Conheça tratamentos e outros conselhos para evitar calvície

Seu cabelo começou a cair junto com a sua autoestima? Saiba que não está sozinho. Dados divulgados pela SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo) informaram que, no segundo semestre de 2018, em média, 42 milhões de brasileiros sofreram calvície, e, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o problema afeta a metade dos homens com até 50 anos.

A calvície ou alopecia androgenética produz uma grave baixa na autoestima das pessoas e aumenta a insegurança de quem padece para se desenvolver socialmente.

Fatores emocionais, como estresse, depressão ou traumas, podem acelerar ou influenciar de forma determinante o processo. 

Mas não se preocupe, pois a seguir daremos dicas a respeito de tratamentos que conseguem reverter esses quadros, amenizando a dor, a vergonha e trazendo felicidade para sua vida diária. Confira a partir de agora diversas formas para evitar calvície.

Conheça tratamentos e outros conselhos para evitar calvície

Confira cinco tratamentos para evitar calvície

  1. Finasterida

É uma medicação oral e se recomenda 1 mg ao dia, sendo as principais marcas disponíveis o Propecia e o Finalop.

Apesar de ser aprovada pela ANVISA apenas para tratamento para evitar calvície masculina, estudos têm avaliado o seu possível benefício em mulheres (é contraindicada para aquelas em idade fértil pelo risco de má-
-formação fetal).

Como ação, a finasterida inibe a enzima 5 alfa-redutase do tipo II, responsável pela conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT). O DHT é o principal responsável pelo processo de miniaturização dos bulbos capilares, em homens com predisposição genética à calvície. A finasterida reduz os níveis de DHT tanto no sangue quanto nos folículos do couro cabeludo.

  • Minoxidil

O Minoxidil tópico é um dos tratamentos mais populares, e sua eficiência é comprovada tanto para evitar calvície masculina quanto feminina.

Disponível em concentrações entre 2 a 5%, pode ser encontrado na forma líquida ou espuma em produtos como Aloxidil, Pant, Rogaine e Minoxidil da Kirkland.

O Minoxidil prolonga a etapa de crescimento dos fios, promovendo o espessamento dos fios miniaturizados em pacientes com calvície. Esse processo diminui potencialmente a queda dos fios.

  • Laser de baixa potência

Este tratamento normalmente é indicado para evitar calvície, e os diversos aparelhos no mercado divergem quanto às fontes de luz e aos modos de uso.

É importante esclarecer que alguns dispositivos são feitos para uso diário, em casa, e outros você pode achar apenas em clínicas para uso periódico com acompanhamento médico, geralmente com recomendação de intervalos semanais ou até mensais.

  • Corticoides injetáveis

São aplicações periódicas feitas por um especialista médico nos locais onde o couro cabeludo está afetado, com intervalos entre três e quatro semanas. O número de sessões necessárias varia, dependendo da resposta de cada paciente a este tratamento para evitar calvície. Alguns produtos utilizados incluem Betatrinta e Triancil.

  • Transplante capilar

O transplante de cabelo é um dos tratamentos mais efetivos e um dos mais utilizados nos últimos anos.

O processo consiste na retirada cirúrgica de fios de cabelo de áreas saudáveis para ser implantadas nas áreas calvas.

Entre as diferentes técnicas, destacam-se:

  • Follicular Unit Transplantation (FUT) – transplante de unidade folicular

É a mais tradicional e consiste na retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora (geralmente nuca ou laterais) e os folículos são, posteriormente, transplantados para as regiões afetadas, permitindo a retirada de grande quantidade de unidades foliculares. A única desvantagem é o fato de deixar uma cicatriz na área doadora.

  • Follicular Unit Extraction (FUE) – extração de unidade folicular

É a técnica mais inovadora do seu tipo. Permite a extração dos folículos de forma individual, evitando grandes cortes e cicatrizes. Se o tratamento for realizado com um profissional experiente, só deixa pequenas cicatrizes esparsas e quase imperceptíveis.

Outros conselhos práticos para evitar calvície

  • Identifique o problema a tempo

É muito importante você ficar atento aos sinais de calvície já no seu início, pois, o quanto antes determinar sua situação, mais chances de um tratamento eficaz. A descoberta da calvície ainda precoce fará toda a diferença na efetividade de qualquer intervenção ou medicamento.

Especialistas indicam que quanto mais precoce a calvície ocorre, mais intensa ela será. Por isso, é muito importante prestar especial atenção na etapa da adolescência ou juventude, quando houver escassez dos fios no redemoinho e nas entradas laterais, e pesquisar sobre o histórico de calvície na sua família.

  • Uma alimentação equilibrada

Um aspecto tão básico quanto essencial que fará muita diferença é a alimentação. Além da genética e do equilíbrio emocional, o que você ingere mexe de um jeito que você não imagina nas funções de seu organismo, afetando seu desenvolvimento geral e, mais especificamente, hormonal, questão ligada especialmente ao cabelo.

Então, se você quer fazer uma prevenção adequada para evitar calvície, não esqueça de consumir alimentos saudáveis e naturais – como frutas, legumes, sementes etc. –, que são ricos em vitaminas e outros nutrientes essenciais para a saúde e que impactam diretamente na saúde do cabelo.

Por exemplo, pessoas que sofrem de anemia ou aquelas que fazem dietas muito restritivas, são mais propensas a sofrer queda de cabelo. Não hesite em consultar um nutricionista para que lhe assessore sobre o tema.

Medidas paliativas contra calvície

Se você está preocupado porque seu cabelo já começou a cair e está à procura de uma solução simples e instantânea, o mercado oferece hoje produtos com resultados de curto prazo sumariamente efetivos e mais econômicos, úteis para que você possa aumentar o volume dos cabelos.

O Jet Hair é um produto inovador à base de queratina, que proporciona uma cobertura uniforme dos fios, preenchendo os espaços calvos (as falhas) e dando um visual de cobertura total.

Pegue novamente a condução da sua autoestima e tenha a aparência que você deseja, utilizando a maquiagem para cabelo em spray Jet Hair.

Se gostou deste post, deixe seu comentário e conte-nos sobre sua experiência com este tipo de produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close