6 mudanças em fios de cabelo durante gravidez

A gravidez atua de forma intensa na saúde das mulheres e pode trazer várias alterações, desde variações de peso, humor, problemas de indisposição etc. Esse período atinge, sem dúvidas, os cabelos da grávida e alteram sua aparência, muitas vezes provocando preocupações nas gestantes.

Neste artigo, vamos apresentar as mudanças em fios de cabelo durante gravidez e como minimizá-las.

6 mudanças em fios de cabelo durante gravidez

Por que ocorrem mudanças em fios de cabelo durante gravidez

As mudanças em fios de cabelo durante gravidez são relacionadas a alterações hormonais que ocorrem na gestante.

Existem vários tipos de efeitos sentidos no corpo e que causam impacto diferenciado em cada gestante, podendo corresponder a situações mais intensas, ou não.

De qualquer forma, podem ocorrer o surgimento de manchas no rosto, varizes, estrias, o aumento de peso exagerado, inchaços, alterações nos cabelos, unhas e pelos do corpo.

Durante a gravidez, é comum observar um aumento do volume dos cabelos e maior brilho também, podendo existir um efeito de queda de cabelos após o período de gestação.

Cuidados para reduzir impactos das mudanças em fios de cabelo durante gravidez

Se as mudanças em fios de cabelo durante gravidez forem percebidas ou caso a gestante sinta a necessidade de se prevenir quanto a alguns problemas que possam surgir, é importante observar alguns cuidados.

Manter uma alimentação adequada, com consumo de frutas, verduras e proteínas é importante em qualquer fase da vida; porém, na gestação, essa necessidade se amplia, devido à própria condição saudável para a futura mamãe e seu bebê.

Utilizar suplementos que façam ativar funções vitais e fortaleçam a saúde, mantendo assim uma qualidade de vida muito melhor.

Evitar o uso de produtos químicos e manter uma boa qualidade de xampus e condicionadores ajuda a manter cabelos sem alterações.

As mudanças em fios de cabelo durante gravidez

Algumas mudanças em fios de cabelo durante gravidez podem ser observadas sob diversas maneiras. A seguir relacionamos alguns tipos de problemas que podem ocorrer com os cabelos durante a gravidez:

1.       Cabelos secos e quebradiços

Devido a ação dos hormônios que atuam durante a gravidez, podem ocorrer dos fios de cabelo apresentarem um aumento da oleosidade ou excesso de cabelos secos.

Tal fenômeno pode representar o enfraquecimento dos fios, com ocorrência de se quebrarem.

2.       Alterações nos fios

Podem ocorrer alterações nos fios de cabelos cacheados, que passam a ficar bem mais lisos, assim como os cabelos mais lisos se afinam.

Isso também ocorre pela mudança de metabolismo na gravidez e co  consequências em alterações hormonais.

3.       Pode ocorrer o enfraquecimento dos fios

Uma das mudanças em fios de cabelo durante gravidez ocorre por um maior enfraquecimento dos fios de cabelos.

Isso pode ocasionar danos e perdas futuras, deixando uma aparência de cabelos mais ralos, porém é possível que sejam mais raras essa situação, devido ao uso de complexos vitamínicos que auxiliam o fortalecimento dos fios.

4.       Agravamento de algumas situações

As mudanças em fios de cabelo durante gravidez podem levar a um agravamento do ressecamento dos fios de cabelo e que pode comprometer essa cobertura capilar.

Nesse caso é importante ter cuidados com relação aos produtos que usa para limpeza e hidratação dos cabelos, caso identificado alguma variação é importante usar xampus específicos para hidratar os cabelos.

5.       Perda de nutrientes

Durante a gravidez há uma tendência que os fios de cabelo percam seus nutrientes com maior intensidade, enfraquecendo esses fios.

Para manter uma boa condição de fios de cabelo é importante utilizar um reforço de nutrientes específicos que possam manter os cabelos tonificados e bonitos.

O uso de suplementos adequados, conjugado com uma boa alimentação, auxilia a reduzir esse risco.

6.       Estresse afetando os cabelos

A maternidade traz imensos desafios e dedicação das mamães e durante a gravidez é comum aumentar o estresse e com isso afetar os fios de cabelo.

Evitar conflitos, aborrecimentos e o estresse que possa vir através de situações durante a gravidez ajudam a reduzir a chance de comprometer seus cabelos.

O estresse pode ocasionar mudanças em padrões de brilho, gerando cabelos mais secos e enfraquecendo suas raízes.

Importante então se manter equilibrada para evitar agravar problemas com os cabelos e seu enfraquecimento.

Conclusão sobre mudanças em fios de cabelo durante gravidez

As mudanças em fios de cabelo durante gravidez são comuns e podem, muitas vezes, provocar a queda de cabelos, no período após o parto.

Porém, se essas perdas ou até mesmo o embranquecimento dos fios for fator de incômodo é possível usar maquiagem capilar para disfarçar essas situações.

Um produto indicado para auxiliar nessa missão é o Jet Hair, que esconde eventuais falhas no couro cabeludo e também preenche de forma harmônica a cor natural dos fios.

Deixe sua opinião sobre mudanças em fios de cabelo durante gravidez em nosso blog, pois isso nos ajudará a selecionar os próximos temas de conteúdo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close