A calvície é um problema que atinge ambos os gêneros, sendo os homens os mais afetados por esta condição. A estagnação do funcionamento dos folículos capilares e a consequente queda dos cabelos podem causar significativos impactos emocionais relacionados à autoestima às pessoas com calvície.
Dentre os variados procedimentos e produtos disponíveis no mercado dedicados ao tratamento da calvície, como intradermoterapia, transplantes, aplicações de laser de baixa penetração e, mais recentemente, o boné anticalvície, uma técnica tem se demonstrado bastante prática e eficiente no cuidado com a calvície.
Trata-se da massagem capilar, prática que busca, por meio do estímulo ao couro cabeludo com a ponta dos dedos, promove o crescimento dos fios e fortalece a raíz dos cabelos. O maior benefício desse tratamento é que ele pode ser realizado em casa.
Neste artigo apresentaremos os detalhes mais importantes a respeito da massagem capilar e calvície.
O que é a calvície?
A calvície, segundo pesquisas, acomete principalmente os homens. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), em média 42 milhões de brasileiros são vítimas da calvície. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema afeta até a metade dos homens com até 50 anos de idade.
Nesses casos, a calvície está inteiramente relacionada ao hormônio sexual masculino. A testosterona, ao atingir a raiz capilar, sofre a ação de uma enzima que acaba por promover a redução da velocidade de multiplicação das células daquela região e até mesmo a morte destas.
A partir disso, os fios de cabelo adquirem um aspecto mais fino e um ritmo de crescimento mais lento.
Um fator importante para a manifestação da calvície nos homens é a hereditariedade. Apesar da predisposição genética promover a queda dos fios, estudos apontam também a grande influência de aspectos emocionais, como o estresse e a tensão cotidianos, para o agravamento da condição.
Como funciona a massagem capilar e calvície
O tratamento da calvície e massagem capilar ocorre a partir do aumento do fluxo sanguíneo em toda a região que alimenta os folículos pilosos, isto é, o couro cabeludo.
Na calvície, verifica-se a danificação do tecido, com os folículos adentrando fases degenerativas e/ou em repouso. Além disso, aspectos emocionais relacionados à calvície, como hormônios ligados ao estresse, e até mesmo o uso de bonés e chapéus, dificultam o fluxo de sangue para os folículos, interferindo em seu nascimento e crescimento.
A ação de amassar e esfregar na cabeça é capaz de aquecer a região e estimular a circulação do sangue. Com o aumento da circulação, ocorre também um aumento de fornecimento de nutrientes necessários aos folículos para a produção e crescimento dos fios.
Nesse sentido, a massagem capilar e calvície é capaz de fortalecer as raízes do cabelo, com a estimulação para a reativação dos folículos pilosos. Sua prática, bem como qualquer massagem realizada corretamente, é capaz de proporcionar uma sensação geral de relaxamento.
A eficiência do tratamento é ampliada quando aliado à aplicação de óleos, caracterizados por sua fácil absorção e ações antibacterianas, antifúngica e anti-inflamatórias. Além disso, conferem energia e revigoram a pele do couro cabeludo, cooperando diretamente no processo de regeneração celular na região.
Tratando a calvície e massagem capilar
Como anteriormente mencionado, um dos principais benefícios da massagem capilar é sua praticidade, podendo ser realizada em casa. O ideal é que você massageie a cabeça de duas a três vezes por semana, por no mínimo cinco minutos.
Para o devido tratamento da calvície e massagem capilar, atente-se aos seguintes passos:
- Escolha um bom óleo, apropriado para seu tipo de cabelo. É indicado o aquecimento do produto em um pequeno prato colocado sobre uma bacia de água quente;
- Com a ponta dos dedos, inicie fazendo movimentos suaves em pequenos círculos, na parte da frente, nas laterais e atrás da cabeça;
- Retorne ao topo da cabeça e prossiga com os movimentos circulares; e
- Deixe o óleo agir por tempo suficiente – 5 a 10 minutos.
É recomendável que a realização da massagem capilar anteceda a lavagem dos fios.
Conclusão sobre massagem capilar e calvície
A massagem capilar revela-se uma ótima aliada não apenas no tratamento contra a calvície como também para todos aqueles preocupados em manter ou obter o cabelo dos sonhos, revelando-se ainda um importante passo durante o processo de transplante capilar.
Ao estimular o aumento do fluxo da circulação sanguínea no couro cabeludo, promove a irrigação extra de nutrientes aos folículos pilosos, reativando as células danificadas e garantindo sua nutrição.
Sua praticidade permite que seja realizada em casa, de modo que pode ser combinado com outros produtos ou procedimentos estéticos no tratamento da calvície. É uma excelente alternativa para aqueles que evitam se submeter a procedimentos mais avançados.
Esperamos que tenhamos gostado de nosso artigo sobre a importância da massagem capilar e calvície. Participe da conversa deixando seu comentário abaixo.