4 benefícios da babosa para saúde dos cabelos

A hidratação dos fios é um dos tratamentos mais populares e importantes para o cuidado com os cabelos. Seu principal benefício é a garantia da nutrição dos fios, ao promover a reposição dos nutrientes perdidos ao longo dos dias. Mas além dos hidratantes capilares disponíveis no mercado, você já conhece todos os benefícios da babosa para saúde dos cabelos?

A babosa é uma planta que possui, no interior de sua folha, um gel rico em nutrientes, capaz de contribuir diretamente na regeneração celular. Assim, a hidratação dos fios realizada a partir de receitas caseiras com babosa se apresenta como um método econômico, eficaz e sustentável para o cuidado dos fios. A seguir, apresentaremos os benefícios da babosa para saúde dos cabelos. Boa leitura!

1.      Oferece ação hidratante

A hidratação caseira realizada com babosa apresenta uma poderosa ação hidratante. Devido às suas propriedades terapêuticas, a ação da babosa é semelhante a uma espécie de lubrificante, funcionando como condicionador natural.

Além disso, proporciona a reposição água e nutrientes perdidos no decorrer do dia, proporcionando fios de cabelos mais hidratados, brilhantes e macios.

2.      Fortalece os fios e trata queda de cabelos

O gel da babosa, extraído da folha, é composto por água, polissacarídeos e outros 70 componentes, como vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, E e outras substâncias, como potássio, magnésio, zinco, além de enzimas, carboidratos e aminoácidos.

Todas essas propriedades, quando aplicadas ao cabelo, resultam no fortalecimento e rejuvenescimento dos fios, tornando-os menos quebradiços e secos.

Dessa forma, outro dos benefícios da babosa para saúde dos cabelos é sua ação no tratamento para a queda dos fios. A babosa auxilia na produção de colágeno, promovendo uma melhor fixação dos fios no couro cabeludo.

3.      Estimula o crescimento capilar

Da mesma forma que as propriedades da babosa fortalecem os fios, também promovem o crescimento capilar, ao fornecer cargas extras de nutrientes ao funcionamento dos folículos pilosos, responsáveis pelo crescimento dos fios.

4.      Elimina a caspa

A dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, é um dos principais fatores que levam à queda dos fios. A caspa refere-se a placas de células mortas, provocadas por um fungo, já presente no organismo, mas que se prolifera quando ocorre queda na imunidade.

A hidratação caseira, à base de babosa, rica em enzimas que contam com ação de eliminar células mortas, podem atuar no tratamento contra a caspa.

Como usar a babosa para cuidar dos cabelos?

A tradicional receita da hidratação com babosa é simples. Atente-se aos seguintes passos:

  1. Corte as laterais da folha e extraia a polpa;
  2. Misture uma colher de sopa do gel extraído da folha com duas colheres de sua máscara hidratante até a mistura ficar homogênea;
  3. Aplique nos cabelos úmidos e aguarde 30 minutos para o enxague.

Para garantir a maximização dos benefícios da babosa para saúde dos cabelos, é possível utilizá-la junto de outros ingredientes, como óleo de coco, ovo, amido de milho, mel, azeite de oliva, abacate etc.

Os benefícios da babosa para a pele

Os benefícios da babosa para saúde dos cabelos também atraíram o interesse da indústria de beleza. Hoje em dia, é possível encontrar a babosa como ingrediente de diversos produtos, como cosméticos faciais e corporais.

Alguns dos benefícios do uso da babosa na pele são: limpeza nas camadas profundas da derme, o combate às rugas e linhas de expressão, além de auxiliar na remoção de maquiagem.

Para usar a babosa no combate às rugas, utilize uma pequena porção do gel sobre os principais locais, como o canto dos olhos e a testa. Faça suaves movimentos sobre esses locais e deixe a babosa atuar por cinco a 10 minutos. Remova o gel com água fria e sabão neutro.

Já na limpeza da pele, misture duas colheres de sopa do gel com uma colher de sopa de açúcar ou bicarbonato de sódio. Use este esfoliante no rosto ou em outras regiões secas da pele, como cotovelos e joelhos. Remova o gel com água e sabão neutro.

Contraindicações do uso da babosa

A babosa é contraindicada para crianças, gestantes e lactantes, por falta de estudos que comprovem sua eficácia nessas populações.

4 benefícios da babosa para saúde dos cabelos: conclusão

Acima, listamos os principais benefícios da babosa para saúde dos cabelos. Lembrando que sua ação hidratante é capaz de fortificar os fios, estimular o crescimento e tratar a queda.

Vimos ainda que suas propriedades são benéficas também para a saúde da pele, ao promover a nutrição e a limpeza de camadas mais profundas.

Vale lembrar que, embora a hidratação dos cabelos seja importante, não substitui a importância de uma alimentação saudável e balanceada, principal responsável pela nutrição do organismo e, consequentemente, dos fios.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo. Você já conhecia todos os benefícios da babosa para saúde dos cabelos? Deixe-nos seu comentário.

A seguir, apresentaremos os benefícios da babosa para saúde dos cabelos. Mas além dos hidratantes capilares disponíveis no mercado.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos