Conheça as top 5 vitaminas para evitar queda de fios

Você sabia que há vitaminas para evitar queda de fios e que são essenciais para a saúde capilar? É isso mesmo, quando o cabelo fica fraco e sem vida, uma dose adequada de vitaminas pode resolver o problema.

Todo o corpo humano precisa de energia para ter uma boa vitalidade, energia que vem de fora, então a alimentação e os hábitos do cotidiano devem ser verificados constantemente para que o metabolismo tenha um bom funcionamento.

Portanto, quando for ao médico, não deixe de lhe pedir um exame para verificar se está tudo em ordem quanto à quantidade de vitaminas presentes em seu organismo, pois elas fazem parte da fonte de energia da qual tanto necessitamos. Caso seja acusada alguma deficiência, o médico é a melhor pessoa para lhe indicar um complexo vitamínico.

Veja a seguir, uma seleção de vitaminas para evitar queda de fios que devem fazer parte do seu dia a dia.

Importância das vitaminas para evitar queda de fios

Existem vitaminas que dão grande ajuda não só em processos para dar vitalidade aos cabelos, como também para prevenir a queda dos fios. Além disso, problemas como caspa podem ser amenizados ou até mesmo resolvidos, caso haja uma complementação vitamínica adequada.

O nosso sistema imunológico é o que nos defende de agressões ao nosso corpo no dia a dia. Se mantermos as doses de vitaminas de nosso corpo em dia, mantemos também o nosso sistema imunológico em bom funcionamento, salvo algumas exceções de doenças.

Com o funcionamento regular do sistema imunológico, nosso corpo fica resistente e, consequentemente, menos suscetível a agentes causadores de caspa e alergias diversas. 

Por isso, quando falamos de vitaminas para evitar queda de fios, estamos na verdade falando de um conjunto de elementos que servem para evitar que nosso corpo fique frágil diante de fungos, vírus e bactérias.

1.    Vitamina B6 para cabelos finos

Aminoácidos com enxofre, zinco e vitamina B6, ou piridoxina, são componentes auxiliadores para fios muito finos. Por serem frágeis, arrebentam-se muito facilmente, apresentam frizz e limitam as opções de cortes e penteados.

O aspecto ralo também pode ser proveniente da perda de cabelo, por isso é preciso de nutrientes para que o sistema capilar ganhe força. Dessa forma, é necessário que se busque uma alimentação cuja composição ofereça vitaminas e proteínas que favoreçam a saúde capilar.

A vitamina B6 é fácil de ser consumida, podendo ser ingerida por meio de alimentos de origem animal, como carnes, leite e ovos.

2.    Hidratação com vitamina B5

A vitamina B5, ou ácido pantotênico, cumpre o papel de hidratar o couro cabeludo, nutrindo as células e o bulbo capilar.

Trata-se de uma vitamina que oferece grande ajuda no transporte de oxigênio pelo sangue, e está presente em alimentos como abacate, gema de ovo e carne bovina.

Essa vitamina auxilia na síntese de ácidos graxos e colesterol, promovendo uma excelente manutenção da saúde do couro cabeludo.

3.    B 12: uma das vitaminas para evitar queda de fios de destaque

A vitamina B12, ou cobalamina, atua na regulação de todo o metabolismo, regula também a hipotensão, ajuda a combater eczemas e dá brilho aos fios.

Como a vitamina B12 atua, inclusive, na regulação da deficiência de ferro absorvido pelo corpo –  e que é, notadamente, uma das causas de perda aguda de fios –  . Por essa razão, é uma das vitaminas para evitar queda de fios mais recomendadas.

4.    Estímulo do folículo piloso com vitamina B9

A vitamina B9, ou ácido fólico, é uma grande auxiliadora na absorção de nutrientes pelo corpo. Essa vitamina também ajuda na regeneração celular, além do mais, estimula os folículos pilosos, o que significa auxílio para o nascimento e crescimento de novos fios.

Esse auxílio dado ao ponto de nascimento do fio, o folículo piloso é o que coloca a vitamina B9 como uma das imprescindíveis vitaminas para evitar queda de fios.

5.    Vitamina C não é só para a gripe

A vitamina C, sempre lembrada quando uma gripe entra em ação, traz muitos benefícios à saúde capilar, isso porque a sua presença no organismo melhora a circulação sanguínea.

Ter um bom sistema circulatório faz diminuir a queda de cabelo, pois é preciso ter uma boa circulação, para que o sangue, ao chegar no couro cabeludo, leve consigo todas as vitaminas e proteínas ingeridas.

O cigarro é um grande inimigo do aparelho circulatório, responsável por engrossar o sangue, dificultando que as vitaminas ingeridas cheguem de forma integral a várias partes de nosso corpo.

Por isso, mesmo que seja feito uso de vitaminas para evitar queda de fios, para fumantes, os fios podem continuar caindo devido à má circulação.

Proteínas

As proteínas atuam na qualidade da queratina, composta pelas proteínas metionina e cisteína.

A queratina é a capa protetora dos fios de cabelo, por isso é importante mantê-la em ordem, cuidando muito bem não só dos cabelos, mas também dos hábitos alimentares.

No combate à queda de cabelo, as proteínas auxiliam dando proteção aos fios e, também, controlando a secreção do sebo, produzido pelas glândulas sebáceas.

Ainda quer saber mais sobre vitaminas para evitar queda de fios? Deixe a sua dúvida nos comentários que logo responderemos.

Você sabia que há vitaminas para evitar queda de fios e que são essenciais para a saúde capilar?

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos