9 causas de perda de fios em mulheres

A queda capilar é um dos problemas que mais deixam as mulheres preocupadas. Afinal, o cabelo é uma das partes essenciais para uma boa aparência. Quais são as causas da queda capilar feminina? Nesse texto falaremos tudo sobre a queda capilar e quais são as 9 principais causas de perda de fios em mulheres.9 causas de perda de fios em mulheres

A queda capilar feminina

Se você acha que a queda capilar afeta apenas os homens, esqueça isso, pois as mulheres também podem ser afetadas por ela. De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo, 50% das mulheres possuem algum problema relacionado à queda capilar.

Ela pode ser grave ou não, pode ser gradual ou até mesmo fazer com que todos os fios caíam. Há diversas causas de queda capilar feminina, variando desde fatores hormonais, genéticos e até mesmo hábitos do seu dia a dia e dos cuidados capilares.

É normal encontrar fios capilares durante o banho ou na escova. Portanto, a queda capilar em excesso pode ser um sinal de que o seu organismo não está bem. Há diversos aspectos que estão relacionados à queda, sendo preciso investigá-los, e a melhor forma para isso é realizar um diagnóstico correto.

Esclarecer o que está causando a queda capilar possibilita formas de tratamento para solucionar o seu problema. Para isso, é muito importante consultar um médico especialista assim que perceber uma queda capilar está em excesso para ele analisar e diagnosticar o seu caso e indicar as melhores formas de tratamento.

9 causas de perda de fios em mulheres

Abaixo, listamos o que pode causar a perda de fios em mulheres. Confira:

1.       Genética

Uma das principais causas da perda de fios em mulheres é a genética. A alopecia androgenética pode afetar até 40% das mulheres após a menopausa, e essa condição hereditária inicia de forma gradual e a velocidade da sua evolução pode variar.

2.       Doenças sistêmicas

Condições como lúpus, retocolite ulcerativa, doenças que causem má absorção intestinal ou doença celíaca podem causar a queda capilar. Doenças que causam grande debilidade física e que requerem longos períodos de internação também podem provocar a queda dos fios capilares.

3.       Hormônios

Alterações hormonais também podem causar a perda de fios em mulheres. Por exemplo: doenças da tireóide, síndrome dos ovários policísticos e Cushing. Também vale destacar a participação dos anticoncepcionais. Tanto a introdução quanto a sua troca ou pausa podem ser uma das causas da queda capilar. Além disso, os anticoncepcionais possuem um papel determinante na evolução da calvície feminina.

4.       Distúrbios psiquiátricos

Distúrbios psiquiátricos como a depressão grave, transtornos alimentares como a bulimia, anorexia nervosa e vigorexia e a tricotilomania (quando a pessoa chega a puxar e retirar os fios capilares com as mãos) podem causar queda capilar. Por isso é recomendado consultar um psicólogo e psiquiatra para tratar desses distúrbios para assim evitar a queda.

5.       Medicamentos

Alguns medicamentos, assim como os utilizados na quimioterapia, são também uma das possíveis causas de perda de fios em mulheres. Portanto, além desses, há outros medicamentos que também podem gerar a queda capilar.

Inclusive, complexos vitamínicos, que muitas vezes são utilizados por automedicação, podem causar a queda excessiva dos cabelos. Por isso que é sempre recomendado consultar um médico para ele indicar o medicamento certo para o seu caso.

6.       Anemia

A anemia é frequentemente associada à queda capilar feminina. Quando ela ocorre por falta de ferro pode ser decorrente por falta de uma alimentação saudável, acarretando no aumento do fluxo menstrual e em sangramentos (pós-trauma, câncer de intestino ou cirurgia). Além disso, pode ocorrer por motivos como talassemia, anemia perniciosa, leucemia, entre outros.

7.       Estresse

O estresse é uma das principais causas da perda de fios em mulheres. Ele está sempre presente em nossa rotina, seja no trabalho ou em casa; principalmente, as mulheres possuem o estresse nas suas vidas, por estarem sempre sobrecarregadas.

É muito importante diminuir o ritmo e buscar alternativas para mudar a rotina e diminuir o estresse caso queira evitar a queda capilar. Se for possível, consulte um terapeuta para trata-lo.

8.       Dietas restritivas

Dietas restritivas como as praticadas por veganos e vegetarianos podem causar a perda de fios em mulheres. Essas dietas restritivas podem causar carência de proteínas, minerais e vitaminas. A deficiência de minerais, como o zinco e o selênio, podem contribuir para a queda. Antes de fazer qualquer tipo de dieta o ideal é consultar um especialista para que ele possa lhe auxiliar e indicar a dieta ideal para alcançar o seu objetivo de forma saudável.

9.       Penteados

Penteados como tranças, rastafári ou cornrows podem causar a queda capilar por conta da tensão nos fios. Por isso que é recomendado fazer penteados mais leves, com laços não tão apertados e não dormir com os cabelos presos para assim evitar a queda capilar.

Gostou do texto sobre a queda capilar feminina e o que pode causar? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close