5 dicas de como rejuvenescer fios de cabelo

Você sabia que cabelos também podem envelhecer? Notou que alguns fios com o passar do tempo estão com uma aparência diferente? Neste artigo, falaremos sobre a estrutura capilar, como envelhece e daremos dicas de como rejuvenescer fios de cabelo.

5 dicas de como rejuvenescer fios de cabelo

Estrutura capilar

A estrutura de cada fio de cabelo é formada por três partes: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a parte externa e tem a função de proteger as camadas internas dos fios, além de ser responsável pela textura e pelo brilho. Trata-se da “escama” do cabelo, que tem esse nome por lembrarem escamas de peixe.

Quando estão em bom estado, encontram-se alinhadas, resultando em mais maciez. Mas, quando estão desalinhadas, tendem a se agarrar umas nas outras, causando a sensação de aspereza. Quanto mais lisa e plana estiver a superfície da cutícula capilar, mais brilho terá.

Essa é a parte que mais sofre com agressores externos, como a umidade, pentes, ferramentas de calor (secadores, chapinhas e alisantes), sol, poluição, água do mar, babyliss, tinturas, entre outros. Quando em excesso, os agressores são capazes de retirar a camada protetora de gordura da cutícula e penetrar as camadas internas dos fios, deixando o cabelo poroso e sem vida.

O córtex é a camada interna do fio, aquela que está logo abaixo da cutícula. Conhecida como “coração do cabelo”, essa camada representa cerca de 90% dos fios capilares e é responsável por sua espessura e volume. O córtex é constituído quase que totalmente por queratina e grânulos de melina, que nada mais são que pigmentos que definem a tonalidade dos fios. Além disso, ele é responsável pelas funções mecânicas, como a permeabilidade, a resistência e a elasticidade e é quem estabelece a forma dos nossos cabelos, ou seja, se é liso, anelado ou étnico.

Já a medula é a parte central dos fios, que fica sob a cutícula e o córtex. Portanto, não há informações precisas sobre a função, e a sua presença nos cabelos é, muitas vezes, descontínua ou até mesmo inexistente. Inclusive, diversos especialistas acreditam que a medula surge apenas em cabelos brancos. Alguns estudos indicam que uma possível função dela esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio, onde a medula serviria apenas como uma “direcionadora” do novo fio ao poro. Porém, ainda não há nada conclusivo.

Cabelos também envelhecem?

Sim, o envelhecimento dos nossos fios está diretamente relacionado à nossa idade biológica, e alterações hormonais ou fatores externos como alcoolismo, tabagismo e carências nutricionais podem acelerar esse processo.

Por volta dos 30 anos de idade, ocorre uma redução em nosso metabolismo, provocando o afinamento da fibra capilar e a desaceleração na velocidade de crescimento dos fios, o que causa uma redução na densidade capilar. Nas mulheres, os cabelos se afinam, já nos homens ocorre a queda total dos fios. Isso acontece quando o colágeno e a elastina, duas proteínas responsáveis pelo selamento e pela resistência dos fios, são lentamente produzidas.

A seguir, veremos as melhores formas de como rejuvenescer fios de cabelo.

5 dicas de como rejuvenescer fios de cabelo

1.       Alimentação balanceada

Uma das dicas de como rejuvenescer fios de cabelo é ter uma alimentação saudável. Manter uma alimentação rica em nutrientes, minerais e vitaminas é essencial para fortalecer os fios e evitar a queda capilar. Por exemplo: o ferro é imprescindível para nutrir os folículos capilares. Procure incluir em sua dieta os seguintes alimentos: abacaxi, peito de peru, couve, brócolis, ovos, frutos do mar, lentilha, feijão, aveia, frango, morango, limão e laranja.

2.       Máscara de azeite, mel e ovo

Uma das dicas de como rejuvenescer fios de cabelo é o uso da máscara de azeite, mel e ovo. Esse tratamento caseiro é econômico e eficaz, é feito com alimentos que provavelmente você tem em casa. A aplicação dessa mistura deve ser realizada três vezes por semana para obter os melhores resultados. É fácil de prepará-lo: bata dois ovos e adicione 20 ml de azeite de oliva e 20 ml de mel. Misture tudo até ficar homogêneo e aplique no cabelo úmido, deixando agir por 20 minutos.

3.       Botox capilar

Uma das dicas de como rejuvenescer fios de cabelo é o uso de botox capilar. Funciona como o botox que é aplicado na pele, mas, neste caso, ele preenche as “rugas” do fio. O botox age apenas onde o cabelo precisa de reparo. Essa técnica elimina as pontas duplas, o volume e os arrepiados. É indicado para qualquer tipo de cabelo, principalmente aqueles que estão mais danificados.

4.       Tratamento com óleo de coco e maionese

Uma das dicas de como rejuvenescer fios de cabelo é utilizar óleo de coco e maionese nos fios. A maionese fornece força, nutrientes, brilho e flexibilidade aos fios. O primeiro passo é aplicar 40 g nos cabelos úmidos e deixe agir por 20 minutos. O segundo passo é enxaguar com água morna e aplicar 20 ml de óleo de coco, deixando agir por até 10 minutos. Repita esse tratamento duas vezes na semana.

5.       Tratamento de vinagre de maçã e manteiga

Uma das dicas de como rejuvenescer fios de cabelo é utilizar vinagre de maçã e manteiga nos fios. A manteiga permite nutrir profundamente o fio, enquanto o vinagre de maçã reduz a oleosidade e elimina bactérias. Primeiro, você deve aplicar 100g de manteiga no couro cabeludo fazendo uma massagem suave. Após a primeira aplicação, enxágue com água morna e siga para o próximo passo, que é diluir 30 ml de vinagre de maçã. Aplique no cabelo e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave-o normalmente. Faça essas aplicações duas vezes na semana.

 

Gostou do artigo sobre como rejuvenescer os seus fios de cabelo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close