7 dicas para saber se você sofre de calvície

Você notou que está caindo alguns fios do seu cabelo? Você sabe se é calvície ou se é apenas uma queda normal? Nesse artigo falaremos tudo sobre calvície, sobre as diferenças entre a queda capilar e a calvície e daremos dicas para saber se você sofre de calvície.

O que é calvície?

Conhecida também como alopecia, a calvície é uma condição na qual ocorre a perda parcial ou total dos fios capilares, podendo até mesmo afetar outras áreas do corpo que possuem pelos. Normalmente perdemos cerca de 100 a 120 fios por dia que acabam sendo substituídos por outros no mesmo folículo e dando início a um novo ciclo de crescimento.

Com o passar da idade, principalmente quando ficamos mais velhos, o crescimento dos fios capilares tende a ficar mais lento e até mesmo cessar, resultando em calvície. E há diversos tipos e causas de calvície que afetam homens e mulheres.

A calvície não tem cura, porém há tratamentos. O ideal é assim que notar que está ocorrendo uma queda intensa dos fios, deve-se consultar um médico especialista para ele avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

7 dicas para saber se você sofre de calvície

Abaixo listamos as maiores dicas para saber se você sofre de calvície. Confira:

1.       Olhar no espelho

Olhar-se no espelho e analisar o couro cabeludo é uma das dicas para saber se você sofre de calvície. Procure analisar corretamente!

Se você está vendo fios de cabelo em seu travesseiro ou no ralo do banheiro não quer dizer que você está ficando careca, então não fique em pânico. Procure observar se há linhas recuadas que significa que você pode estar realmente ficando calvo. Mas, se há queda capilar em certas áreas pode estar relacionada a outros fatores.

2.       Níveis de estresse

Saber o quanto você anda estressado ultimamente é outra das dicas para saber se você sofre de calvície. O estresse é uma das causas direta e indiretamente da queda capilar através de diversos mecanismos biológicos.

É muito importante controlar os níveis de estresse para assim reduzir a queda capilar associada a ele. Caso contrário, ele pode tornar-se uma ameaça a sua saúde. Procure realizar atividades como corrida, meditação, ioga ou esportes em equipe, por exemplo. Alimentos considerados como antioxidantes como o açaí, mirtilo e chá verde, ajudam a reduzir o estresse oxidante.

3.       Hábitos que provocam a queda

Ter conhecimento se você está tendo hábitos que desencadeiam a queda é mais uma das dicas para saber se você sofre de calvície. Prender os cabelos pode ser um dos hábitos que podem causar a queda capilar. Procure não abusar dos fios!

Procure amarrar o seu cabelo de forma que não fique tão apertado, pois isso pode separar os fios lentamente das raízes, solte um pouco o elástico para reduzir a tensão. Outros hábitos que podem desencadear a queda capilar são: tinturas, tratamentos capilares em excesso e permanentes que podem deixar os fios quebradiços e frágeis.

4.       Outras condições que desencadeiam a queda

Uma das dicas para saber se você sofre de calvície é ter ciência se condições como problemas de tireoide que resultam em desequilíbrios hormonais, alopecia areata (condição do sistema imunológico que faz com que o corpo ataque os folículos), desnutrição e infecções como micose no couro cabeludo podem desencadeá-la. Lembre-se que é muito importante consultar um médico especialista assim que notar alguma diferença em seu couro cabeludo.

5.       Medicamentos

Verificar se algum medicamento que você está tomando pode estar causando a queda é outra das importantes dicas para saber se você sofre de calvície. Caso você esteja tratando doenças como depressão, pressão alta, problemas cardíacos, câncer ou artrite, os medicamentos prescritos para tratar tais problemas causam a queda capilar.

Caso acredite que a queda está relacionada aos medicamentos, procure discutir com o seu médico sobre uma prescrição alternativa. Há diversos remédios que possuem alternativas com um conjunto diferente de efeitos colaterais.

6.       Alimentação

Verificar se você está se alimentando bem é mais uma das valiosas dicas para saber se você sofre de calvície. Uma alimentação com pouca proteína e ferro pode causar queda capilar. A falta de nutrição inibe a habilidade de o nosso organismo funcionar e o baixo consumo de nutrientes pode ser responsável pela queda capilar.

Os distúrbios alimentares como a bulimia ou anorexia e as dietas radicais também contribuem para a queda de cabelos. A dica é melhorar a sua alimentação e se alimentar corretamente para evitar a queda.

7.       Limpeza do couro cabeludo

Por fim, saber se você está fazendo a limpeza de forma correta em seu couro cabeludo é a nossa última das dicas para saber se você sofre de calvície.  Procure sempre utilizar o shampoo e condicionador certo para o seu tipo de cabelo, lave-os com água morna ou fria, pois a água quente faz com que o seu couro cabeludo produza mais oleosidade e em excesso pode causar a queda capilar.

Gostou do artigo com dicas para saber se você sofre de calvície? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos