Lavar cabelo uma vez por semana: bom ou ruim?

Você tem o costume de lavar cabelo uma vez por semana? Você crê que está fazendo o melhor à sua saúde capilar? Pois leia o que preparamos sobre frequência de lavagem dos cabelos e veja se seus hábitos precisam ou não serem revistos.

Hábito de lavar cabelo uma vez por semana

Não é difícil encontrar pessoas que evitam lavar os cabelos com muita frequência. Em especial aquelas que acordam cedo demais para ir ao trabalho e retornam ao seu lar apenas por volta das 23 horas.

De manhã, o sereno restante da madrugada não é muito agradável de ser sentido com a cabeça úmida. Ainda mais se houver um resfriado chegando. Já à noite, há a implicação de dormir com os fios úmidos.

De fato, com esse ritmo diário é de se ponderar a frequência das lavagens, pois, por um lado, a friagem da manhã, somada ao cabelo ainda úmido, pode piorar quadros de doenças do aparelho respiratório como sinusite e rinite, por exemplo. Já à noite, dormir com a cabeça molhada torna o couro cabeludo um ambiente propício para o surgimento de caspas.

Frequência de lavagem e penteado

Afinal, o que é melhor? Lavar cabelo uma vez por semana? Todos os dias? Dia sim, dia não?

Depende, cada caso é um caso.

É preciso levar em consideração o que é utilizado para a manutenção de um estilo de penteado, como produtos para alisamento, cremes de pentear, pomadas, entre outras variedades de cosméticos.

A frequência de lavagem varia, é claro, do cabelo seco ao oleoso. O mínimo deve ser de uma vez por semana, principalmente se o seu cabelo estiver passando por um tratamento por ter sido deteriorado por excesso de cosméticos usados de forma inadequada, por exposição ao sol, ou outros fatores.

de qualquer modo, lembre-se de que uma vez por semana é o mínimo, o que não significa ser o ritmo ideal de higienizações.  

Para evitar que o cabelo seja prejudicado por produtos de beleza capilar, é necessário lavá-lo todas as vezes em que um produto cosmético sem enxágue for aplicado. Isso é valido, inclusive, para xampus de lavagem a seco. O melhor a ser feito para a saúde dos fios é mantê-los sempre limpos.

Todo cosmético capilar utilizado, se não retirado por completo depois de um dia de uso, deixa resíduos nos fios e no couro cabeludo, comprometendo a respiração das raízes, uma vez que a sujeira obstrui os poros da pele. 

Enfim, cabe a você descobrir o que é melhor, experimentando diferentes ritmos por semana.

Lavar cabelo uma ou várias vezes por semana?

Com certeza você já se perguntou, pelo menos uma vez, quantas vezes lavar a cabeça durante a semana. Com o passar dos dias, nosso cabelo fica progressivamente mais brilhante, escuro e  oleoso. Quantas vezes devemos lavá-lo para que não haja tanta oleosidade?

Há pessoas que podem ficar uma semana sem colocar xampu na cabeça que os cabelos não ficam engordurados. Em geral, pessoas com cabelos secos. Já outras são forçadas a lavá-los várias vezes por semana, em uma busca incessante por dar fim ao aspecto oleoso dos fios. Se somos desiguais na personalidade, nos gostos, nos ideais e, também, no nosso metabolismo e na herança genética, os cabelos não ficariam de fora, sendo diferentes de indivíduo para indivíduo.

Na realidade, a frequência de lavagem depende de muitos fatores à nossa volta somados à natureza de nossos cabelos.

Oleosidade ao lavar cabelo uma vez por semana

Os fios ficam oleosos pela mesma razão que fica o rosto: glândulas sebáceas da pele. Essas glândulas produzem uma substância gordurosa chamada sebo. O sebo é o umedecedor natural dos fios, por isso impede que ele seque. As glândulas sebáceas estão localizadas próximas às raízes do cabelo, na camada de pele chamada derme.

Dado o que foi dito, o couro cabeludo é todo constituído, também, por glândulas produtoras de sebo, o qual, em excesso, pode ser removido com xampus  que contenham surfactantes. Entretanto, o quadro é mais complexo, com o couro cabeludo reagindo também de formas específicas a xampus, seja conforme sexo, idade, higiene pessoal e ambiente.

Outros fatores como calor, sol, poluição, estresse e esporte, por exemplo, vão pedir uma frequência de lavagem adequada conforme o estilo de vida. Por exemplo, um indivíduo que pratique esportes, devido ao suor, deverá lavar a cabeça todos os dias para evitar aumento de oleosidade, uma vez que tal transpiração faz com que, misturada ao sebo, forme-se uma densa camada oleosa sobre os fios e o couro cabeludo.

Contudo, dependendo dos produtos de limpeza para a região, lavar fios todos os dias pode causar ressecamento, desgastando a camada de queratina, que protege os fios de agressões.

Já lavar cabelo uma vez por semana fará com que haja muito acúmulo de sebo por um tempo muito prolongado. O ideal é que haja um intervalo de um a três dias entre as lavagens e que o xampu seja adaptado ao tipo e à natureza do cabelo.

Para quem tem cabelos secos, lavar cabelo uma vez por semana pode não resultar em oleosidade capilar. Entretanto, caso haja uso de cosméticos sem enxague, é preciso, sem exceção, lavá-lo depois de um dia usando o produto. Pois isso pode promover danos ao couro cabeludo, mesmo sendo seco.

O que achou do texto sobre lavar cabelo uma vez por semana? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco que logo responderemos.

Você tem o costume de lavar cabelo uma vez por semana? Pois leia o que preparamos sobre frequência de lavagem dos cabelos e veja se seus hábitos precisam ou não serem revistos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos