Você sabe como funcionam os xampus antiqueda?

Qual o verdadeiro efeito dos xampus antiqueda nos seus cabelos? Esses produtos são realmente eficazes para controlar a queda e para fortalecer os fios? Quais são os xampus certos para tratar esse problema?

Todas essas questões são importantes na hora de considerar xampus de efeito antiqueda para tratar a perda de cabelo. Por isso, é necessário entender o efeito desse tipo de produto para obter o efeito desejado e evitar possíveis danos.

 

A estrutura do cabelo

A estrutura do cabelo humano é dividida em várias camadas. São elas:

  • Medula: É a parte mais interna do fio, composta por células desorganizadas e frouxas.
  • Córtex: Envolve a medula e ocupa a maior parte do fio. É a parte em que estão localizadas a queratina, os lipídios e as gorduras estruturais.
  • Cutícula: Compõe a camada externa, mais superficial do fio, e funciona como uma barreira protetora contra fatores externos. É composta pela sobreposição de células mortas que formam essa barreira.

Tudo isso é envolto por um complexo de membranas, e assim é formado o nosso cabelo.

A função dos xampus

O xampu é usado, majoritariamente, como um produto para higiene. Seu papel principal é remover a oleosidade e a sujeira que se forma no couro cabeludo e na superfície dos fios.

Além da limpeza, alguns xampus podem ser usados para controlar problemas capilares, como, por exemplo, a caspa, por conterem componentes adicionais com ativos mais fortes e específicos.

Por causa de suas múltiplas funções, os xampus acabam apresentando uma lista bem longa de ingredientes.

Entre os ingredientes mais típicos de qualquer xampu podemos citar: surfactantes, agentes condicionantes, reguladores de pH, espessantes e, obviamente, componentes aromatizantes e colorantes.

O que são surfactantes?

Os surfactantes são os principais agentes de limpeza dos xampus. Eles funcionam como detergentes e, somados à água do banho, são responsáveis por remover a sujeira e a oleosidade dos fios e do couro cabeludo.

A água necessita da ação dos surfactantes, pois como água e óleo eles não se misturam, e ela sozinha não consegue fazer a higiene própria do cabelo. São os agentes do surfactante, em contato com a água, que aderem à sujeira e ao óleo e permite que sejam lavados pela água.

O que são reguladores de pH?

O pH é o chamado “potencial de hidrogênio”, e é usado para medir a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância.

Nos xampus, a função dos reguladores de pH é a de garantir que o pH do produto esteja o mais próximo o possível do pH natural dos cabelos, que em geral fica entre quatro e cinco. Os xampus de pH neutro são os que mais fazem uso dos reguladores.

Na hora da lavagem dos cabelos é importante conservar o pH dos fios para não agredir a sua estrutura. Um pH muito ácido, ou mesmo muito básico, pode desequilibrar as ligações químicas responsáveis por definir as características do cabelo.

Xampus comuns podem causar queda de cabelo?

Dificilmente um xampu comercial comum causaria a perda dos fios, porém, em alguns casos específicos, esses produtos podem provocar outro tipo de reação. Entenda:

O motivo para os xampus comuns normalmente não provocarem reações negativas é que seus componentes tendem a ser bastante atenuados, justamente para evitar irritações e alergias.

Mesmo assim, tais produtos não são recomendados para couros cabeludos sensíveis, ou que sofram de alguma condição específica, como psoríase, dermatite seborreica, e outros.

Entretanto, isso não significa que os xampus comuns são prejudiciais em casos assim. Quer dizer apenas que não são os produtos ideais para o tratamento dessas condições, que necessitam de produtos específicos. Nesses casos, o xampu comum se limita a apenas limpar, e isso não é o que o tratamento exige.

Como funcionam xampus antiqueda?

A diferença do xampu antiqueda para os outros xampus é a composição. Pois, eles prometem reparar a estrutura dos fios e agir nas possíveis causas da queda, e pra isso contém uma série de agentes diferentes em sua fórmula.

Os elementos presentes no xampu antiqueda têm a função de repor componentes estruturais dos fios que foram perdidos, e assim reconstruí-los.

Para isso, os xampus disponíveis no mercado têm propostas que variam desde inúmeras vitaminas e sais minerais até múltiplos extratos de plantas exóticas.

Porém, a maioria destes nutrientes e ativos naturais não são absorvidos pela fibra capilar. Logo, o xampu antiqueda faz pouco efeito quanto a prevenir danos ao fio propriamente dito.

A queda de cabelo está mais relacionada à saúde geral do indivíduo e a saúde do couro cabeludo. Por isso, xampus em geral só podem agir em condições relacionadas especificamente ao couro cabeludo.

Normalmente, xampus antiqueda oferecem pouca ou nenhuma vantagem em relação a xampus normais.

Além disso, o uso de produtos como xampus antiqueda e/ou suplementos nutricionais contra a queda de cabelo, podem dificultar um possível diagnóstico da verdadeira causa e do tratamento adequado para a perda dos fios.

Por esse motivo, é sempre recomendado procurar orientação médica antes de recorrer aos xampus antiqueda e produtos do gênero.

Qual a sua experiência com xampus antiqueda? Ficou com alguma dúvida em relação ao que foi falado? Quer dar sua opinião? Escreva nos comentários, queremos ouvir você!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos