Por que meu cabelo está caindo? 7 razões

Problema comum entre homens e mulheres, a queda dos cabelos pode indicar que determinado aspecto de sua vida mereça atenção.

Se você tem se questionado “Por que meu cabelo está caindo?”, confira abaixo algumas razões que podem estar levando a esse quadro.

Vale lembrar que a queda dos cabelos pode ser multifatorial e somente pode ser apropriadamente diagnosticada por um profissional dermatologista.

Por que meu cabelo está caindo? Confira possíveis causas

A queda dos cabelos em certa quantidade (de 100 a 150 fios por dia) é considerada normal e marca o fim do ciclo de vida dos fios, que, terminada a fase de crescimento, se desgruda do couro cabeludo para dar espaço a um novo fio.

Se você tem se perguntado “Por que meu cabelo está caindo?”, primeiramente, se atente a como se dá a queda.

Caso eles caiam ao escovar os cabelos ou durante o enxágue, não é considerado um problema.

Mas se eles caem em tufos, se ficam em grande quantidade no travesseiro ao acordar ou se você tem percebido diferença em sua imagem, então a queda dos cabelos merece atenção.

Seguem, abaixo, as principais causas da queda de cabelos.

Por que meu cabelo está caindo?

1. Calvície

A calvície é um quadro geralmente genético que consiste no gradual enfraquecimento dos fios, até que eles não mais nasçam em algumas regiões do couro cabeludo.

Embora costume afetar majoritariamente os homens, por conta do envolvimento da ação da testosterona no desenvolvimento, também pode atingir as mulheres.

Os primeiros sintomas podem se manifestar a partir dos 17 anos. Nesses casos, a queda é contínua e principalmente perto da testa.

Quando os sinais demoram um pouco mais a aparecer, por volta dos 25 anos, a queda se apresenta mais lenta e as intervenções tendem a ser mais eficazes.

Já nas mulheres, a calvície se manifesta por meio de fios mais rarefeitos, especialmente no topo da cabeça.

2. Má alimentação

Se você tem se questionado “Por que meu cabelo está caindo?” e tem mantido uma dieta pobre quanto à porção de nutrientes, a resposta pode estar relacionada à alimentação inadequada.

Assim como a alimentação é importante para a saúde do organismo, ela é também para os fios.

Os fios de cabelos apresentam, em sua estrutura, 90% de queratina, uma proteína responsável pela força, resistência e elasticidade dos cabelos.

Desse modo, a falta de nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais causam o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a queda deles.

3. Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é uma condição que surge após situações que envolvem sobrecarga emocional, como é o caso de quadros depressivos, dietas radicais, processos de luto, entre outros.

Nesse caso, é registrada acentuada queda dos fios por um período de até seis meses, que tende a se resolver automaticamente.

O tratamento para o eflúvio telógeno é recomendado principalmente quando existem outras condições clínicas associadas. Entretanto, a psicoterapia pode auxiliar na elaboração de possíveis assuntos causadores de sofrimento psíquico.

4. Quadros patológicos

Se você tem se perguntado “Por que meu cabelo está caindo?”, pergunte-se também como anda sua saúde.

Alguns quadros de saúde também podem interferir na saúde dos fios. Em casos de doenças inflamatórias intestinais, como é o caso da Doença de Crohn, as substâncias ingeridas não são capazes de serem absorvidas.

A insuficiência dos rins também pode levar à queda dos fios, bem como quadros de sífilis, disfunções de tireoide, doenças autoimunes, entre outras.

5. Estresse e tensão

Já para quem tem se perguntado “Por que meu cabelo está caindo?” e tem passado por contínuos episódios com sobrecarga emocional, essa pode ser uma das razões pela qual seus cabelos estão caindo.

É válido afirmar que eventuais quadros de nervosismo não lhe deixarão careca. Entretanto, caso os sentimentos de ansiedade não sejam controlados, pode ser criada uma sobrecarga hormonal, capaz de comprometer a integridade dos fios.

6. Uso de química nos fios

Outra causa bastante comum da queda dos fios é o uso exagero de química nos fios.

A queda costuma ocorrer por conta do enfraquecimento da fibra capilar, que sobrecarrega com o excesso de procedimentos químicos.

Siga as instruções de seu cabelereiro de confiança e dê pausas maiores entre os procedimentos, para que os fios tenham tempo de se recuperar.

7. Caspa

Por fim, uma outra resposta possível para a pergunta “Por que meu cabelo está caindo?” é a dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa.

A queda dos fios por conta da caspa pode se dar de duas formas: pela obstrução dos folículos pilosos, ou por conta da inflamação do couro cabeludo, o que evidencia a importância do tratamento desses quadros.

Por que meu cabelo está caindo? Conclusão

Se você tem se perguntado “Por que meu cabelo está caindo?”, indicamos acima sete recorrentes causas da queda capilar. Esperamos que tenham gostado de nosso artigo. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Se você tem se questionado “Por que meu cabelo está caindo?”, confira abaixo algumas razões que podem estar levando a esse quadro.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos