Silício orgânico: uma resposta para calvície

A calvície ou Alopécia Androgenética é o principal fator para a perda de cabelos, e esse problema é muito mais comum em homens do que em mulheres devido à presença, muito maior neles, do hormônio conhecido como testosterona ou hormônio masculino.

Apesar de não ameaçar diretamente a vida das pessoas, a calvície pode ser um tormento muito grande na vida de qualquer um, tendo em vista que o cabelo é um dos cartões de visita das pessoas e está muito associado à beleza. Ou seja, perder cabelo de forma gradativa e perceptível pode trazer muitos malefícios à autoestima da pessoa afetada.

Os principais fatores que causam a calvície são a genética e a desregulação hormonal (da testosterona), mas outros fatores também podem influir diretamente no problema, tais como, álcool, cigarros, dieta, algumas doenças e medicamentos, além de produtos cosméticos.

A calvície ainda não tem uma cura definitiva, por isso existem muitos pesquisadores em busca de uma solução para o problema e uma dessas soluções que estão sendo pesquisadas é o tratamento da calvície através do silício orgânico.

O silício é o segundo elemento mais encontrado no planeta, em substâncias como resina, silicone, vidro e areia, por exemplo. No organismo humano é encontrado na forma de ácido ortosilícico.

Compostos feitos a partir do Silício orgânico

Mesmo sendo uma substância solúvel em água, o silício orgânico apresenta muita instabilidade e é de difícil absorção pelo organismo, por isso foram acrescentadas outras substâncias para o preparo de medicamentos feitos a partir dele. Foram criados então três produtos. São eles:

  • Exsynutriment – neste produto foi acrescentado ao silício orgânico o colágeno marinho (o colágeno é responsável pela maciez da pele e pela redução das linhas de expressão), com isso a absorção do silício orgânico fica bem mais fácil. Esse produto já é produzido há mais de 40 anos no principado de Mônaco por uma empresa chamada Exsymol.
  • Biosil – já neste composto, o silício orgânico é acrescido com a substância ch-OSA que é, na verdade, uma vitamina do complexo B. Essa vitamina vai auxiliar na solubilidade do silício orgânico na água para melhorar sua absorção pelo organismo. Esse composto é comercializado no Brasil pela Infinity Pharma por mais de 20 anos.
  • Nutricolin – da mesma forma que o Biosil, o nutricolin é estabilizado pela ch-OSA, só que produzido por uma indústria chamada Galena.

Silício Orgânico combate calvície?

Tem sido muito divulgado que o silício orgânico traz benefícios para as unhas, à pele e aos cabelos, entretanto não há comprovação científica real desses benefícios e há poucas pesquisas científicas que tratam desse tema, sendo duas que se destacam.

Uma delas é de 2005 e foi divulgada pelo Archives of Dermatology research. Essa pesquisa trabalhou com o silício orgânico estabilizado pela substância ch-OSA. O estudo funcionou da seguinte forma: com 50 mulheres participando, 25 tomaram o composto de silício orgânico todos os dias, durante cinco meses e as outras 25 mulheres tomaram um placebo. Como resultado, foi percebido um aumento no brilho dos cabelos de quem estava tomando o composto sem reações adversas graves.

O segundo estudo datado de 2007, foram utilizadas 48 mulheres, nessa pesquisa 24 delas tomaram o composto de silício orgânico por nove meses consecutivos apresentando como resultados melhoras na saúde dos fios de cabelo.

É possível perceber que nenhum desses estudos comprova a eficácia dos compostos para o tratamento da calvície, foi atestado apenas melhora nos fios existentes.

Mas, se você acha que vale a pena aumentar o consumo dessa substância, ela está presente em cervejas, arroz negro, pimentão, banana e aveia, além de em alguns suplementos.

Maquiagem Capilar Jet Hair – A solução ideal para a calvície

Contudo, se você quer um produto que realmente cuide dos seus cabelos, ajude a disfarçar a perda de fios, tenha qualidade comprovada, e que ainda por cima seja produzido no Brasil, indicamos maquiagem capilar Jet Hair.

As maquiagens Jet Hair têm por objetivo a sua saúde e seu bem-estar, o que se traduz em qualidade de vida. Esse produto tem a aprovação do Ministério da Saúde e da ANVISA, ou seja, qualidade e segurança garantida, e é 100% nacional.

O Pó Jet Hair é resistente à água, suor e vento, é hipoalergênico e produz uma aparência natural dos fios. Esse produto contém microfibras de queratina com eletroestática para garantir da aderência aos fios, não mancha a pele e, além de tudo isso, não é testado em animais e nem se utiliza de nenhum produto de origem animal.

Para retirar o Pó Jet Hair do couro cabeludo basta lavar os cabelos com qualquer tipo de shampoo.

E então, gostou das informações sobre o tratamento da calvície através do silício orgânico que abordamos nesse texto? Deixamos de esclarecer algum ponto ou alguma informação ficou de fora? Deixe seu comentário para a gente saber.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos