Por que seborreia provoca queda de cabelos?

Você sabe por que a seborreia provoca queda de cabelos? Vamos pensar um pouco. Tudo em nosso corpo está interligado, e qualquer alteração que o organismo possa sofrer em uma determinada parte específica pode causar algum distúrbio ou desequilíbrio originando, assim, problemas que podem dar origem ao aparecimento de doenças e afins.

No couro cabeludo não é diferente, como já é sabido, não existe uma causa apenas para a queda de cabelo, mas sim várias.  O que vai determinar a intensidade do problema da queda em si é o motivo pelo qual a calvície ou queda de cabelo ocorre.

Um dos motivos que leva a queda de cabelo a acontecer saberemos hoje neste texto. Vamos descobrir o porquê de a seborreia provoca queda de cabelos. Acompanhe.

Seborreia provoca queda de cabelos?

Há motivos para qualquer alteração no couro cabeludo, inclusive quando se percebe certa coceira na cabeça ao mesmo tempo em que a queda de cabelo está acontecendo, pois ela pode estar associada a uma inflamação no próprio couro cabeludo.

Seborreia

Dermatite seborreica, eczema seborreico ou seborreia são os nomes que são dados para inflamações crônicas no couro cabeludo. Destacamos alguns pontos importantes para você identificar sobre a seborreia. Essa inflamação:

  • Não se trata de má higiene;
  • Não pode ser considerada como uma alergia;
  • Não pode causar nenhuma doença interna e
  • Não é contagiosa.

As características da seborreia são, sobretudo, pele vermelha e oleosa ou coberta por escamas brancas ou amarelas, e até mesmo uma espécie de massa pastosa. As áreas que costumam produzir mais seborreia são aquelas que possuem maior transpiração ou aquelas que são mais oleosas.

Alguns locais onde são produzidas seborreias com maior quantidade são tórax, orelhas e couro cabeludo. No rosto costuma aparecer na área da barba, nariz e sobrancelha.

A dermatite seborreica é sempre associada à caspa, porém deve-se observar que há outras condições no couro cabeludo que podem levar à caspa, além da seborreia.

Como surge a seborreia?

As causas de seu aparecimento ainda não são totalmente definidas e também não se sabe o porquê de algumas pessoas possuírem esse problema e outras não, mas veremos as possíveis possibilidades de seu aparecimento.

Uma característica em comum, que possui todos que são afetados pela seborreia, é que há um aumento da oleosidade nas áreas afetadas.

A oleosidade pode está associada à produção dos hormônios masculinos, então essa ocorrência se dá a partir da puberdade ou em condições, como  síndrome dos ovários policísticos.

Porém, algo que deve ser observado é que a oleosidade ou a seborreia, como é dita, não pode ser associada à inflamação. Isso porque existem outros fatores que podem dar origem ao aparecimento desse problema de inflamação que são: o frio, o calor, estresse, poeira, bactéria, fungos etc..

Um dos fungos que pode fazer com que aconteça essa inflamação chama-se Malassezia. Ele faz parte da flora normal de toda nossa pele, incluindo a do couro cabeludo. Então, essa inflamação pode ocorrer quando ele se prolifera de maneira descontrolada e, a partir daí, pode ocorrer à queda de cabelo devido à inflamação por este fungo.

Outras causas conhecidas do aparecimento da dermatite são:

  • Depressão;
  • Álcool;
  • Má alimentação;
  • Alguns medicamentos como: interferon, lítio, psoraleno;
  • Infarto do miocárdio ou (AVC)

Entre outras.

Por que seborreia provoca queda de cabelos?

Sempre que alguém perceber o aumento da queda de cabelo em relação à seborreia. deve procurar imediatamente um profissional da área para saber sobre suas possíveis causas. Sabendo que alguns problemas só podem ser diagnosticados em clinicas profissionais.

Isso porque a inflamação no couro cabeludo pode fazer com que haja alteração direta nos fios, desde o seu crescimento, espessura dos fios ocasionando, a facilidade da quebra dos fios e até mesmo na velocidade de crescimento deles.

No caso da dermatite pode ocorrer a redução do tempo de vida dos cabelos, o que contribui para a sua queda. Seborreia provoca queda de cabelos se o processo de inflamação se tornar crônico, e a queda de cabelos pode se se estender em longos períodos de tempo, evoluindo na alteração do volume dos fios, nesse último caso pode ser irreversível.

Além da associação da queda de cabelo e seborreia há estudos que comprovam que ela pode provocar também a calvície.

Tratamento contra a seborreia

Mesmo com o avanço da tecnologia e medicina não há cura para seborreia, mas sim controle. Seborreia provoca queda de cabelos quando não é tratada a tempo adequadamente.

Seu tratamento consiste em fazer com que haja a diminuição da escamação e da inflamação no couro cabeludo. O primeiro passo para o tratamento contra seborreia é corrigir alguns hábitos que contribuem para o aceleramento da sua produção. Assim, alguns cuidados devem ser levados em conta:

  • Não dormir com os cabelos úmidos;
  • Deixar os cabelos secarem naturalmente;
  • Lavar os cabelos com águe morna e
  • Lavar os cabelos após os exercícios físicos.

Entre outros.

Seborreia e a queda de cabelo

Seborreia provoca queda de cabelos por falta de cuidados? Não somente por isto, mas também pode estar associada à genética.

Porém é importante, antes de tudo, o cuidado diário que todos devem ter até mesmo para prevenir o problema.

A seborreia, ou a dermatite seborreica, é uma condição não contagiosa que afeta pessoas de todas as idades, principalmente adultos. Assim, o diagnóstico deve partir de um médico especialista em cabelos.

Muito obrigado por ler este texto que fala sobre por que seborreia provoca queda de cabelos. Deixe sua pergunta para nossos especialistas.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos