Maquiagem capilar e cabelos finos; como isso pode te ajudar

Como a maquiagem capilar pode ajudar você que possui cabelos finos? Nesse texto falaremos tudo sobre a estrutura de cada fio capilar, maquiagem capilar e cabelos finos; como isso tudo pode ajudar.

Estrutura capilar

O nosso cabelo possui três camadas. São elas:

Cutícula: responsável pela textura e pelo brilho do fio e pela proteção das camadas internas. Essa camada é a que mais sofre com os agressores externos, como a poluição, permanentes, tinturas, chuva, secador, vento, água do mar, escovas, entre outros;

Córtex: essa camada representa cerca de 90% do fio e é a responsável pela espessura e pelo volume. O córtex é constituído por grânulos de melanina e quase que totalmente por proteínas. Ele também é responsável pelas funções mecânicas como a permeabilidade, resistência e elasticidade;

Medula: não há informações conclusivas sobre a função dessa camada. Muitos especialistas acreditam que a medula surge apenas em cabelos brancos. Enquanto isso, alguns estudos acreditam que uma possível função dessa camada esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio, porém não há nada conclusivo ainda.

Quando os nossos fios sofrem com os danos externos é capaz de remover toda a camada protetora de gordura da cutícula e penetrar nas camadas internas dos fios, deixando o fio sem vida e poroso.

Maquiagem capilar

A maquiagem capilar serve para disfarçar sinais da calvície no couro cabeludo, ela é como se fosse uma peruca. A maquiagem capilar é utilizada como alternativa para todas as pessoas que sofrem com calvície, mas que não querem expor as falhas capilares. Esse método funciona de maneira similar ao transplante, sendo que a maquiagem deve ser aplicada de tempos em tempos.

Esse produto deve ser aplicado diretamente na área onde a calvície atua. Geralmente, a maquiagem capilar é aplicada no couro cabeludo, porém pode ser utilizada em outras áreas do corpo que estão sofrendo com a ausência de pelos.

Há vários tipos de maquiagem capilar existentes no mercado. A maioria é utilizada por quem possui cabelos brancos, porém também pode ser utilizada por pessoas que sofrem com sinais de queda capilar e afinamento dos fios. Normalmente, a maquiagem capilar vem em forma de spray ou creme, facilitando o seu uso e sua aplicação. Alguns tipos de maquiagem capilar são resistentes a suor e a chuva.

Maquiagem capilar e cabelos finos; como isso pode te ajudar

Há diversos produtos que garantem a redução da queda e o aumento de volume dos cabelos. Alguns podem causar uma sensação breve de fios mais volumosos, como shampoos e produtos indicados por um profissional qualificado.

Além dos shampoos, também existe a maquiagem capilar e cabelos finos para ajudar que vem na forma de pó que consiste em microfibras de queratina ou algodão que se agregam aos fios e se depositam no couro cabeludo, dando a sensação de preenchimento e volume. A ligação das fibras dos fios capilares ocorre por atração eletrostática, uma vez que essas partículas são carregadas eletricamente.

Os produtos de maquiagem capilar e cabelos finos podem ser utilizados por homens e mulheres, pois possui diversas cores e formatos de cabelos. Normalmente, cada marca possui várias alternativas de tons. E a aplicação da maquiagem capilar e cabelos finos é simples e pode ser feita pelo próprio indivíduo.

A maquiagem capilar sai com enxágue e, por esse motivo, precisa da reaplicação após o banho. Não há relatos sobre efeitos colaterais ou alergia.

Shampoos para aumento de volume ou maquiagem capilar e cabelos finos podem ajudar a disfarçar a rarefação. Porém, não impede a queda capilar e muito menos recuperar os fios que já caíram. Mesmo que eventualmente melhorem a aparência dos cabelos finos, não podem prevenir os efeitos da queda capilar.

Não há nada de errado em utilizar maquiagem capilar e cabelos finos, desde que ela seja utilizada da forma correta. Por isso, é recomendado consultar um profissional para que ele possa diagnosticar e indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Os pós de fibras utilizados na maquiagem capilar e cabelos finos geralmente não causam a queda dos cabelos. Desde que utilizados de forma correta, eles são bem tolerados. Portanto, alguns hábitos associados ao seu uso podem causar danos ao couro cabeludo e levar a queda capilar.

Isso pode acontecer em pessoas que evitam lavar os cabelos frequentemente para não tirar o produto. Nesse caso, ocorre o acúmulo de resíduos no couro cabeludo, logo isso provoca a inflamação, resultando em dermatite seborreica que favorece a queda capilar.

Por isso, pessoas que lidam com coceira, caspa, couro cabeludo sensível ou até mesmo lesões, devem utilizar shampoos e produtos que sejam recomendados para evitar a queda capilar.

Consulte um profissional o mais rápido possível assim que notar a queda ou o afinamento dos fios para que ele indique a melhor forma de tratamento para você. Nunca se automedique, pois pode piorar a situação.

Gostou do texto sobre como a maquiagem capilar pode ajudar você que tem cabelos finos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos