3 benefícios de Aloe vera contra a perda de fios

Os benefícios de Aloe vera ainda são desconhecidos para muitas pessoas. Ainda que se veja o seu nome em embalagens de vários cosméticos para tratamento capilar, não se conhece onde ela age especificamente.

Também pouco se sabe por que esse produto natural é um meio de combater a perda de fios. Assim como poucas pessoas associam o seu nome popular, babosa, à planta.

É comum que todos os dias percamos entre 50 e 100 fios de cabelo, como os que se prendem na escova ao penteá-los, os que caem no travesseiro enquanto nos deitamos e os que se juntam em montinhos molhados no chão e no ralo do banheiro.

Você deve ficar alerta apenas se a densidade do cabelo da cabeça diminui, podendo ser percebida facilmente.

Quem tem alopecia

Alopecia é o nome que os médicos dão à queda de cabelo. A alopecia androgenética é o tipo de calvície mais conhecido, manifestando-se em homens e mulheres. Os homens são os mais afetados, assim já começam a se preocupar desde cedo, em torno de seus 20 anos, ao primeiro sinal de entradas calvas em sua testa.

Para entender o porquê de haver pessoas com alopecia ou não, é interessante compreender que o cabelo tem um ciclo: início, período de vida e fim. A queda do fio marca o fim do seu ciclo, que se reinicia com o substituição por outro fio.

Assim, dentro de um período de cinco anos, o cabelo passa por estas três fases: a anágena, a catágena e a telógena.

A fase anágena é a mais longa, dura anos, variando de pessoa para pessoa. Nesse período ocorre o momento de crescimento do fio.

A fase catágena dura três semanas, intervalo de tempo em que o cabelo deixa de evoluir, então para de crescer e as raízes ficam muito mais próximas da superfície do couro cabeludo.

Por fim, a fase telógena corresponde ao fim do ciclo, momento em que o fio cai. Então, um novo ciclo deverá começar, ou seja, de novo ocorre a fase anágena, em que os fios voltam a nascer e crescer.

Um indivíduo tem alopecia quando sua fase anágena dura menos tempo do que a de alguém com ciclo regular. Por causa do ciclo mais curto, o crescimento do cabelo é mais rápido, chegando mais vezes à fase telógena. Isso deixa o cabelo mais enfraquecido. Logo, os fios caem com maior frequência.

Para ajudar no combate à calvície, vale a pena conferir os benefícios de Aloe vera, que ajuda a tratar aquela tão indesejada queda de cabelo.

Conheça os benefícios de Aloe vera

Aloe vera é uma planta com propriedades curativas que fornecem grande ajuda a quem sofre com queda excessiva de cabelo. Os benefícios de Aloe vera são provenientes do gel extraído dessa planta, que, para nossa sorte é perene, ou seja, mantém-se produtiva em todas as estações do ano.

1. Defesa imunológica para todo o corpo

A ação benéfica da planta sobre nosso organismo está na atuação sobre nossas defesas imunológicas, o que faz acelerar a cicatrização, além de aliviar distúrbios digestivos e amenizar incômodos de muitas outras doenças.

Há relatos de pessoas que obtêm ótimos resultados ao se aproveitarem dos benefícios de Aloe vera em tratamentos para queda de cabelo. Entretanto, é muito importante consultar um especialista em calvície quando a quantidade de fios que caem é acima de 100 por dia.

Embora os ganhos para a saúde do cabelo sejam grandes, é importante saber que não se trata de uma cura natural para a alopecia.

Veja o que tanto essa planta tem de benéfico.

2. Regulação da produção de sebo

Quem tem cabelos secos pode aproveitar os benefícios de Aloe vera. O óleo da planta hidrata os fios ressecados.

A hidratação é decorrente da regulação da produção de sebo produzido pelas glândulas sebáceas, o que proporciona uma melhor oxigenação dos folículos pilosos, ponto de nascimento do fio.

Pessoas com cabelos oleosos também podem desfrutar dos benefícios de Aloe vera. A planta promove uma regularização, adequando a produção de sebo de acordo com o metabolismo da pessoa, pois a planta é capaz de equilibrar o pH do couro cabeludo e higienizar os poros.

A falta de regularidade da produção de sebo interfere na saúde capilar, acelerando processos de calvície. Portanto, dar atenção à produção de sebo no couro cabeludo faz com que o ciclo capilar progrida com melhor qualidade.

2. Nutrição e vitaminas

Os benefícios de Aloe vera são perceptíveis na epiderme do couro cabeludo, pois em sua composição há 20 minerais e as vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E.

Com aplicações do produto natural no couro, o cabelo é nutrido, o que promovendo um ciclo com melhor crescimento do cabelo. Embora haja uma autoprodução feita pelo corpo para sua própria proteção, nutrientes externos são necessários como suporte, afinal, a agressão externa que os cabelos sofrem, como vento, poluição e produtos químicos não é pouca.

Então, com cabelo mais resistente, fica mais fácil combater a calvície.

O que você acha do uso de produtos naturais? E dos benefícios de Aloe vera contra calvície? Já fez algum tratamento desse tipo? Conte a sua experiência e diga o que achou.

Os benefícios de Aloe vera ainda são desconhecidos para muitas pessoas. Ainda que se veja o seu nome em embalagens de vários cosméticos para tratamento capilar.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos