Seborreia causa queda de cabelos? Conheça a verdade

A queda dos fios é, sem dúvidas, um dos problemas mais comuns relacionados aos cabelos no mundo inteiro, tanto entre homens como entre mulheres.

Alguns fatores que levam à queda dos fios incluem calvície, alimentação inadequada, uso excessivo de química, contínua exposição a procedimentos mais invasivos, episódios intensos de estresse, tensão (como o quadro de eflúvio telógeno), entre outros.

Nesse sentido, a dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa, também é um quadro bastante prejudicial à saúde dos fios. Mas será que a seborreia causa queda de cabelos?

Se você ainda não tem a resposta para essa pergunta, atente a este artigo, nos quais elucidaremos as principais informações sobre a dermatite seborreica e se a seborreia causa queda de cabelos. Boa leitura!

Seborreia causa queda de cabelos? Conheça a verdade

O que é a dermatite seborreica (seborreia)?

A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia ou caspa, é um quadro de saúde que afeta o couro cabeludo.

Trata-se de problema bastante comum: no Brasil, estima-se que dois milhões de casos sejam anualmente diagnosticados.

Esse quadro é marcado principalmente pela descamação e vermelhidão em algumas regiões do couro cabeludo e até mesmo no rosto, como nas sobrancelhas e orelhas. É comum verificar a ocorrência de coceira, irritação e feridas nas regiões afetadas.

Os famosos ‘flocos’ brancos, popular característica dos quadros de seborreia, que se apresentam no comprimento dos cabelos, são restos oriundos da descamação do couro cabeludo.

Sendo assim, prestar atenção a esse sinal pode auxiliar no diagnóstico precoce e consequente tratamento.

Quais são as causas da seborreia?

Embora as causas do quadro ainda não sejam conhecidas, a inflamação costuma se apresentar como traço genético ou desencadeada a partir de quadros alérgicos, situações que demandam sobrecarga emocional, uso abusivo de álcool, certos medicamentos ou excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Trata-se de uma doença não contagiosa e, ao contrário do que alguns pensam, não é provocada pela falta de higiene dos cabelos.

Outros fatores que criam condições favoráveis para o desenvolvimento e proliferação da seborreia são:

  • Uso contínuo de chapéus, bonés e acessórios para a cabeça;
  • Acúmulo de produtos capilares nos fios e no couro cabeludo; e
  • Uso exagerado de água quente para o enxágue do cabelo.

A seborreia causa queda de cabelos: qual é a verdade

A resposta é: sim, a seborreia causa queda de cabelos caso não sejam adotadas intervenções adequadas para o tratamento do quadro.

A seborreia causa queda de cabelos de dois modos possíveis:

  1. Pela obstrução dos folículos pilosos, com o excesso de oleosidade no couro cabeludo; e
  2. Por uma inflamação, na qual os fios enfraquecem gradativamente até caírem.

A seborreia também é capaz de produzir alterações no ciclo de vida dos fios de cabelos, afetando diretamente seu tempo de crescimento.

Já que a seborreia causa queda de cabelos, é importante que esses quadros sejam diagnosticados já em suas fases iniciais, para completa eficácia das intervenções.

Seborreia causa queda de cabelos: como tratar

O diagnóstico da seborreia é realizado por um médico dermatologista. Em alguns casos, pode ser necessário a realização de exames, para melhor compreensão do quadro.

O tratamento costuma ser simples e envolve o uso de pomadas com substâncias como corticosteroide e antifúngicos.

Também leva em consideração os produtos utilizados pelo paciente. É recomendada a interrupção do uso de pomadas e géis para os cabelos, o uso de chapéus e bonés, xampus que contenham, em sua composição, substâncias como alcatrão, selênio, zinco, entre outros.

Além disso, adote medidas que contribuam para o controle da oleosidade no couro cabeludo:

  • Evite o enxágue com água muito quente;
  • Jamais durma com os fios molhados; e
  • Não aplique o condicionador no couro cabeludo (somente no comprimento dos fios).

Outras informações importantes

Em alguns casos, a caspa ocorre de modo pontual e indica o processo de renovação das células do couro cabeludo. É importante que você se atente ao tempo de duração dos quadros, bem como sintomas como irritação e coceira.

Além disso, a seborreia em bebês é comum e costuma desaparecer até o fim do primeiro ano de idade. Embora agora saibamos que a seborreia causa queda de cabelos, nos bebês isso não ocorre.

Tanto é que, geralmente, esses quadros não necessitam de tratamento. A única indicação é que seja realizada, pelo responsável, a remoção das escamas do couro cabeludo do bebê, com as mãos ou com um pano macio.

Conclusão sobre seborreia causa queda de cabelos

Neste artigo, abordamos as principais informações sobre a dermatite seborreica, conhecida como seborreia, e sobre como ela pode causar a queda dos fios.

Trata-se de um quadro bastante comum e de fácil tratamento. Reiteramos a importância da visita a um profissional, que leve em consideração todas as propriedades dos seus cabelos para a adoção das melhores intervenções.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com seborreia causa queda de cabelos. Conheça a verdade. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close