6 dicas de cuidados com cabelos ao dormir

Entre aqueles atentos ao cuidado capilar, é comum a adoção de tratamentos e produtos capazes de hidratar, recuperar e proteger os fios. Você já sabe dos principais cuidados com cabelos ao dormir?

Neste artigo, traremos alguns cuidados com cabelos ao dormir que devem ser adotados por quem busca fios de cabelos bonitos e saudáveis. As dicas são simples e incluem cuidados diários, como a atenção ao prender o cabelo ao dormir e a devida secagem dos fios.

As dicas têm como objetivo prevenir a queda de fios no travesseiro e proporcionar a manutenção do crescimento dos fios, evitando a ação de fungos e bactérias e tornando o cabelo livre de possíveis embaraços. Boa leitura!

1.      Escolha uma roupa de cama com tecido apropriado

O primeiro dos cuidados com cabelos ao dormir refere-se ao tecido da sua roupa de cama, em especial a fronha de seu travesseiro.

Tecidos de algodão e poliéster são capazes de causar maior atrito entre os fios, devido a rigidez do material. Como resultado, verifica-se maior desgaste na superfície dos fios, ocasionando frizz e a temida quebra dos cabelos.

Além disso, com o aumento de temperatura da pele durante o sono, esses tecidos mantém o couro cabeludo úmido e abafado, produzindo condições para o crescimento de fungos e o desenvolvimento de doenças como dermatites.

Sendo assim, recomendamos fronhas com tecidos de seda ou cetim como um dos primeiros cuidados com cabelos ao dormir. A seda, por exemplo, tem origem a partir da matéria-prima produzida pelo bicho-da-seda, que resulta num tecido antibacteriano e antialérgico.

Ainda, apresenta qualidades termodinâmicas, ajudando a manter o couro cabeludo menos abafado durante o sono. Ele ajuda, ainda, promovendo menor atrito entre o cabelo e o tecido da fronha, deixando os cabelos menos embaraçados ao despertar.

2.      Nunca durma com os cabelos molhados

Um dos principais cuidados com cabelos ao dormir é, sem dúvidas, dormir sem a realização da devida secagem dos fios.

É indicado que você retire o excesso de água com uma toalha, realizando movimentos suaves. Caso dê preferência a um secador de cabelos, utilize-o com o ar gelado e numa distância de 15cm das mechas.

A umidade proporciona condições favoráveis para a proliferação de fungos e bactérias, promovendo a queda do cabelo, além dos fios ficarem mais vulneráveis ao embaraço.

Além disso, dormir com os cabelos molhados pode produzir mofo no tecido da roupa de cama, que depois se transporta para os fios.

3.      Solte os cabelos para dormir

Um erro comum que acaba comprometendo a saúde e beleza dos fios e do couro cabeludo é dormir com o cabelo preso, sobretudo se presos apertados.

O uso desses prendedores mais apertados pode causar fissuras nos cabelos, tornando os fios mais quebradiços.

Se você prefere dormir de cabelo preso, dê preferência a toucas e elásticos mais macios. O material do prendedor deve ser observado: indicamos o uso de tecidos macios como cetim.

Já grampos costumam marcar os fios e podem machucar, e toucas plásticas devem ser evitadas, pois abafam o couro cabeludo, aumentando a oleosidade do cabelo.

4.      Alguns tipos de cabelos merecem ser penteados

Se você tem cabelos lisos ou ondulados, outro dos cuidados com cabelos ao dormir refere-se ao penteio dos fios antes de dormir. O uso do pente nesses tipos de cabelos pode ajudar a diminuir o embaraço dos fios e a formação de nós.

Além disso, o penteio dos cabelos promove a limpeza e a nutrição dos fios, ao eliminar impurezas e distribuir, por todo o comprimento dos cabelos, a oleosidade capilar natural.

Já cabelos crespos e cacheados não devem ser penteados, pois estes podem armar e adquirir excessivo volume.

5.      Apliques e extensões devem ser retirados

Já para aqueles que usam apliques ou extensões capilares, um dos cuidados com cabelos ao dormir a serem tomados refere-se à remoção destes.

Com o atrito, durante o sono, tanto a extensão como os fios naturais podem ser prejudicados, promovendo queda dos fios.

6.      Considere a aplicação de óleo capilar

O uso de uma pequena quantidade de óleo capilar é uma ótima sugestão para quem busca cabelos bonitos e saudáveis. O uso do óleo deixa as pontas dos fios mais soltas, evitando os atritos no travesseiro.

Aplique o produto em direção às pontas dos fios, alisando as mechas de cabelo. O produto é rapidamente absorvido e promove uma nutrição intensiva durante o sono.

É recomendado que, na manhã seguinte, você realize a lavagem dos cabelos e aplique novamente o mesmo óleo utilizado anteriormente. Deixe secar naturalmente. Isto resultará num cabelo brilhante, macio e extremamente saudável.

Conclusão sobre cuidados com cabelos ao dormir

Acima, trouxemos dos principais cuidados que devem ser tomados com os cabelos antes de dormir, por quem busca um cabelo bonito e saudável. Esperamos que nossas dicas com cuidados com cabelos ao dormir tenham sido úteis a você, leitor. Deixe-nos seu comentário.

Neste artigo, traremos alguns cuidados com cabelos ao dormir que devem ser adotados por quem busca fios de cabelos bonitos e saudáveis.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos