Existe alopecia em sobrancelha e cílios?

Além da calvície que conhecemos, a que acontece na cabeça, há ainda outro tipo de queda de fios. Estamos falando da alopecia em sobrancelha e cílios existe.

A seguir listamos alguns tópicos sobre essa condição para que você possa buscar o tratamento certo, caso esteja passando por essa situação.

Deficiências nutricionais e a alopecia em sobrancelha e cílios

Todos sabemos o quanto o corpo humano necessita de nutrientes, tais como carboidratos, proteínas, gorduras, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são fonte de energia, são eles que ativam o funcionamento regular de todo nosso organismo. Boa parte deles são fundamentais para o crescimento do cabelo, por isso uma deficiência de nutrientes leva à queda de cabelo e demais pelos do corpo.

Um dos componentes de energia que mais exerce influência no sistema capilar é a vitamina A. Sua falta recrudesce o crescimento celular, afetando a produção do sebo responsável por manter o cabelo hidratado. A falta de zinco também atua nessa região de hidratação, o que chama a atenção para o fato de que, embora um cabelo oleoso faça mal à raiz, devido ao acúmulo de sebo que pode impedir a circulação do ar aos folículos pilosos, não pode haver o extremo contrário, que é a falta total de sebo.

Nesse quadro, dependendo da gravidade da falta de nutrientes, uma pessoa terá não só queda de cabelo, mas pode estar diante de um episódio de alopecia em sobrancelha e cílios, em que a queda dos fios atinge outros pelos do corpo.

Prevenção com vitaminas

Quando cabelos caem mais do que o normal de 100 fios por dia, pode não ser uma calvície irreversível, mas deixa os fios fracos e, dependendo do volume de queda, se é alto, pode deixar falhas visíveis no couro cabeludo, que demoram a serem cobertas novamente.

Com o folículo piloso fraco, não haverá força para o renascimento de um outro cabelo no lugar do que caiu. É aí que entra a necessidade de nutrientes: levar vitaminas pela circulação sanguínea até o folículo piloso e o bulbo que fica logo abaixo. Se houver nutrição para as células que os compõem, haverá energia para que o fio de cabelo cresça para cima.

Os folículos não estão somente no couro cabeludo, mas em todo corpo. Assim, quando os pelos das sobrancelhas e dos cílios caem, é porque o folículo piloso não está trabalhando como deveria. Independentemente da causa, que vai do estresse à alopecia areata, manter uma dieta rica em nutrientes é um excelente remédio combatente, pois antes de levar energia às células que fazem parte das estruturas dos pelos do corpo humano, deve-se lembrar de que é o corpo todo que será beneficiado.

As vitaminas essenciais são a biotina, mais conhecida como vitamina B-7, a vitamina C, para o desenvolvimento de colágeno, o ferro, a cisteína, que é um aminoácido componente de nossas proteínas, os ácidos graxos ômega-3 e vitaminas E, B-12 e D.

Uma alimentação saudável é um meio de precaução que deve fazer parte da vida das pessoas, principalmente das que têm queda constante de cabelos. É necessário lembrar que a presença de nutrientes no organismo auxilia não só no caso específico de alopecia em sobrancelha e cílios, mas em outras causas de calvície, mesmo que sejam desconhecidas.

Causas da alopecia em sobrancelha e cílios

As causas da alopecia são diversas, podendo ser uma interrupção endócrina atrelada ao funcionamento não regular da tireoide, como hipotiroidismo, que é a diminuição do nível dos hormônios da tireoide no sangue.

A tireoide é responsável por manter regulados órgãos importantes, tais como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Na ausência dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), não ocorre um funcionamento adequado do organismo, o que faz os folículos pilosos de todo o corpo enfraquecerem e, assim, o fios de cabelo e os pelos que caem demorarão a nascer novamente.

Se o organismo não tiver em sua corrente sanguínea os componentes necessários para nutrir todas as células, com certeza o cabelo sofrerá consequências e, em casos em que as células são ainda mais afetadas, os pelos do corpo caem.

Tomemos como exemplo o caso de pacientes que fazem tratamento de quimioterapia, que acabam por ter, também, o que podemos chamar de alopecia em sobrancelha e cílios. O que ocorre é que para poder eliminar as células cancerígenas do corpo, muitas células boas são afetadas também, então os pelos de todas as partes do corpo caem, a depender da pessoa e da quantidade de sessões que ela precisa fazer.

O que também causa alopecia em sobrancelha e cílios são as hipossideremias, que são fortes anemias devido à falta de ferro. Outras causas são devido a fatores genéticos, estado de estresse, como ansiedade, depressão, ou um choque emocional como a perda de um ente querido.

Doenças de pele também são causas, como é o caso de eczemas. Trata-se de reações alérgicas na pele que agridem os folículos pilosos, acometendo pessoas que têm o sistema imunológico frágil.

Outro caso de doença que afeta a pele, deixando-a como se estivesse descascando é a psoríase. Nesse descascar da pele, caem os pelos e, na falta de nutrientes necessários ou em um estado de estresse, a crise de psoríase pode aumentar, agravando-se e, assim, impedindo o funcionamento dos folículos responsáveis pelo renascimento dos pelos, ocasionando em um quadro de alopecia em sobrancelha e cílios.

Existem ainda, casos de alopecia areata, que podem ser decorrentes de uma dermatose, ou também de estado emocional abalado, em que tufos volumosos de cabelos caem deixando a cabeça com falhas calvas em formatos arredondados.

O que muita gente não sabe é que a queda de cabelo pode se estender para os pelos de todo o corpo, o que não deixa livre as sobrancelhas e os cílios.

Em casos como esses, em que a autoestima é muito afetada, fazer um acompanhamento semanal com psicólogo ajuda no tratamento diário e na qualidade de vida.

O que achou do post? Comente!

Aproveite para tirar alguma dúvida que tenha surgido enquanto lia sobre alopecia em sobrancelha e cílios.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos