Coceira no couro cabeludo: 13 razões para ela acontecer

Seu couro cabeludo vive com aquela coceira incômoda? Você lava os cabelos todos os dias e mesmo assim o problema persiste? A coceira no couro cabeludo pode ter muitos motivos, inclusive ser apenas por reflexo, que não necessariamente está ligado à má higienização dos fios de cabelo.

Contudo, poucas coisas são mais incômodas ou constrangedoras do que a coceira no couro cabeludo que é imediatamente associado com sujeira, falta de higiene e maus tratos com o corpo. Por isso, no post de hoje vamos conversar sobre esse assunto e os motivos que podem ocasionar tal problema. Vamos lá?

Coceira no couro cabeludo: 13 razões para ela acontecer

 

13 motivos de coceira no couro cabeludo

1.      Shampoo errado

Cada tipo de cabelo pede um tipo de shampoo específico, nesse sentido lavar os cabelos com o tipo incorreto de shampoo pode ocasionar o ressecamento excessivo dos fios e causar a coceira no couro cabeludo.

2.      Lavagem dos fios

Não é preciso lavar os cabelos a cada banho tomado, pois isso pode retirar toda a oleosidade dos fios e agravar o problema da coceira. Entretanto, demorar tempo demais para lavar os cabelos provocará a oleosidade no couro cabeludo, entupindo os bulbos capilares, fazendo com que aconteça a coceira.

3.      Piolhos

Embora infestações de piolhos aconteçam em sua grande maioria na cabeça das crianças, elas também podem ocorrer nos adultos, e é facilmente passável de pessoa a pessoa, que se não forem corretamente tratadas e medicadas podem acarretar em feridas na cabeça infestada e, consequentemente, em coceira no couro cabeludo.

4.      Caspas

Ou como também é conhecida a dermatite seborreica que é a descamação anormal do couro cabeludo que solta pedacinhos de pele brancos. A caspa se dá devido à oleosidade excessiva no couro cabeludo por fungos e pode também provocar a famigerada coceira no couro cabeludo.

5.       Micoses

Aqui, trata-se de uma infecção causada também por fungos, que além da caspa pode provocar na queda de cabelo e em crostas amareladas no couro cabeludo. E aí, já sabe né? Coceira.

Essas micoses podem ser transmitidas de pessoas para pessoas através do compartilhamento de objetos pessoais como pentes, escovas, chapéus ou toalhas, por exemplo.

6.     Alergias

As alergias podem ser provocadas por diversos fatores, dentre eles o uso de produtos químicos ou cosméticos que agridem extremamente o couro cabeludo e a exposição a radiações e causam vermelhidão, irritação e coceira no couro cabeludo.

7.     Temperatura da água na lavagem

Outro fator que também deve ser observado com muito cuidado na hora de lavar os cabelos é a temperatura da água, pois se ela estiver muito quente pode provocar o ressecamento do couro cabeludo e deixa-lo muito sensível.

8.    Excesso de resíduos de produtos

Caso você faça uso de uma quantidade elevada de produtos nos cabelos é bom ter atenção redobrada na hora de lavá-los para retirar todo o excesso que além de irritar o couro cabeludo, facilita o surgimento de micoses e fungos nos cabelos.

9.     Cuidado com as unhas

As nossas unhas podem carregar uma grande quantidade de fungos, por isso, evite usa-las para massagear ou coçar o couro cabeludo, pois além de irritá-lo pode fazer o depósito desses seres na cabeça, proporcionado o surgimento de vários problemas.

10.    Stress

A correria do dia a dia não afeta apenas o corpo ou a mente, pode afetar também o couro cabeludo provocando irritações que causam coceira ou até mesmo doenças mais graves como a psoríase, por exemplo, que são placas que se alojam no couro cabeludo.

11.    Processos Químicos

Outro fator que, com frequência, causa coceira no couro cabeludo, são os processos químicos como colorações ou alisamentos, por exemplo, que fragilizam e agridem os cabelos fazendo com que fiquem mais propensos a problemas no couro cabeludo.

12.   Suor

O excesso de sudorese no couro cabeludo, sem a devida higienização, também causa o entupimento dos bulbos capilares facilitando a irritação e na consequente coceira.

13.   Produtos Químicos

Abusar da chapinha, do babyliss e do secador também agride e resseca os cabelos, o que propicia na irritação do couro cabeludo, causando sensibilidade, coceira e até mesmo problemas mais graves como queimaduras, por exemplo.

Viu? Aquela simples coceirinha na cabeça pode ter muitos motivos, dos mais simples e fáceis de resolver aos mais complexos que requerem maior cuidado e atenção para serem solucionados antes de causarem danos graves ao couro cabeludo.

Não negligencie o seu corpo, procure diminuir as coisas que possam agredi-lo e utilizar os produtos ideais para você. Caso perceba que o problema não está melhorando mesmo com todos e cuidados e atenções procure um médico imediatamente, pois ele saberá como proceder no seu caso.

E aí, gostou do nosso post sobre os motivos para ocorrer a coceira no couro cabeludo? Conhece alguma outra causa para esse problema da coceira e que não listamos aqui? Deixe um comentário para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close