certo? Neste artigo falaremos tudo sobre a calvície e o tratamento de Tande contra calvície.
Normalmente, perdemos entre 100 e 120 fios capilares por dia, e sempre que um fio cai, ele é substituído por outro no meso folículo, assim dando início a um novo ciclo de crescimento. Mas, com o avanço de idade, o crescimento fica cada vez mais lento, podendo até mesmo parar e resultar em calvície.
A calvície é uma condição caracterizada pela perda parcial ou total de cabelos, podendo afetar o couro cabeludo e outras áreas do corpo. Há diversos tipos e causas de calvície que afetam tanto os homens quanto as mulheres.
Uma das principais causas da calvície é a alopecia androgenética, desencadeada por condições hereditárias e por questões hormonais. A calvície não tem cura, mas ela pode ser tratada.
Ao perceber que você está perdendo grande quantidade de fio capilar é recomendado consultar um médico especialista para diagnosticar a causa e o tipo da calvície e qual é a melhor forma de tratamento. A seguir, falaremos sobre como funciona o tratamento de Tande contra calvície.
O medalhista olímpico Tande contou nos bastidores do programa Os Melhores Anos das Nossas Vidas, da TV Globo, no dia 25/10, sobre o tratamento contra a calvície e o seu projeto de palestras motivacionais que realiza hoje em dia para pessoas que são calvas e que desejam saber como podem lidar da melhor forma com essa questão.
Chama-se “A vida é um jogo”, em que o medalhista busca relacionar o cotidiano das pessoas com o de um atleta profissional. “Falavam que eu tinha facilidade em me comunicar, de saber passar a mensagem para as pessoas. Atualmente, realmente gosto de inspirar e motivá-las. Acredito que a gente contribui por meio do alto rendimento que vivenciei durante 30 anos da minha vida.”
Durante o programa, Tande e Giovane relembraram o triunfo da Seleção Brasileira de Vôlei nos jogos de Barcelona. Naquela época, Tande tinha outra aparência. O medalhista até brincou sobre o seu visual aos 22 anos de idade. “Comecei a perder os cabelos aos 19 anos.
Aos 22, vi que era grave. Tanto é que o título olímpico era uma mistura de alegria e tristeza, pois estava ficando careca. Só tem uma coisa eficiente contra a calvície: o chapéu.”
. Nos bastidores, é falado sobre o tratamento de Tande contra calvície. “Entrei em um ‘Clube de Cabelos’ [grupo de pessoas que estavam voltadas para a questão do combate à calvície] que prometia que o seu cabelo voltaria a crescer. Fiz massagens e choques elétricos para estimular o couro cabeludo e o crescimento de fios. Um belo dia, estava dentro do clube, com uma espécie de capacete. Olhei para fora, minha equipe passou e me viu. Aí não teve jeito!”
A técnica utilizada no tratamento de Tande contra calvície é composta por massagens no couro cabeludo que ajudam a ativar a circulação sanguínea e estimulam o crescimento dos fios capilares.
Essa massagem pode ser feita em casa mesmo, na hora de lavar o couro cabeludo. Com os dedos, é feita a massagem. Inicia-se pela parte frontal, nas têmporas, até a nuca e no alto do crânio.
Já o choque, citado pelo medalhista olímpico, é feito em locais onde os fios estão frágeis e nos folículos. Esse tratamento é realizado com a aplicação de aminexil e minoxidil que são moléculas que, combinadas ou separadas, são usadas em diversos tratamentos com uma concentração de 5%.
Possui, então, um efeito vasodilatador que ajuda a aumentar a corrente sanguínea em torno do couro cabeludo e, neutralizam a enzima responsável por tornar o colágeno rígido, causando a fibrose.
Esse tratamento de Tande contra calvície é eficaz, pois ajuda a reativar o crescimento capilar e melhora a sua espessura, porém não devolve os cabelos às zonas onde já não existem mais. Esse tipo de tratamento é recomendado ser realizado durante dois ou três meses, além de um mês, duas vezes por ano, como manutenção.
Além do tratamento de Tande contra calvície, há outras formas para tratar essa condição. Elas são:
Suplementos nutricionais: complexos a base de vitaminas e aminoácidos enxofrados, destinados ao reforço capilar. Esse tipo de tratamento é ideal para queda capilar causada por estresse, carências ou debilidade alimentar;
Finasteride: princípio ativo de Propecia, ajuda a anular a ação da enzima diretamente responsável pela queda capilar. A finasterida atua sobre todo o couro cabeludo e é utilizada apenas em homens que sofrem com essa condição. É preciso ingerir Finasterida diariamente por pelo menos três meses e fazer uma manutenção;
Laser: baseia-se na fotoestimulação. O laser penetra a pele ativando a microcirculação e o metabolismo celular para reforçar os fios. É indolor e possui efeitos secundários. As sessões duram entre 15 a 30 minutos e é aplicado por meio de um pente-laser. Atualmente há aparelhos modernos que trouxeram melhores resultados e chegaram a aumentar a irrigação dos folículos em cerca de 54% em uma sessão. O laser é recomendado para qualquer tipo de calvície, sobretudo em fase inicial;
Ozonoterapia: o ozono é um gás, uma forma composta do oxigênio, que é usado com sucesso em diversas terapias estéticas e médicas. O ozono ajuda a melhorar a oxigenação, estimula a microcirculação e os processos enzimáticos que favorecem a nutrição das células dos folículos. Dessa maneira, conseguem revitalizar os folículos pilosos, enfraquecendo-os. Esse tratamento é recomendado para qualquer tipo de calvície.
Gostou do artigo falando tudo sobre o tratamento de Tande contra calvície? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!
Deixe uma resposta