Qual o verdadeiro efeito dos xampus antiqueda nos seus cabelos? Esses produtos são realmente eficazes para controlar a queda e para fortalecer os fios? Quais são os xampus certos para tratar esse problema?
Todas essas questões são importantes na hora de considerar xampus de efeito antiqueda para tratar a perda de cabelo. Por isso, é necessário entender o efeito desse tipo de produto para obter o efeito desejado e evitar possíveis danos.
A estrutura do cabelo humano é dividida em várias camadas. São elas:
Tudo isso é envolto por um complexo de membranas, e assim é formado o nosso cabelo.
O xampu é usado, majoritariamente, como um produto para higiene. Seu papel principal é remover a oleosidade e a sujeira que se forma no couro cabeludo e na superfície dos fios.
Além da limpeza, alguns xampus podem ser usados para controlar problemas capilares, como, por exemplo, a caspa, por conterem componentes adicionais com ativos mais fortes e específicos.
Por causa de suas múltiplas funções, os xampus acabam apresentando uma lista bem longa de ingredientes.
Entre os ingredientes mais típicos de qualquer xampu podemos citar: surfactantes, agentes condicionantes, reguladores de pH, espessantes e, obviamente, componentes aromatizantes e colorantes.
Os surfactantes são os principais agentes de limpeza dos xampus. Eles funcionam como detergentes e, somados à água do banho, são responsáveis por remover a sujeira e a oleosidade dos fios e do couro cabeludo.
A água necessita da ação dos surfactantes, pois como água e óleo eles não se misturam, e ela sozinha não consegue fazer a higiene própria do cabelo. São os agentes do surfactante, em contato com a água, que aderem à sujeira e ao óleo e permite que sejam lavados pela água.
O pH é o chamado “potencial de hidrogênio”, e é usado para medir a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância.
Nos xampus, a função dos reguladores de pH é a de garantir que o pH do produto esteja o mais próximo o possível do pH natural dos cabelos, que em geral fica entre quatro e cinco. Os xampus de pH neutro são os que mais fazem uso dos reguladores.
Na hora da lavagem dos cabelos é importante conservar o pH dos fios para não agredir a sua estrutura. Um pH muito ácido, ou mesmo muito básico, pode desequilibrar as ligações químicas responsáveis por definir as características do cabelo.
Dificilmente um xampu comercial comum causaria a perda dos fios, porém, em alguns casos específicos, esses produtos podem provocar outro tipo de reação. Entenda:
O motivo para os xampus comuns normalmente não provocarem reações negativas é que seus componentes tendem a ser bastante atenuados, justamente para evitar irritações e alergias.
Mesmo assim, tais produtos não são recomendados para couros cabeludos sensíveis, ou que sofram de alguma condição específica, como psoríase, dermatite seborreica, e outros.
Entretanto, isso não significa que os xampus comuns são prejudiciais em casos assim. Quer dizer apenas que não são os produtos ideais para o tratamento dessas condições, que necessitam de produtos específicos. Nesses casos, o xampu comum se limita a apenas limpar, e isso não é o que o tratamento exige.
A diferença do xampu antiqueda para os outros xampus é a composição. Pois, eles prometem reparar a estrutura dos fios e agir nas possíveis causas da queda, e pra isso contém uma série de agentes diferentes em sua fórmula.
Os elementos presentes no xampu antiqueda têm a função de repor componentes estruturais dos fios que foram perdidos, e assim reconstruí-los.
Para isso, os xampus disponíveis no mercado têm propostas que variam desde inúmeras vitaminas e sais minerais até múltiplos extratos de plantas exóticas.
Porém, a maioria destes nutrientes e ativos naturais não são absorvidos pela fibra capilar. Logo, o xampu antiqueda faz pouco efeito quanto a prevenir danos ao fio propriamente dito.
A queda de cabelo está mais relacionada à saúde geral do indivíduo e a saúde do couro cabeludo. Por isso, xampus em geral só podem agir em condições relacionadas especificamente ao couro cabeludo.
Normalmente, xampus antiqueda oferecem pouca ou nenhuma vantagem em relação a xampus normais.
Além disso, o uso de produtos como xampus antiqueda e/ou suplementos nutricionais contra a queda de cabelo, podem dificultar um possível diagnóstico da verdadeira causa e do tratamento adequado para a perda dos fios.
Por esse motivo, é sempre recomendado procurar orientação médica antes de recorrer aos xampus antiqueda e produtos do gênero.
Qual a sua experiência com xampus antiqueda? Ficou com alguma dúvida em relação ao que foi falado? Quer dar sua opinião? Escreva nos comentários, queremos ouvir você!
Deixe uma resposta