Micose pode provocar queda de cabelo?

No texto de hoje, falaremos sobre mais um dos possíveis causadores da queda de cabelo: os fungos.

Já sabemos que existem vários outros fatores, como a má alimentação, que gera a falta de vitaminas, e doenças, como depressão, ou questões orgânicas como desequilíbrio hormonal, entre outros males. Enfim, pode haver mil razões para que a queda de cabelo se torne evidente em alguém, sabendo que esse problema costuma acontecer mais em homens do que em mulheres das mais variadas idades.

Aqui mostraremos como pode ocorrer a queda de cabelo provocada por fungo ou micose. Acompanhe:

Micose no couro cabeludo

Conhecida como tinha do couro cabeludo, é uma infecção causada por fungos que pode levar à queda de cabelo quando não tratada corretamente.

Todos nós temos fungos em toda nossa pele do corpo, inclusive no couro cabeludo, tudo de uma forma equilibrada com outros micro-organismos. E, como se sabe, na natureza se uma população de um ser vivo estiver se desenvolvendo de forma mais numerosa que outra, logo isso causará um distúrbio. Não é diferente em nosso couro cabeludo.

Um exemplo disso é a Malassezia, que pode estar associada a quadros inflamatórios, como a dermatite seborreica. A micose, também chamada de tinha ou Tinea ocorre quando uma determinada população de fungos se prolifera de forma desenfreada. É causada principalmente por um fungo chamado de Trichophyton e Microsporum. Trata-se de uma infecção contagiosa que pode ser compartilhada através de objetos, como bonés, pentes, adereços de cabelo, travesseiros, toalhas de banho etc.

Animais como gatos e cachorros também podem ser portadores de micoses. Como exemplo, temos o fungo chamado Microsporum canis, o mesmo que causa falhas nos pelos desses animais.

Micose pode causar queda de cabelo

A micose no couro cabeludo é a causa mais comum de queda de cabelo em crianças. Trata-se de uma infecção fúngica que leva a falhas ovaladas, circulares regulares ou irregulares no couro cabeludo. Essas falhas surgem pela quebra dos fios e as infecções costumam acontecer primeiro na raiz.

Crianças de três a dez anos são mais afetadas, ocorrendo mais em meninos do que em meninas. Já em adultos, a queda de cabelo causada por fungos é rara.

Além da queda ocasionada pela micose, pode haver escamação na área onde houve a queda – com ou sem coceira. Seu diagnóstico pode ser feito apenas em clinicas especializada, por meio de exames específicos que irão identificar o problema em questão. O tratamento é feito por meio de medicamentos antifúngicos orais. Terminando o tratamento, os cabelos voltarão a crescer normalmente.

Micose no couro cabeludo pode provocar queda de cabelo definitiva?

Há uma exceção em relação a tipos de fungos: o Kerion.

É uma inflamação que pode causar coceira, inchaço e pus na região afetada. Nesse caso, pode haver formação de cicatrizes que causam empecilho do crescimento capilar fazendo com que haja a calvície irreversível no local.

Outro tipo de micose que pode causar calvície é a tinha favosa. Ao contrário do Kerion, a favosa costuma ter evolução, caso não tratada, mais crônica, pois se trata de uma forma de micose mais agressiva no couro cabeludo. Contudo, ela não chega a afetar unhas e pele do corpo. A pessoa afetada por tinha favosa apresenta pelos com pus, chamados escútulas fávicas, na periferia das áreas falhas dos cabelos.

Tratamentos para micose no couro cabeludo

Como já é sabido, existem mil e um motivos para que a queda de cabelo ou a calvície aconteçam, seja por questões hormonais, má alimentação, falta de higiene, estresse e/ou doenças.

Dentro das causas, também temos a queda de cabelo provocada pelo surgimento de micose no couro cabeludo, que é a principal causa desse problema em crianças. Porém, em casos mais extremos, a micose pode provocar queda de cabelo permanente.

Então, para saber se seu problema de queda de cabelo está sendo causada ou não por micose ou outro problema, é importante você não se automedicar. Procure sempre uma clínica específica que trate o problema de queda de cabelo da melhor forma. Nunca abra mão de consultar um bom especialista no assunto para que ele possa dar o melhor e o mais preciso diagnóstico.

Muito obrigado por ler este texto que fala sobre “micose pode provocar queda de cabelo?”. Deixe sua pergunta para nossos especialistas e até o próximo post!.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos