5 cuidados diários essenciais para evitar calvície

Quando você passa a entender quais são alguns dos cuidados diários essenciais para evitar calvície, está dando um passo grandioso, pois põe em prática uma ação saudável para o seu corpo e evita surpresas estéticas futuras.

Na maioria dos casos, a perda de cabelo é provocada por uma variação de hormônios masculinos, chamada pelos médicos de alopecia androgenética. Entretanto, existem outros fatores que desencadeiam queda ou perda de cabelos, inclusive o estresse, um grande trauma, uma dermatite, ou até mesmo medicamentos.

Entretanto, alguns hábitos podem retroceder, adiar, dificultando ou até mesmo impedindo uma considerável queda de cabelos. Confira!

1. Água quente, não!

Na hora de enxaguar a cabeça, controle a temperatura, pois não usar água quente é um dos cuidados diários essenciais para evitar calvície.

O calor excessivo da água irrita a pele, podendo até mesmo causar descamação, ou ainda provocar queimaduras no couro cabeludo. Isso afeta de forma agressiva os folículos pilosos, ponto de nascimento do fio. Quando um folículo é atingido, não consegue mais dar força para o fio, que deixa de crescer.

Nos casos mais severos, o folículo é desativado, então não há mais nascimento de novos fios de cabelo.

2. Não precisa esfregar para secar 

Se você tem o velho hábito de pegar a toalha de banho e esfregá-la com força contra a cabeça, pare agora!

Por querer que os fios fiquem secos muito mais rápido, essa ação é muito mais comum do que se imagina. Mas fazendo isso, você não está tomando os devidos cuidados diários essenciais para evitar calvície.

Ao esfregar a toalha, sem perceber, arrebentamos os fios, fazendo com que eles caiam mais rápido do que no seu processo natural.

Para nós pode parecer um gesto inofensivo, mas para o cabelo essa movimentação é bruta, portanto, agressiva e com consequências.

Os movimentos corretos devem começar pelos pulsos, não impulsionando força. Pense em seus fios de cabelo como algo delicado, por isso devem receber gestos suaves.

Use uma toalha bem seca, pressionando-a levemente sobre os fios molhados, permitindo que o tecido absorva a água. Se necessário, use mais de uma toalha. 

3. Xampu a seco, só em emergências

É cada vez mais comum encontrar adeptos do xampu a seco. Principalmente entre pessoas que trabalham e estudam. Sem tempo de passar em casa para se arrumar antes de ir às aulas, usam o cosmético a fim de manter um aspecto cabelo limpo.

O xampu a seco é um facilitador, pois permite economia de tempo ao dar aos cabelos uma aparência de limpeza, sem que seja necessário lavá-los de fato. Mas seu uso não deve ser cotidiano. 

Esse produto deve ser aplicado apenas em últimos casos, não substituindo em hipótese alguma o xampu convencional seguido de enxague. Quem adere ao uso exclusivo do xampu a seco está deixando o cabelo constantemente sujo, indo na direção contrária dos cuidados diários essenciais para evitar calvície.

O xampu, quando não retirado, prejudica a saúde capilar, pois os resíduos do produto não deixam a raiz do cabelo respirar. Dessa maneira, os folículos pilosos se entopem, e podem ser desativados por isso, dando origem ao processo de uma alopecia.

4. Solte seus cabelos

Essa dica sobre cuidados diários essenciais para evitar calvície é importantíssima para quem tem cabelos longos, mas faz uso constante do rabo de cavalo.

Que tal deixar os fios soltos, já que aderiu ao cabelo comprido?

O risco aos fios é ainda maior quando não há alteração de penteado, ainda mais se o ponto pressionado pelo elástico é sempre o mesmo.

A pressão contra os fios presos contribui, dia a dia, com o enfraquecimento do cabelo, pois ao puxar os fios par prendê-los, muitos são arrebentados. Já na região onde sempre se coloca o elástico, o fio se torna mais fino, então se quebra facilmente.

Os rabos de cavalo tornam os cabelos mais fracos e, consequentemente, pessoas com cabelos mais fracos estão muito mais suscetíveis a se tornarem calvas.

5. Alimentar-se bem

Um cabelo que esbanje vitalidade, antes de tudo, deve ser nutrido pelo lado de dentro. Como assim? Sabia que cuidar de você está entre os cuidados diários essenciais para evitar calvície?

Cuidar de você significa cuidar de todos os elementos que fazem parte do seu corpo, e manter uma boa alimentação é essencial para isso.

Em outras palavras, nutrir o cabelo por dentro é se nutrir. Se o seu corpo estiver com deficiência de minerais como ferro, potássio e cálcio, seu sistema imunológico não terá um bom desempenho. Consequentemente, as células que compõe todo seu sistema capilar também não.

Inclua no seu dia a dia alimentos como laticínios, amêndoas, frutos do mar e, sobretudo, legumes e verduras.

Você está tendo os devidos cuidados diários essenciais para evitar calvície?

Se você tem medo de entrar nas estatísticas dos calvos, que tal incluir e alterar alguns hábitos?

Não aposte todas as fichas em medicações, pois sua saúde capilar também depende de como você cuida de si e de seus cabelos.

Tem alguma dúvida?  Se você quiser fazer alguma pergunta sobre cuidados diários essenciais para evitar calvície, basta deixá-la nos comentários.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos