Caspa causa queda de cabelos? Entenda

Um problema bastante comum associado à saúde dos fios diz respeito à queda dos cabelos.

Nesse sentido, será que a dermatite seborreica, também conhecida como caspa, causa queda de cabelos?

Se você ficou intrigado, confira abaixo nosso artigo sobre a relação entre a ocorrência de caspa e queda de fios. Boa leitura!

Caspa causa queda de cabelos? Entenda

O que é a queda de cabelos?

A queda dos cabelos, em certa quantidade (100-150 fios por dia), é considerada normal e marca o fim da fase de crescimento dos fios, que se desgrudam do couro cabeludo para dar lugar a novos fios.

É importante diferenciar a queda capilar da quebra dos fios, que pode ser percebida quando, ao passar a mão pelo cabelo, é possível sentir fios menores, quebrados.

A quebra capilar não ocorre pela raiz, como é o caso da queda dos cabelos, mas sim por algum estresse que enfraquece a estrutura dos fios. Outras causas de cabelos mais quebradiços incluem o exagero de procedimentos químicos, fatores ambientais, o cloro da piscina, entre outros.

Já a queda dos fios pode se dar por diferentes razões: uso de química excessivo, má alimentação, quadros patológicos, hereditariedade – como ocorre na maior parte dos casos de calvície –, problemas emocionais e hormonais, entre outras.

É importante diferenciar esses dois quadros para que você possa optar por intervenções adequadas às reais necessidades e propriedades de seus fios.

O que é caspa?

A caspa é um problema capilar bastante comum no mundo todo. Estima-se que, no Brasil, 2 milhões de casos são diagnosticados anualmente.

Trata-se do nome popular dado à dermatite seborreica, um quadro marcado principalmente por inflamações acompanhadas da descamação do tecido do couro cabeludo.

Às vezes, verifica-se a ocorrência de coceira, vermelhidão, irritação e feridas.

Os flocos brancos que se apresentam no couro cabeludo e no comprimento dos cabelos, característico dos quadros de caspa, são resíduos provindos da descamação do couro cabeludo.

Apesar de se manifestar geralmente na região do couro cabeludo, pode acometer também a região central do rosto, orelhas e até o restante do corpo, em casos mais graves.

Geralmente, aparece em partes do corpo ricas em glândulas sebáceas. A oleosidade configura-se como propício ambiente para a proliferação do fungo responsável pelo desenvolvimento da dermatite seborreica.

Estima-se que os homens sejam os principais afetados pela dermatite seborreica, uma vez que a ocorrência do quadro está relacionada à ação dos hormônios e níveis mais elevados de estresse.

Quais são as causas da caspa?

Alguns fatores que dão condições para o desenvolvimento da caspa são:

  • Oleosidade exacerbada no couro cabeludo;
  • Quadros constantes de tensão e estresse;
  • Uso exagerado de água quente para a lavagem dos cabelos;
  • Uso contínuo de chapéus, bonés e acessórios para a cabeça;
  • Acúmulo de produtos capilares no couro cabeludo; e
  • Higienização inadequada.

Além disso, existem fatores genéticos que podem agravar a manifestação da dermatite seborreica.

E então? A caspa causa queda de cabelos?

Sim. A caspa causa queda de cabelos quando não são adotadas intervenções capazes de tratar o quadro.

A queda dos fios decorrente da dermatite seborreica se dá de diferentes modos. Por conta da obstrução dos folículos pilosos, com o excesso de oleosidade ou por conta da inflamação, os fios são enfraquecidos e acabam caindo.

Além disso, quadros de dermatite seborreica podem causar alterações nas fases do ciclo capilar, afetando diretamente o tempo de crescimento dos cabelos e fazendo com que os fios caiam facilmente.

Já que a caspa causa queda de cabelos, é importante que os quadros de dermatite seborreica sejam diagnosticados logo no início, para que as intervenções adotadas se traduzam em bons resultados.

Como tratar a dermatite seborreica?

Não há cura para os quadros de dermatite seborreica, mas podem ser controladas e seus danos, minimizados.

Existem produtos e procedimentos bastante indicados que podem ajudar a diminuir os incômodos gerados pela condição.

Evite o enxágue dos cabelos com água quente, pois ela ajuda a remover a oleosidade natural dos fios, o que leva o organismo a produzir óleos em excesso, para compensação.

Além disso, mantenha uma dieta equilibrada, evite dormir com os cabelos molhados e não se esqueça de secar adequadamente os fios após o enxágue.

Caspa causa queda de cabelos? Conclusão

Neste artigo, buscamos trazer as principais informações acerca da dermatite seborreica, conhecida popularmente como a caspa.

Vimos, também, que a caspa causa queda de cabelos, o que evidencia a importância do tratamento do quadro.

A caspa causa queda de cabelos tanto pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo como pela inflamação do tecido do couro cabeludo, que enfraquecem os fios.

Independente disso, o tratamento da dermatite seborreica deve levar em consideração a orientação de um profissional dermatologista, que, a partir do exame dos seus fios, pode auxiliar na adoção das intervenções mais adequadas.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo “Caspa causa queda de cabelos?”. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close