pH de cosméticos: qual o ideal em xampu antiqueda e dermatite

O pH de cosméticos é um elemento fundamental a se prestar atenção ao escolher seus cosméticos, se você deseja manter cabelos sempre bonitos e muito mais saudáveis. A atenção com esse indicador é essencial para que se consigam resultados muito melhores ao usar qualquer tipo de produto para a região.

Neste artigo, vamos abordar tudo sobre pH de cosméticos, informando aquele patamar ideal na composição de xampus antidermatite e antiqueda de cabelos.

pH de cosméticos: qual o ideal em xampu antiqueda e dermatite

Definição do pH de cosméticos

O pH é a abreviatura de Potencial Hidrogeniônico, que se refere a concentração de íons de hidrogênio, que corresponde à acidez e alcalinidade de determinada substância.

O pH de cosméticos indica a acidez do produto e tem evidente influência sobre a saúde dos cabelos.

A escala de pH tem variação entre 1 e 14, com neutralidade de pH na escala 7, sendo que quanto menor for o pH, mais ácido é o produto. No couro cabeludo o pH varia entre 4,5 e 5,5, enquanto na haste dos fios esse índice é de 3,67, demonstrando assim mais acidez.

Quando o pH dos cabelos se aproxima de 3,67, há o equilíbrio de cargas, isto é, o ideal para a saúde dos fios.

Como o pH de cosméticos atua no couro cabeludo

O pH de cosméticos atua sobre as funções de aberturas e fechamento das cutículas da base dos fios e, assim, provoca impactos sobre a quebra dos fios ou a manutenção saudável dessas estruturas.

Isso ocorre pela ação das cargas elétricas enviadas aos fios pelo pH e, por essa característica, deve ser avaliado de maneira adequada para não influenciar na perda de vitalidade e manutenção dos fios.

Produtos com pH superior a 5,5 podem causar danos ao couro cabeludo como dermatites e comprometer a saúde dos fios, ocasionando queda.

Observar a composição de cosméticos para cabelos

Os xampus contam com uma composição diversificada e muitos possuem dezenas de componentes que podem ser indicados a cada tipo específico de cabelo, existindo ainda, como alternativa, alguns produtos com menor variedade de agentes integrantes de sua composição, de entendimento simplificado ao consumidor.

Normalmente, xampus contemplam ingredientes que atuam como condicionadores básicos, já outros são específicos para manter os padrões naturais dos fios, e ainda os que atuam para o combate a quadros específicos como a oleosidade excessiva, caspa, fortalecimento dos fios etc.

Importante avaliar todos os componentes e não só o pH de cosméticos de forma isolada, para que se aplique a melhor alternativa a cada caso.

Como escolher cosméticos para cabelos

A escolha do xampu tem de levar em consideração o pH mais próximo de 3,67, de modo a evitar maior agressão aos fios e mantê-los fortes no couro cabeludo, pois a ação é mais neutra.

Xampus devem ser considerados para além de produtos que visam a limpeza dos fios e sim, como formulações que auxiliam a hidratação e que evitem o desgaste das raízes.

Importante manter contato com dermatologista sobre a melhor indicação, aliando a isso a preferência por marcas de qualidade e que possam garantir processos de produção mais adequados, sem riscos à sua saúde.

Cuidados complementares com fios

Para manter os cabelos saudáveis com o uso de xampus adequados, é importante que o pH de cosméticos seja complementado com o uso de produtos na mesma linha, mantendo o equilíbrio dos fios de cabelo.

Utilizar condicionadores e realizar a limpeza de maneira adequada, sem excessos e dentro de prazos indicados a cada tipo de cabelo, são fatores que permitem a melhoria da qualidade dos fios de cabelo e de forma a manter, adequadamente, a saúde do couro cabeludo.

Um condicionador de qualidade ajuda, inclusive, a neutralizar o efeito das condições eletrostáticas, reduzindo o risco de danos às raízes e de comprometimento dos fios pelo surgimento de frizz e maior incidência de quebras, que enfraquecem os cabelos.

Considerações finais sobre pH de cosméticos

O pH de cosméticos é um fator importante a ser levado em consideração, mas não só isso. É importante contar com orientação de profissional devidamente credenciado para orientar quanto ao melhor produto, que seja indicado à sua necessidade – seja um médico tricologista, da área de dermatologia, ou um profissional de beleza, com cursos na área de saúde do cabelo.

Além disso, priorizar as marcas que mantenham informações adequadas em suas embalagens é importante para que se possa avaliar as melhores opções e fazer o melhor investimento. Isso é importante, pois, em alguns casos, até mesmo a indicação do pH não fica identificada nos rótulos, o que deve ser evitado, pela falta de transparência na composição do produto.

Se você já enfrenta calvície ou áreas com rarefação de fios, seja por conta do uso de cosméticos errados ou outras causas, é essencial o uso de maquiagem capilar, para disfarçar e harmonizar as áreas em seu couro cabeludo. Jet Hair é o produto indicado para auxiliar nessa missão. Com resultados comprovados por centenas de milhares de clientes em todo o país e no mundo, além de ser autorizada pela ANVISA. Gostou do artigo sobre pH de cosméticos? Então, deixe sua opinião sobre esse artigo em nosso blog pois isso nos ajudará a melhorar constantemente a qualidade de nossas postagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close