Como lidar com calvície feminina?

Além de afetar os homens, a calvície também pode afetar as mulheres de várias formas. Neste artigo, falaremos tudo sobre como lidar com calvície feminina, bem como os fatores que causam essa condição tão incômoda.

A calvície feminina

O cabelo é considerado uma das partes mais importantes da beleza e da feminilidade, sendo considerado como moldura do rosto, capaz de valorizar as feições e melhorar a aparência. Por isso, os cuidados são essenciais e, quando se percebe algo errado com eles, logo começam os motivos para se preocupar.

Normalmente, perdemos entre 100 e 120 fios por dia, e quando a queda ocorre de forma precoce e em excesso, costuma trazer desespero às mulheres mais vaidosas. Ao encontrar com frequência fios capilares no travesseiro, ralo de banheiro e até mesmo na hora de pentear é preciso investigar as causas.

A calvície feminina costuma atingir mulheres entre os 15 e 39 anos de idade e tornou-se, nos últimos anos, uma das maiores queixas em consultórios dermatológicos. As falhas no couro cabeludo, principalmente na área superior central da cabeça, fica mais visível por conta da queda excessiva e rarefação dos cabelos. Além disso, junto à diminuição dos fios, outro sinal de que você pode estar sendo atingida pela calvície é a espessura do cabelo. Caso os fios estejam finos e frágeis demais, procure imediatamente um profissional dermatologista para analisar se você pode estar mesmo com essa condição. Ele irá indicar a você o melhor tratamento.

Causas

As causas da calvície feminina podem estar relacionadas tanto a fatores externos quanto internos. A principal causa dessa condição é a herança genética, quando o problema é passado de pais para filhos.

A calvície hereditária se manifesta de forma progressiva, podendo se iniciar após a puberdade, quando os hormônios começam a ser produzidos, e evoluir ao passar dos anos, tendo sua fase mais crítica após a menopausa, quando ocorre a diminuição dos hormônios femininos.

As demais causas relacionadas à calvície feminina incluem alterações hormonais, secador e chapinha, inflamações no couro cabeludo, uso de forma contínua ou interrupção de medicamentos, problemas emocionais – como a depressão e o estresse – e dietas com baixa proteína.

Por isso é muito importante perceber o quanto antes os sinais para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Mesmo em casos de hereditariedade, há métodos de cura eficazes de como lidar com calvície feminina, desde que o diagnóstico seja feito com antecedência.

Como enfrentar calvície feminina?

Consulte um médico

Uma das melhores formas de como lidar com calvície feminina é procurar um profissional para ajudar a identificar a causa. O problema pode estar relacionado a diversos problemas, como tratamentos de câncer ou talvez alguma outra doença. O médico pode solicitar exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios e até prescrever medicamentos que ajudem no tratamento.

Lave o cabelo regularmente

Uma das formas de como lidar com calvície feminina é limpar o couro cabeludo com o xampu e o condicionador correto para o seu tipo de cabelo. A limpeza estimula o crescimento e evita danos que possam aumentar a queda ou prejudicar o crescimento. Procure lavar os cabelos dia sim e dia não, faça massagens no couro cabeludo quando estiver lavando o mesmo para ativar a circulação sanguínea e aplique o condicionador três dedos após a raiz.

Alimentação balanceada

É muito importante aumentar o consumo de certos nutrientes para estimular o crescimento cada vez mais forte dos cabelos. A proteína, o ferro, a vitamina C e os ácidos graxos ômega 3 e biotina são essenciais para deixar os fios mais fortes e flexíveis.

Evite tratamentos químicos

Uma das formas de como lidar com calvície feminina é evitar os tratamentos químicos como tintura, relaxamento ou permanente. Procure aumentar o tempo entre os tratamentos ou interrompa-os por um tempo. Além de promover o crescimento dos fios, você evitará danos e quedas. A dica é esperar de oito a dez semanas entre os retoques.

Proteja os cabelos e o couro cabeludo do sol

Caso tenha o costume de sair com frequência, uma das formas de como lidar com calvície feminina é se proteger dos raios do sol. Para isso, utilize protetor solar capilar e corporal e utilize um chapéu de aba larga. Caso não tenha um protetor solar capilar, utilize condicionador leave-in com óxido de zinco.

Minoxidil

Trata-se de um medicamento de venda livre. Ao aplicá-lo no couro cabeludo, massageie a área. Usá-lo até 2 vezes por dia ajuda a promover o crescimento e a interromper a queda capilar. O minoxidil é ideal para mulheres e homens. Os resultados surgem após 16 semanas de tratamento e é preciso continuar o uso para manter os benefícios.

Gostou do artigo sobre como lidar com calvície feminina? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Aqui, você já sabe: encontra o melhor conteúdo sobre calvície e queda de cabelos!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos