5 cuidados para evitar queda de cabelos longos

Cuidados simples, mas essenciais, são necessários para evitar queda de cabelos longos. Então confira as dicas a seguir para manter suas madeixas firmes e saudáveis.

1. Manutenção diária

Para cuidar do cabelo comprido é necessário dar atenção a ele diariamente. A primeira dica para evitar queda de cabelos longos é penteá-los de maneira correta, evitando nós. Use, de preferência, uma escova com pontas arredondadas, pois desembaraça melhor e evita a arrebentação excessiva de fios.

É importante hidratar o cabelo para evitar que ele fique seco e quebradiço. Se há dúvidas de como hidratá-lo, no mercado de cosméticos existem diferentes cremes e condicionadores com diferentes características, dependendo do tipo de cabelo.

Os salões de beleza também têm vários tipos de tratamentos capilares com a finalidade de apenas hidratar, não envolvendo ações de alisamento e coloração que prejudiquem a saúde capilar.

Outro hábito fundamental é cortar as pontas regularmente para remover fios danificados, assim, deixando espaço para que os novos fios cresçam. Esse hábito é muito importante para evitar queda de cabelos longos.  

Não é aconselhável lavar o cabelo todos os dias, lave-o pelo menos a cada dois, pois o intervalo é necessário para a formação da sua proteção natural, como a queratina, por exemplo.

Habitue-se a massagear o couro cabeludo para fortalecer a raiz e ativar a circulação sanguínea, pois ajuda a manter o crescimento regular dos fios.

2. Como lavar também é evitar queda de cabelos longos

Para uma lavagem eficaz, alguns cuidados são primordiais. Não lave os cabelos todos os dias, pois isso interfere na respiração do sistema capilar, além de acelerar o ressecamento das pontas e do couro cabeludo.

É aconselhável evitar parabenos e silicones, pois são prejudiciais para o cabelo, encurtando sua vida. Prefira produtos orgânicos, uma vez que são mais apropriados.

A dose de xampu não precisa ser grande, pois há possibilidade de que no enxágue fiquem resíduos. Aplicando apenas um pequeno volume, os fios serão limpos.

Lembre-se sempre de que retirar todo o resíduo de produtos na hora do banho é uma das principais ações para evitar queda de cabelos longos.

3. Como secar o cabelo

Ao sair do chuveiro, o melhor a ser feito é enrolar uma toalha ao redor da cabeça para que a umidade seja absorvida lentamente. Não esfregue o cabelo! Ao fazer isso, vários fios, ainda embaraçados por estarem molhados, acabam se arrebentando.

Se usar secador, procure criar outros hábitos. Uma dica é se programar para ter mais tempo no horário do banho, dando tempo para que os fios sequem naturalmente.

Não recomendamos o uso do secador de cabelo porque o calor liberado enfraquece o couro cabeludo. Ao secar naturalmente, você deixa a pele do couro cabeludo respirar.

Deixe o cabelo secar naturalmente o máximo possível ou use um secador com qualidade de íon, que elimine a eletricidade estática.

Como usar a toalha

Com a toalha nas mãos, envolva o cabelo nela, mas não o torça junto com a toalha forte demais para secá-lo, pois a tração arrebenta os fios. Levemente o embrulhe e dê alguns apertões para que a toalha absorva a água. Depois, ajeite outra toalha, seca e macia, como um turbante. Lembre-se de não torcer o cabelo, pois além de arrebentar os fios, o atrito repetitivo de esfregá-lo e torcê-lo eleva as escamas de proteção dos fios, prejudicando a fibra capilar.

Uma sugestão são as toalhas de microfibra, elas absorvem a água e não são agressivas como as toalhas convencionais.

4. Manutenção do corte de cabelo

Para um cabelo comprido é preciso que haja manutenção do corte. Evitar queda de cabelos longos exige que seja mantida a regularidade das pontas dos fios. Isso evita que apareçam pontas duplas que enfraquecem todo o cabelo.

Diariamente, penteie o cabelo de manhã e à noite. Deixá-lo sem pentear favorece o surgimento de nós que, para serem desfeitos, acabam arrebentando muitos fios.

Ao contrário do que possa parecer, cortar as pontas não vai encurtar o fio, mas sim dar força para um crescimento regular, além de diminuir consideravelmente o número de fios que caem por dia.  

5. Não se esqueça do couro cabeludo

Um couro cabeludo saudável é essencial para evitar queda de cabelos longos. Uma dica é massagear o couro cabeludo, um cuidado muito simples, que pode se tornar hábito diário. A massagem feita com as pontas dos dedos estimula a microcirculação sanguínea, o que fortifica os folículos pilosos e favorece o crescimento do cabelo.

No banho, certifique-se de que as impurezas foram removidas, então, com as pontas dos dedos, pressione todas as áreas do couro com movimentos circulares e, assim, desprenda o que estiver acumulado no couro.

Além disso, a hora de lavar e enxaguar tem grande importância na manutenção da saúde e na limpeza do couro cabeludo. É aconselhável usar água fria ou morna, pois a quente estimula as glândulas sebáceas, promovendo o surgimento de caspas.

Seque-o com cuidado e, como os fios não podem ser esfregados, o couro deve ser seco apenas com suaves pressões, não prejudicando as raízes.

Se ainda tem alguma dúvida sobre o que fazer para evitar queda de cabelos longos, deixe um comentário e logo responderemos.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close