Como tratar calvície: 6 dicas

A calvície é uma condição caracterizada pelo enfraquecimento e consequente queda dos fios. Acomete, sobretudo, o gênero masculino.

Em geral, a origem da calvície se relaciona com a hereditariedade do indivíduo. De qualquer modo, aspectos como estresse, tensão, alimentação inadequada, uso recorrente de produtos e/ou procedimentos químicos sobre o couro cabeludo e uso continuado de bonés e chapéus também atuam para o aparecimento ou agravamento da condição.

Para aqueles interessados em como tratar calvície, encontram-se disponíveis no mercado diversos produtos e procedimentos capazes de cuidar do problema.

Vale destacar, entretanto, a importância da orientação de um profissional dermatologista para que seu organismo não sofra indesejados efeitos colaterais.

A seguir, listamos algumas opções de como tratar calvície.

Substâncias

1.      Finasterida

A finasterida é um medicamento capaz de diminuir a ação da enzima responsável por atacar o hormônio sexual masculino, quando a testosterona atinge o couro cabeludo em pacientes com predisposição genética para a calvície.

Desse modo, sua ação reverte o processo da queda dos fios, promovendo o crescimento capilar e prevenindo novas perdas de cabelo.

Embora seu uso seja altamente popular, pode causar efeitos colaterais, como perda da libido, dificuldades para respirar, tonturas etc.

2.      Minoxidil

Outro medicamento popular entre quem busca como tratar calvície é o minoxidil, geralmente encontrado na concentração de 5%.

Ao aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo, nutre os folículos pilosos e promove o crescimento de fios mais fortes.

Para a maximização do tratamento, recomenda-se a utilização de outros ativos, como vitaminas e fatores de crescimento.

Efeitos colaterais do uso de minoxidil incluem dores de cabeça e no peito, náuseas e coceiras. O cabelo pode, ainda, apresentar-se quebradiço ou ressecado nas primeiras semanas de tratamento.

3.      Ditranol

O ditranol é um medicamento utilizado no tratamento da psoríase que se mostra também eficiente para como tratar calvície, principalmente nos casos onde a queda de cabelos ocorre em regiões específicas.

É uma pomada feita sob prescrição que deve ser utilizada antes da lavagem dos cabelos e age contendo o efeito da enzima que ataca a testosterona no couro cabeludo.

O uso desse medicamento é capaz de restabelecer o crescimento dos fios nos locais com falhas e os resultados podem ser observados após seis meses de tratamento.

4.      Pomadas corticoides

Outra de nossas dicas de como tratar calvície inclui o uso de corticoides.

Devido à sua ação de supressão do sistema imunológico, é utilizado no tratamento de calvície ao controlar o ataque errôneo das enzimas à testosterona no couro cabeludo.

Pode ser utilizado por via tópica, oral ou injetável, embora corticoides tópicos atuem de modo mais leve que os outros.

Infelizmente, seu uso produz efeitos colaterais como ganho de peso, inchaço, aumento do risco de infecções, glaucoma, irritações, entre outros.

Procedimentos

5.      Eletroestimulação

A eletroestimulação é um procedimento que consiste na aplicação de microcorrentes elétricas no couro cabeludo.

A ação desse tratamento  estimula o bulbo capilar, e isso tende a interromper a queda de cabelos e, consequentemente, garante que voltem a crescer.

É 100% indolor e não invasivo. Uma ótima opção de como tratar calvície, pois seu processo não conta com medicamentos de efeitos colaterais e/ou injeções.

6.      Laser de baixa penetração

O laser de baixa penetração também atua no bulbo capilar, estimulando as células da região a se multiplicarem.

A aplicação do laser promove a dilatação dos vasos sanguíneos e aumenta o transporte de oxigênio e nutrientes para a matriz capilar.

A grande novidade: boné anticalvície

Recentemente, foi anunciado o desenvolvimento do boné anticalvície, da Xiaomi, que contém um dispositivo com propriedades elétricas autoatuantes, capazes de estimular o couro cabeludo e regenerar o tecido danificado.

Além disso, estudos apontam que seu uso promove a recuperação do cabelo mais rapidamente e com um melhor aspecto, quando comparado a outros tratamentos.

Para aqueles que ficaram carecas por tempo significativo, infelizmente este produto não é capaz de produzir novos folículos pilosos.

O produto é novo, sendo sua distribuição limitada no momento. Sugerimos que se mantenha atento às novidades relacionadas a esse produto.

Faça você mesmo: massagem capilar

A massagem capilar, realizada por meio de movimentos suaves e circulares das pontas dos dedos no couro cabeludo, é um tratamento prático para a calvície que pode ser realizado em sua própria casa.

Seus efeitos geram aumento na circulação sanguínea do couro cabeludo, promovendo uma irrigação extra de nutrientes aos folículos pilosos, reativando células danificadas.

Deve ser realizada três vezes por semana, por, no mínimo, 5 minutos. Considere o uso de óleos naturais para maximizar os efeitos do tratamento.

Como tratar calvície: conclusão

Neste artigo apresentamos alguns métodos de como tratar calvície. Ressaltamos que sua escolha deve levar em consideração a orientação profissional, que pode investigar as particularidades de sua queda de cabelo por meio da tricoscopia. Esperamos que tenham gostado de nossas dicas. Você tem alguma sugestão que ficou de fora? Escreva-nos nos comentários.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos