Babosa e cura para calvície: funciona mesmo?

Popularmente conhecida em nosso país pelo nome babosa, essa é uma planta muito conhecida pelas suas propriedades medicinais.

Por ser uma planta muito conhecida, a babosa e cura para calvície estão inteiramente relacionadas.

Desde as primeiras civilizações, esta planta já era muito utilizada por possuir a fama de ser cicatrizante, e já era muito utilizada como uso cosmético entre as mulheres.

Babosa ou Aloe Vera

Também conhecida como Aloe Vera, a babosa tem sua origem no norte da África, além de também ser encontrada em países com o clima tropical e subtropical. No Brasil, esta planta é extremamente conhecida e utilizada pelas indústrias farmacêuticas para fins medicinais e estéticos que vão desde remédios a produtos de beleza (pele e cabelos).

Esta planta apresenta folhas compridas, grossas e pontiagudas, e quando cortada é possível observar um líquido viscoso, como geleia. Dentro encontram-se as propriedades que supostamente são valiosas em termos medicinais. O gel que compõe seu interior é formado 99% de água além de possuir substâncias como glicoproteínas e polissacarídeos.

Esses componentes são responsáveis pelas propriedades medicinais que tanto são conhecidas e difundidas. A água que a compõe é a responsável pela hidratação, as glicoproteínas contêm efeitos anti-inflamatórios e os polissacarídeos estimulam o crescimento e reparação dos tecidos.

Sendo assim, a partir desta planta podemos encontrar suas substâncias em vários remédios, como pomadas contra queimaduras, enxaguantes bucais e em cosméticos como shampoos e condicionadores etc..

Em produtos para cabelos utilizam-se de seu nome, na maioria das vezes, como Aloe e Vera. Utilizada para muito fins, a Aloe e Vera tem sua fama pelo uso constante de seus benefícios em produtos para cabelo, especialmente por deixa-los sedosos, macios e com um brilho incomparável. Agora vamos descobrir a relação que há entre babosa e cura para calvície. Acompanhe:

Uso de babosa para a queda de cabelo

Pelo fato do Brasil ser um país tropical e com muitas florestas, a babosa ainda é uma planta fácil de ser encontrada, por isso é muito usada no tratamento e nos cuidados com os cabelos.

Por isso é possível ouvir muito de pessoas mais velhas ou mais jovens as indicações de uso desta planta que promete fazer o que muitos shampoos não fazem, mas será que essas propriedades e benefícios possuem algum embasamento científico que comprove sua eficácia?

No momento não há estudos científicos que comprovem a eficiência do uso da babosa para queda de cabelo e calvície. É normal ouvir recomendações sobre o uso da babosa e cura da calvície, porém seu uso ainda é muito questionável por se tratar de algo que ainda não foi comprovado, nem mesmo há dados suficientes para que essa planta seja considerada algo medicinal.

Mesmo sendo tão conhecida pelos seus supostos benefícios, a babosa não tem eficácia no tratamento de reversão da calvície, ou seja, não há nada comprovado que seu uso possa fazer com que os folículos com raízes capilares mortas voltem a produzir cabelos.

Babosa e seus efeitos colaterais

Há uma crença pela qual se defende que produtos naturais são mais seguros para serem usados, uma vez que se trata de algo natural e que não passa pelo processo de industrialização, o que faz o seu uso ser feito de maneira indiscriminada.

Pelo fato da babosa não conter estudos científicos que comprovem seus possíveis resultados benéficos à saúde dos fios, ela também não possui nenhum efeito colateral catalogado.

Por isso, esse foi um dos motivos para a ANVISA proibir o uso de Aloe e Vera em alimentos no Brasil. A ausência de estudos toxicológicos e por existir substâncias como mutagênicas, como o antraceno e a antraquinona, foram lembradas na decisão da resolução de 2011.

Porém, essa proibição da ANVISA somente foi sobre os alimentos feitos à base de Aloe Vera. Portanto, o uso de babosa em produtos capilares, por exemplo, está liberado.

Babosa e cura para calvície: posso usar para esse fim?

Como já foi mencionado, não há como comprovar que a babosa e cura para calvície possam ter correlação, o que se sabe através de quem usa é que esta planta pode sim combater a queda de cabelos e estimular o crescimento saudável dos fios.

Deve-se ter em mente que a babosa e cura para calvície não deve ser encarada como uma solução plausível. Porque se sabe que a calvície não é causada por um único problema e sim por vários.

Então, melhor do que tratar os cabelos com as recomendações das pessoas é necessário que se procure um bom profissional qualificado para melhor avaliar a sua situação e para que ele possa atendê-lo da melhor forma conforme o seu problema, porque cada caso é um caso.

Ele sim poderá indicar o melhor tratamento para o problema que foi detectado que pode ser desde depressão, má alimentação, estresse, insônia, uso exagerado de químicas e etc..

Dessa forma, ao notar que seus fios estão caindo e nascendo com uma textura mais fina, não hesite em procurar imediatamente um bom profissional da área.

Muito obrigado por ler este texto sobre babosa e cura para calvície: funciona mesmo?. Deixe suas perguntas e sugestões para nossos especialistas nos comentários.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos