5 formas como envelhecimento pode afetar seus cabelos

Sabe-se que são diversas as dicas para quem deseja obter o cabelo dos sonhos, que vão desde uma alimentação balanceada, rica em proteínas, até procedimentos mais complexos.

Se para a obtenção e manutenção de cabelos saudáveis são necessários certos e constantes cuidados, estes devem ser redobrados conforme a idade avança.

O envelhecimento promove uma grande transformação no corpo, e, no caso dos fios, isso não poderia ser diferente. Sendo assim, é necessário prestar atenção em alguns aspectos.

Neste artigo, apresentaremos cinco formas como envelhecimento pode afetar seus cabelos, de modo que você possa atuar na prevenção e na diminuição de possíveis agravamentos aos fios. Boa leitura!

5 formas como envelhecimento pode afetar seus cabelos

1.         Perda da espessura

Um dos modos que a idade altera fios refere-se à diminuição da espessura da estrutura do cabelo.

Em torno dos 30 anos de idade, com uma diminuição do metabolismo, ocorre também o afinamento da fibra capilar.

Com a idade, o organismo vai perdendo o que conhecemos como “cimento intercelular”, cuja função é garantir uma fibra capilar sadia.

Enquanto nas mulheres os fios tendem a afinar, nos homens pode ocorrer a perda total.

Com o tempo, também, nota-se uma redução na taxa de lipídeos, diretamente associada a essa transformação: por isso, a ciência aponta como envelhecimento pode afetar seus cabelos.

2.         Aumento da porosidade dos fios

O aumento da porosidade capilar é outro fator associado ao envelhecimento que afeta a saúde dos fios.

Um cabelo poroso é um cabelo extremamente ressecado, de aspecto áspero, extremamente quebradiço e sem elasticidade.

Isso se dá, pois nele encontram-se, agora, menores quantidades de água e proteínas.

No caso da porosidade dos fios, a hidratação dos cabelos não costuma ser suficiente, devendo aliar-se a procedimentos de reconstrução.

3.         Ressecamento dos cabelos

Uma das principais reclamações das pessoas mais velhas referentes ao cabelo trata de seu aspecto ressecado.

O cabelo ressecado tende a estar mais desgastado e seco, sendo outra forma como envelhecimento pode afetar seus cabelos.

Devido à sua fragilidade, o cabelo ressecado fica quebradiço.

Isso ocorre, principalmente, por conta da produção reduzida de oleosidade pelo organismo, com o envelhecimento.

A oleosidade natural dos cabelos é um tanto responsável pela nutrição dos fios. Uma vez que sua produção é reduzida, os cabelos encontram-se fracos.

4.         Canície capilar (cabelos brancos)

O aparecimento de cabelos brancos é, provavelmente, o mais famoso modo como envelhecimento pode afetar seus cabelos.

Assim como as células do corpo, as células dos fios também envelhecem. A perda progressiva da função do melanócito, célula localizada nos fios e responsável pela produção de melanina, proteína responsável pela cor dos fios, é a causa dos cabelos grisalhos.

A perda de cor dos fios começa, geralmente, entre os 30 e 40 anos de idade.

5.         Queda de cabelos

A queda de cabelo é um dos problemas mais comuns relacionados ao envelhecimento. Como vários fatores estão relacionados nesse caso, salienta-se a importância de um cuidado integral.

Alguns fatores que podem contribuir para a queda dos fios é o estresse, uma dieta desequilibrada e a deficiência de certos nutrientes essenciais para o organismo, no que diz respeito ao crescimento saudável dos fios.

Sendo assim, quando se busca diminuir como envelhecimento pode afetar seus cabelos e evitar sua queda, é importante a adoção de uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas, zinco e ferro.

Algumas dicas para manter a vitalidade dos fios

Seguem algumas dicas de como é possível diminuir o impacto do envelhecimento nos fios:

•             Abra mão de procedimentos químicos;

•             Evite o banho com água quente, pois ela danifica os fios à medida em que resseca o cabelo e estimula uma maior produção de óleo pelo couro cabeludo;

•             Faça uso de tonalizantes no seu tom natural. Eles podem ajudar a resgatar o brilho e a cor dos fios;

•             Considere o uso de suplementos capilares, ricos em nutrientes que promovem o cuidado “de dentro para fora”;

•             Realize esporadicamente hidratações no seu cabelo. Esse cuidado propicia ao cabelo o crescimento de fios mais fortes e saudáveis.

Conclusão sobre 5 formas como envelhecimento pode afetar seus cabelos

Assim como o resto do corpo, o cabelo não fica intacto às transformações ocasionadas pelo envelhecimento.

Neste artigo, buscamos apresentar como envelhecimento pode afetar seus cabelos, de modo que você possa adotar hábitos e cuidados que minimizem seus efeitos.

Para quem sofre de calvície ou apresenta falhas no cabelo, a maquiagem capilar é uma excelente alternativa: rápida, prática e indolor.

O Jet Hair, produzido pela Miss Mag Cosméticos, é feito à base de queratina e promove o instantâneo preenchimento dos cabelos, maquiando imperfeições e garantindo volume aos fios.

Agora, queremos saber de você: o que achou do artigo como envelhecimento pode afetar seus cabelos? Deixe-nos seu feedback nos comentários para que possamos dar continuidade à troca de ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close