Xampu com café: uma solução para calvície?

Você já deve ter ouvido por aí que xampu com café é uma ótima solução para calvície, não é mesmo?

Se ainda não ouviu, é capaz de essa ‘promessa’ chegar a você. Há ainda quem separe a borra do café depois da bebida coada para passar no couro cabeludo como tratamento. A expectativa é a de que os fios que caíram com raiz voltem a nascer.

Mas será que o café é tão milagroso assim a ponto de ser capaz de fazer o cabelo renascer?

Para responder a essa pergunta, separamos algumas informações que falam sobre um produto específico: o xampu com café e vamos apresentá-las no artigo de hoje. Confira!

Cafeína prolonga o ciclo de crescimento dos fios

Há cinco anos surgiu uma notícia que era muito esperada: os benefícios que a cafeína tem sobre o sistema capilar. Agora todo mundo vai começar a usar xampu com café para ver se é verdade mesmo.

Em 2014, depois de longo estudo, cientistas publicaram no International Journal of Dermatology os resultados de suas pesquisas afirmando que a cafeína estimula o crescimento dos cabelos, pois faz com que seu ciclo tenha um maior de tempo de duração.

Os cientistas afirmaram que o café bloquearia o DHT, ou di-hidrotestosterona, que é o hormônio causador da queda dos fios de cabelo. Esse hormônio é responsável por componentes do fenótipo típico do homem, como barba e pelos no peito.

O DHT

Também presente no corpo feminino, o DHT alterado em mulheres faz com que seu organismo desenvolva pelos no rosto e em demais partes do corpo. Nesses casos, a mulher deve procurar por um tratamento que não se limite ao estético, pois uma alteração hormonal pode ser sintoma de algo mais grave.

O DHT também atua como estimulante das glândulas sebáceas. Isso faz com que muito mais sebo seja produzido, então esse sebo se acumula no couro cabeludo impedindo que a raiz respire.

No final desse processo, ocorre miniaturização dos fios até que o seu ponto de nascimento, localizado no folículo piloso, seja desativado totalmente.

Esse tipo de calvície de origem hormonal é chamado de alopecia androgenética.

Efeito do café para a saúde hormonal

Acredita-se que haja um efeito maior de benefícios no organismo feminino, pois na mulher os folículos pilosos são mais suscetíveis às ações promovidas pela cafeína.

Os hormônios masculinos e femininos estão em quantidades diferentes em cada gênero. A grande quantidade de DHT que o homem tem a mais em seu corpo explica o porquê de haver mais homens calvos do que mulheres calvas.

Levando xampu com café para o banho

O aspecto brilhante que o café dá aos fios de cabelo é decorrente de seu pH, que é mais baixo do que o da água.

Caso tenha o hábito de comprar grãos para torrar em casa, você pode aproveitá-los utilizando-os em massagens capilares feitas por você mesmo.

As massagens ativam a circulação do sangue, responsável por levar nutrientes ao couro cabeludo. Ademais, mesmo que você não tenha um problema de circulação, a massagem é uma boa pedida, porque ativando os caminhos pelos quais o sangue percorre, todo o sistema capilar tem um melhor desempenho no processo de crescimento.

Esse procedimento, antes de lavar bem os cabelos, resulta em uma esfoliação no couro cabeludo, removendo impurezas e resíduos que prejudicam a saúde de todo o sistema capilar, favorecendo o processo de calvície.

É grande a quantidade de pessoas que se beneficiaram ao acrescentar a cafeína em seu kit de cosméticos essenciais.

Como fazer e aplicar o xampu com café

Fazer um tratamento natural e caseiro utilizando xampu com café não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, o processo é simples e não deixa sujeira.

É claro que irá escorrer água marrom de café pelo corpo e pelo box, mas irá embora rapidamente. 

Deixe reservado à disposição um xampu e o café. Em caso de grãos, certifique-se de que estão bem moídos.

Para misturar, serão necessários 100 ml de xampu e uma colher de sopa de pó de café. A mistura deve ser acondicionada em um frasco. Agite bem para que a mistura fique homogênea.

Reserve o seu xampu com café em um local fresco e arejado onde não haja forte luz solar. Deixe a mistura agir por, no mínimo, uma semana.

Pronto! A poção do crescimento de cabelo está pronta para ser aplicada.

Aconselha-se o uso de um produto natural para o preparo do café com xampu. 

Café é muito bom!

É possível encontrar no comércio de cosméticos xampus e condicionadores com cafeína em suas fórmulas. Seu uso favorece um bom desenvolvimento tanto para a saúde quanto para a beleza. O café previne a perda de cabelo, fortalecendo-o e escondendo os cabelos brancos. Ainda dá brilho aos fios.

Quer saber mais sobre xampu com café ou outros remédios para calvície? Entre em contato conosco, responderemos assim que possível.

Você já deve ter ouvido por aí que xampu com café é uma ótima solução para calvície, não é mesmo?

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos