Estações frias do ano e calvície: qual a relação

A natureza exerce uma ação direta sobre a saúde das pessoas, incluindo também os cabelos. As fases da lua interferem nos cortes de fios, bem como as estações do ano também representam influência  quanto ao volume de queda ou crescimento capilar.  

Neste artigo vamos demonstrar a relação entre as estações frias do ano e calvície principalmente nos períodos de frio.

Estações frias do ano e calvície: qual a relação

A relação das estações frias do ano e calvície

A relação das estações frias do ano e calvície está estabelecida por diversos aspectos climáticos de cada período e também a condições de cuidados e tratamentos realizados em cada época.

Num país como o Brasil, com clima tropical e mais condições climáticas elevadas, mesmo em períodos de frio as temperaturas não são tão baixas como em países do Hemisfério Norte.

Porém, podem ocorrer variações de temperaturas que acabam interferindo na saúde dos fios de cabelos, assim como nos cuidados com a saúde, e isso acaba interferindo diretamente na queda dos cabelos.

Seja qual for a estação do ano, os cuidados em manter a higiene dos cabelos e tratar os fios de maneira adequada são fatores determinantes para minimizar a oleosidade ou a hidratação dos fios.

Esses são fatores que fazem toda a diferença para manter os fios menos propensos a quedas, em todas as estações do ano.

Para cada estação do ano um cuidado específico

As estações frias do ano e calvície têm relação bastante específica sobre a saúde do fio, dependendo da umidade de cada local, ou mesmo pela ação dos fatores climáticos sobre os fios, como sol, ventos, chuvas e temperatura.

No verão há maior exposição a ação do sol e ao aumento das atividades ao ar livre, causando maior necessidade de se atentar aos cuidados que se deve tomar quanto a limpeza dos cabelos e hidratação, além de proteger o couro cabeludo.

Na primavera, as exigências de cuidados com os cabelos são suaves, pois apresenta condições amenas e maior moderação de umidade do ar. De qualquer modo, dependendo da localização onde a pessoa esteja, é necessário manter maior atenção ao fio e seu comportamento.

Outono

As temperaturas nesse período são mais amenas e, nesse caso, ocorre mais quedas de cabelo, o que demonstra a interferência das estações frias do ano e calvície estarem mais relacionadas a temperaturas mais frias.

Fazendo uma analogia com a natureza quando ocorre maior queda das folhas das árvores, nessa época os cabelos também sofrem uma ação maior.

Existem pesquisas que constatam que essa estação do ano interfere mais em perdas de fios que em outras épocas.

Inverno

Uma das relações de estações frias do ano e calvície ocorre nos períodos de frio, quando ocorre uma ação mais efetiva sobre os fios que sofrem maior enfraquecimento de suas raízes.

O frio exerce uma ação intensa sobre as células e, por isso, há uma maior atenção quanto à maneira de tratar os cabelos.

No inverno a baixa umidade e a constante eletricidade estática no ar atuam no ressecamento dos fios, numa época em que tratar os cabelos se torna mais difícil.

Nesse período é comum a preocupação em manter a proteção do couro cabeludo, o que pode aumentar o enfraquecimento dos fios de cabelos.

Além disso, nessa época as pessoas lavam com água mais quente, o que também enfraquece os fios.

Todos esses aspectos devem ser adequadamente tratados para que possam ser minimizados os efeitos sobre a queda dos cabelos.

Como manter a saúde dos cabelos durante todas as estações do ano

Cuidados com a hidratação e ao lavar os cabelos são indicações que devem ser seguidas em qualquer época do ano.

Além disso, é importante que sejam observadas as condições dos fios identificando eventuais fios quebradiços, assim como um aumento de quedas dos fios de cabelos.

Outro cuidado a adotar é com o uso de produtos de qualidade para preservar os fios e que possam trazer benefícios para o fortalecimento dos folículos capilares, visando manter a saúde dos cabelos.

Evitar manter os cabelos cobertos em todos os períodos permite que sejam minimizados os danos aos fios e que diminuam os riscos de quedas.

Considerações finais sobre estações frias do ano e calvície

Há uma relação direta entre as estações frias do ano e calvície e devem ser considerados os aspectos que fazem com que determinados períodos atuem com maior intensidade sobre os fios de cabelos contribuindo para sua queda.

Porém, o início da calvície pode ser disfarçado com o uso de uma maquiagem capilar, que auxilia a cobrir as falhas de cabelos para evitar que se destaquem.

Jet Hair é uma maquiagem capilar de comprovada eficácia e muita qualidade, sendo autorizada sua venda pela Anvisa, garantindo assim maior segurança para seu uso.

Deixe sua opinião sobre estações frias do ano e calvície a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close