Cauterização capilar ajuda fortalecer os fios?

Você já ouviu falar que cauterização capilar ajuda a fortalecer os fios? Por isso, também é considerada por muitos como verdadeira ‘plástica’ para os cabelos. No texto de hoje vamos descobrir como funciona e quais são seus benefícios e vamos também descobrir por que a cauterização capilar ajuda a fortalecer os fios.

Cauterização capilar ajuda fortalecer os fios?

Cauterização capilar para cabelos danificados

A cauterização capilar ajuda a fortalecer os fios, mas de que maneira isso é possível?

Hoje, com o avanço das técnicas de tratamento capilar, é bem comum encontrar uma infinidade de tratamento para deixar os cabelos lisos, crespos, ondulados etc. Esses procedimentos, com ajuda de componentes químicos específicos, modificam diretamente a estrutura dos fios, fazendo com que estes, com o passar do tempo, se tornem mais frágeis podendo acarretar em sua queda desenfreada.

Hidratação

A princípio, a hidratação capilar era a melhor saída para melhorar a aparência dos fios danificados quimicamente tratados. Porém hoje, já temos fórmulas mais avançadas de tratamento capilar, a conhecida cauterização capilar, que nada mais é do que um tipo de hidratação mais profunda e bem mais potente.

O que é a cauterização capilar?

A cauterização capilar é uma técnica que reúne os melhores componentes naturais de hidratação destinados aos fios de cabelo.

Sabe-se que a cauterização capilar ajuda fortalecer os fios combatendo a queda e quebra dos fios danificados. Além disso, a técnica usada na cauterização capilar melhora a aparência dos fios, deixando-os sedosos, macios e mais fortes.

O componente principal usado na cauterização capilar é a creatina, proteína que compõe a maior parte dos fios. E ela é a mais afetada com os tratamentos capilares (chapinha, escova, tinturas etc.).

Com age a cauterização nos fios?

A estrutura dos fios de cabelo se divide em três partes: cutícula, córtex e medula.

A estética dos fios depende principalmente da cutícula dos fios, que é a parte exterior dos cabelos. Quando essa parte do cabelo é afetada, a cor e a maciez dos cabelos são alteradas negativamente, tornando os fios mais espessos e sujeitos à queda.

A cutícula dos fios, por estar na parte externa dos fios, acaba sofrendo danos decorrentes dos tratamentos químicos.

A cauterização capilar ajuda a fortalecer os fios da seguinte forma: primeiro, são utilizados compostos naturais que irão ajudar na abertura das cutículas dos fios, para que a queratina, componente principal da cauterização, entre e haja sua reposição no córtex. No entanto, é preciso que ela penetre profundamente na haste capilar para que o resultado aconteça.

Processo de cauterização

Antes de mostrarmos como é feito o processo da cauterização capilar, precisamos entender que este procedimento não pode ser feito de qualquer forma. Pois, se for feito de qualquer jeito, pode danificar ainda mais os fios. Então, procure um profissional capacitado para que o procedimento tenha um bom resultado.

Listamos aqui o passo a passo de como é feita a cauterização. Vamos lá?

  1. Os cabelos são lavados duas vezes com um xampu específico para a retirada de resíduos e para abertura da cutícula;
  2. Depois de muito bem enxaguado, seque o cabelo a ponto de deixá-lo um pouco úmido para melhorar a aplicação do próximo passo;
  3. O cabelo é separado em pequenas mechas. Em seguida, aplica-se o creme restaurador, onde são necessários 20 minutos de ação sobre os fios. Enxague-o;
  4. Agora é hora de aplicar o produto principal, composto de queratina;
  5. Os cabelos são separados em mechas novamente para que seja seco com a ajuda de um secador;
  6. A chapinha é usada para que o produto não saia com a lavagem;
  7. A finalização da cauterização é feita utilizando óleo para dar brilho e controlar o frizz.

Dados científicos para o uso da cauterização

Sabemos que a maior parte da estrutura dos fios é composta pela queratina, certo? Será que, conforme prometido, após a cauterização, a queratina volta para os fios e é isso que melhora a saúde dos cabelos?

Segundo estudo publicado no final de 2018, após o tratamento utilizando-se da cauterização, a queratina foi incorporada na estrutura dos fios. Nesse mesmo estudo foi revelado que a queratina aumentou o diâmetro dos fios quimicamente tratados e danificados em até 49%.

Esse estudo mostrou também que até mesmo cabelos que passaram pelo procedimento estético chamado de luzes tiveram uma melhora significativa em sua estrutura, pois observou–se que se tornaram mais fortes e macios.

Outro estudo realizado em Portugal revelou que a queratina tem capacidade de recuperar ou mesmo melhorar propriedades mecânicas dos fios danificados.

Qualquer tipo de cabelo pode receber cauterização?

Apesar de haver estudos que comprovam a veracidade de que a cauterização capilar ajuda a fortalecer os fios recuperando a queratina perdida nos procedimentos, nem sempre isso parece útil.

A incorporação de queratina à fibra capilar também pode aumentar a rigidez do fio e torná-lo propenso à quebra.

Portanto, antes de resolver se submeter a este tratamento que prega que a cauterização capilar ajuda fortalecer os fios, procure um profissional de sua confiança. Não faça por conta própria!

Agradecemos o tempo que dedicou para ler o nosso texto de hoje. Esperamos ter ajudado em suas dúvidas sobre o assunto. Com tudo, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe sua pergunta para nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close