Conheça 6 diferenças entre quebra e queda de fios

Lidar com a queda dos cabelos é uma triste preocupação para a maioria das pessoas.

A queda de fios acontece por várias razões, e entre elas está seu enfraquecimento e quebra, que devem ser combatidos com ações de tratamentos e cuidados sempre maiores para evitar esses danos.

Neste artigo, vamos apresentar a diferença entre quebra e queda de fios e as formas de melhorar a saúde dos fios, a fim de manter seus cabelos mais bonitos e sem perdas excessivas.

1.     Diferença entre quebra e queda de fios

A diferença entre quebra e queda de fios está relacionada ao aspecto dos fios.

A queda de fios pode estar relacionada a diversos fatores, que incluem o enfraquecimento desses fios de cabelos e que podem gerar as quebras antes de caírem.

As quebras de fios estão relacionadas a problemas de nutrientes que fazem com que as pontas se apresentem bifurcadas, representadas por pequenas marcas esbranquiçadas.

No caso da quebra de fios, a ocorrência está relacionada à saúde dos cabelos e pode ocorrer de se tronarem quebradiços não apenas nas pontas.

Dessa forma, o fio se torna fraco e pode quebrar levando a perda do cabelo, o que é diferente da queda tradicional que está relacionada a fatores como estresse e hereditariedade, entre outros, não tendo a ver com a saúde dos fios.

2.     Causas da queda de fios cabelos

A diferença entre quebra e queda de fios pode ser identificada pelas causas existentes entre ambas as ocorrências que atingem os cabelos.

No caso de queda de fios, podemos citar os seguintes fatores que estão relacionados a esse tipo de evento:

  • Aspectos genéticos – por estarem relacionados à hereditariedade, transmitidos através dos genes dos pais;
  • Problemas hormonais – referentes a alterações em glândulas, como tireoide, ovários, suprarrenal e hipófise;
  • Metabolismo – causado pela carência de minerais e vitaminas no organismo, tais como ferro e zinco, que atuam diretamente na manutenção dos fios no couro cabeludo;
  • Estresse – contribui decisivamente para a queda dos fios, estando também relacionado ao processo metabólico.

3.     Causas da quebra de fios

Agora, vamos citar quanto a diferença entre quebra e queda de fios, os aspectos relacionados e o que pode ser observado pela perda dos cabelos.

  • Aspectos mecânicos – verificados pelo excesso de calor ou uso indevido de instrumentos como escovas ou aplicação de processos que alterem o formato dos cabelos, como pranchas e chapinhas, assim como pelo uso de prendedores de cabelos;
  • Aspectos químicos – nesse grupo podem ser relacionados o uso de produtos químicos como tintas, alisamentos e processos que utilizem compostos que atuem sobre os fios de forma agressiva e constante.

4.     Prevenções para queda e quebra de fios

Embora exista diferença entre quebra e queda de fios e razões para que ocorram, os tratamentos para prevenção são basicamente os mesmos e passam por processos de:

  • Manter a hidratação adequada dos fios, pois permitem manter a eliminação da oleosidade e ressecamento dos fios, contribuindo para a saúde dos cabelos adequadamente;
  • Alimentar-se adequadamente, sendo um dos principais fatores para manter saudáveis os fios e evitar que apresentem problemas, por reporem os nutrientes necessários ao corpo e consequentemente ao couro cabeludo;
  • Reduzir a aplicação de produtos químicos ou até mesmo passar a evitar seus usos;
  • Reduzir a frequência de uso de secadores e alisamentos com equipamentos mecânicos;
  • Utilizar processos adequados para pentear os fios e passar a empregar pentes ou escovas apropriados a seus fios;
  • Evitar prender os cabelos e, quando o fizer, não exercer pressão extrema sobre os fios.

5.     Tratamentos para quebra de fios de cabelos

Já que existe diferença entre quebra e queda de fios, o tratamento para ambos deve ser também mais específico:

  • Cauterização, feita pela reposição da queratina dos fios;
  • Acentuar a hidratação, que serve como prevenção e tratamento das quebras.

6.     Tratamentos para a queda de cabelos

Podemos indicar os seguintes tratamentos para queda de cabelos:

  • Equilibrar o estresse;
  • Utilizar medicamentos e xampus naturais;
  • Consultar um tricologista, especialista em fios de cabelos, para introduzir uma terapia capilar e interromper a queda de fios;
  • Utilizar maquiagem capilar, para os casos de a queda se acentuar.

Conclusão sobre diferença entre quebra e queda de fios

Neste artigo esclarecemos os aspectos relacionados à diferença entre quebra e queda de fios para que assim você possa conhecer as causas e atuar para que sejam corrigidos esses tipos de danos aos cabelos.

Para pessoas em que a calvície já se apresenta e que traz incômodo quanto ao destaque que as respectivas falhas dos fios expõem o couro cabeludo, existe uma alternativa para disfarçá-las. Estamos falando da maquiagem capilar de qualidade, a Jet Hair, sendo autorizada sua comercialização pela Anvisa é totalmente segura e bem natural.

Muito prática é fácil de aplicar, é resistente a ação do tempo e mantém a cobertura capilar bastante bonita. Você pode conhecer mais detalhes desse produto em nosso site. Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo que trata da diferença entre quebra e queda de fios, para que possamos utilizar sua opinião e melhorar sempre a qualidade de nosso conteúdo e os assuntos a abordar.

Vamos apresentar a diferença entre quebra e queda de fios e as formas de melhorar a saúde dos fios, a fim de manter seus cabelos mais bonitos

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos