Bicarbonato de sódio e cabelos: como usar e cuidar dos fios naturalmente

Você quer começar a cuidar dos seus cabelos naturalmente sem prejudicar os fios com mais química? Sabia que o bicarbonato de sódio pode ser um ingrediente interessante que traz benefícios aos fios? O bicarbonato de sódio realmente remove os resíduos?

Nesse artigo falaremos tudo sobre o bicarbonato de sódio, a estrutura capilar e como funciona a relação entre o bicarbonato de sódio e cabelos e como usar e cuidar dos fios naturalmente.

O bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina de pH alto que normalmente é indicada para neutralizar as substâncias ácidas.

Na química, as substâncias são medidas através do seu pH. Os ácidos costumam ter pH mais baixo enquanto as bases possuem um pH mais alto.

As substâncias no meio são conhecidas como neutras. Quando um meio é muito ácido, costuma-se utilizar substâncias alcalinas para a sua redução e o contrário também funciona. O bicarbonato de sódio fornece diversos benefícios, dentre eles:

  • Reduz a acidez bucal;
  • Ajuda indiretamente quem possui pedras nos rins formadas por oxalato de cálcio;
  • Melhora a saúde bocal podendo reduzir a sensibilidade e leve clareamento dos dentes;
  • Combate a acidez estomacal;
  • Entre outros.

Além disso, também é possível relacionar o bicarbonato de sódio e cabelos, pois ele traz diversos benefícios aos fios e é o que veremos abaixo. Mas, antes conheceremos a estrutura capilar.

Estrutura capilar

A estrutura capilar é composta por três camadas. São elas:

  • Cutícula: camada externa do cabelo, aquela que é possível ver. A sua principal função é proteger as camadas internas dos fios e ainda é responsável pela textura e brilho deles. Essa é a camada que mais sofre com os agressores externos, como tinturas, escovas progressivas, secador, pentes, escovas, babyliss, chapinha, Sol, poluição, umidade, vento, água do mar, etc.. Esses agressores, quando em excesso, acabam retirando a camada protetora de gordura da cutícula e penetram nas camadas internas deixando os fios porosos e sem vida;
  • Córtex: camada interna do cabelo que é conhecida como “coração do cabelo” por representar cerca de 90% do fio capilar e é responsável pelo volume e pela espessura. Essa camada é composta quase que totalmente por proteínas e por grânulos de melina, o pigmento que define a tonalidade dos fios. Além disso, o córtex é responsável pelas funções mecânicas dos fios, como a elasticidade, resistência e permeabilidade, e é a camada que define se os fios serão lisos, anelados ou étnicos;
  • Medula: camada que fica entre a cutícula e o córtex. Não há informações concretas sobre a sua função, e a sua presença é, muitas vezes, descontinua ou até mesmo inexistente. Muitos especialistas acreditam que a medula apareça apenas em cabelos brancos. Alguns estudos indicam que uma possível função da medula esteja relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio, onde ela apenas serve como uma “direcionadora” do novo fio ao poro.

Bicarbonato de sódio e cabelos: como usar e cuidar dos fios naturalmente

Além do bicarbonato de sódio ser acessível e trazer benefícios para a nossa saúde, ele também traz benefícios que reforçam a relação entre o bicarbonato de sódio e cabelos. Ele ajuda a remover resíduos de produtos dos fios como restos de shampoo, spray de cabelo e condicionador que deixam os fios com oleosidade em excesso, o que causa a queda. O bicarbonato de sódio e cabelos é perfeito para deixá-lo mais limpo.

Além disso, o bicarbonato de sódio e cabelos ajuda a remover o cloro que pode danificá-lo. Ele é uma substância que protege o couro cabeludo e os fios capilares. Também promove o crescimento de seus fios. Quando o seu cabelo é pesado para baixo com produtos químicos ou resíduos, pode impedir o seu crescimento.

O bicarbonato de sódio e cabelos podem ser relacionados, pois essa substância limpa os fios bem mais do que o shampoo. Além de retirar a sujeira, ele deixa os fios mais fortes.

Se você é o tipo de pessoa que acorda, lava o cabelo, porém nota os fios oleosos na metade do dia, deve saber o quanto é difícil ter cabelos oleosos. Porém há uma receita de bicarbonato de sódio e cabelos que pode ajudar você.

Misture o bicarbonato de sódio e água em uma proporção de 1 a 3 em um pequeno frasco com borrifador. Quanto mais cabelo, mais você vai precisar. Para um cabelo no comprimento do ombro, utilize 1 (uma) colher de sopa de bicarbonato de sódio e 6 (seis) colheres de sopa de água. Você pode utilizar no cabelo seco ou molhado. Aplique essa mistura primeiramente nas raízes e ao longo do fio. Deixe a mistura agir por alguns minutos e enxágue com água morna.

Como o bicarbonato de sódio remove a oleosidade e os resíduos dos fios capilares, logo ele promove o crescimento dos mesmos, pois a oleosidade em excesso pode parar o seu crescimento por “entupir” os poros.

Gostou do artigo sobre utilizar bicarbonato de sódio e cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos