6 mudanças que a idade causa em cabelo feminino

Todos nós, no decorrer da idade, passamos por várias mudanças em nosso corpo. Com os cabelos, não é diferente. O cabelo que tínhamos quando éramos crianças, não é mais o mesmo.

Assim, cada fase da vida que passamos traz consigo suas mudanças, porém temos que entender que essas mudanças variam de pessoa para pessoa no decorrer da vida.

E no texto de hoje vamos saber mais sobre as mudanças que o cabelo feminino sofre durante a vida. Não deixe de acompanhar.

Mudanças no cabelo feminino no decorrer da idade

Como já sabemos, nosso corpo está em constante mudança e com os cabelos não seria diferente, uma vez que estamos sujeitos à ação do tempo, como: clima, temperatura, estresse do dia a dia, alimentação, entre outras causas.

E a mudança no cabelo feminino vai depender desses fatores, pois, ele vai apresentando sinais de regressão com o passar da idade, com amplas variações de tempo e grau a depender de fatores individuais.

Assim, pontuamos algumas principais mudanças que podem acontecer com o cabelo feminino no decorrer da idade. Confira.

1.     Diminuição dos cabelos

Há estudos científicos que mostram que a densidade (quantidade) dos fios tende a diminuir conforme a idade vai avançando.

Muitos conhecem a calvície como a diminuição da densidade capilar, porém é muito mais do que isso. Dentre os fatores estão, por exemplo, as alterações no ciclo do cabelo, na densidade, espessura e pigmentação dos fios.

E essas mudanças ficam mais evidentes em mulheres que sofrem com alopecia (calvície).

2.     Ciclo capilar feminino

Assim como em outros mamíferos, há uma sincronia entre os fios de cabelo dos recém-nascidos nas diferentes fases do ciclo capilar.

Porém, em algum momento da infância, o ciclo do cabelo se modifica dando origem a ciclos individuais, fazendo com que cada raiz ou bulbo capilar trabalhe de forma individual. Aí está o motivo pelo qual os cabelos nunca caem de uma só vez; no geral, eles caem em média 100 fios por dia, cada um com seu próprio ciclo.

Informação adicional: como se dá a densidade do fio de cabelo das mulheres?

O cabelo feminino começa a diminuir a partir dos 30 anos de idade. Segundo alguns estudos, a densidade média aos 35 anos é de 293 + 61,3 fios/cm2. Já aos 70 esse valor cai para 211 + 55,1 fios/cm2. E isso só é percebido quando a densidade capilar é menor do que 250 fios/cm2.

3.     Mudança na espessura dos fios

Os mesmos estudos mostraram que a espessura dos fios também apresentou mudança a partir da idade que vai dos 22 até os 35 anos e a partir daí essa espessura começou a ficar menor progressivamente.

4.     Alopecia feminina

Alopecia não é um problema que preocupa somente os homens. As mulheres também, com o passar da idade, começam a apresentar tal problema. Mas como já sabemos tudo isso vai depender de fatores que vão desde as questões genéticas a problemas hormonais.

A alopecia androgenética, ou alopecia de padrão feminino, é uma causa comum de redução da densidade capilar.

Chamada de miniaturização é o problema pelo qual se percebe a afinação e o encurtamento do fio de maneira gradativa. O número de mulheres com alopecia aumenta com a idade, chegando a 40% após os 70 anos.

E o início da alopecia pode ocorrer em mulheres desde a puberdade em diante. Entretanto, parece se agravar após a menopausa, o que reforça a importância das mudanças hormonais nesse tipo de perda capilar.

5.     Cabelos grisalhos

Como no dito popular, cabelos brancos simbolizam claramente o envelhecimento de alguém, também podem significar o envelhecimento do ciclo capilar.

Porém, não há idade certa para que esse acontecimento comece, pois depende muito de fatores, como por exemplo, da carga genética que cada pessoa possui.

Além do mais, é importante ressaltar que o aparecimento de fios brancos também está associado ao estresse oxidativo das células e a capacidade do organismo em combater e resistir a esse estresse.

6.     Oleosidade dos cabelos femininos

A oleosidade do cabelo feminino é afetada diretamente com a chegada da menopausa. Portanto, há o aumento do ressecamento do couro cabeludo fazendo com que os cabelos fiquem mais ressecados e, portanto, quebradiços, podendo levar a queda mais facilmente.

Essa falta de oleosidade é causada pela diminuição do hormônio masculino durante a menopausa, estabilizando-se somente após os 70 anos.

É importante lembrar que hoje já existe tratamento com reposição hormonal que ajuda a mulher a não sofrer tanto com a mudança hormonal causada pela idade.

Mudanças inevitáveis da idade

Ninguém está isento das mudanças que ocorrem durante as várias fases da vida, o que podemos fazer é retardar tais mudanças mantendo uma vida saudável, nos alimentando com comidas saudáveis, praticando exercícios regularmente e trabalhando com aquilo que gostamos.

Mas no que diz respeito à queda de cabelo ou a mudança dos fios em cabelo feminino é importante ao perceber essas alterações procurar um médico especialista.

Esperamos que tenha gostado do nosso tema de hoje que trouxe à tona um assunto que preocupa muitas mulheres “cinco mudanças que a idade causa no cabelo feminino”. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos