Como evitar quebra de fios: aprenda como prender corretamente

Para aqueles que optam por manter a cabeleira longa, prender os cabelos acaba se tornando uma prática corriqueira.

Afinal, para trabalhar, realizar refeições, atividades físicas, entre outras práticas, os cabelos soltos podem atrapalhar a execução das tarefas. Mas você já sabe como evitar quebra de fios ao prender os cabelos?

Quando o cabelo é amarrado indevidamente, uma série de malefícios podem se manifestar na saúde capilar, como a temida quebra dos fios.

Se você é adepto dos cabelos amarrados, atente-se ao nosso artigo sobre como evitar quebra de fios ao prender os cabelos. Boa leitura!

Como prender os cabelos corretamente?

Como mencionado, tão somente o amarrar dos cabelos não é prejudicial à saúde dos fios.

O que pode causar danos aos cabelos, entretanto, é a frequência com a qual o cabelo está amarrado, à forma pela qual se amarram os cabelos e ao material utilizado para isso.

Ou seja, não há problema algum em usar os fios presos. Mas, dependendo do tipo de acessório usado, quantidade de horas em que o cabelo fica preso e do quão forte ele está, os cabelos podem se apresentar, gradualmente, mais frágeis e quebradiços.

Em alguns casos, mais extremos, pode ser verificada até a perda de cabelo, geralmente causada pela alta tração na raiz, em períodos contínuos de tempo.

Para evitar qualquer dano aos seus cabelos, confira essas 4 dicas de como evitar quebra de fios ao amarrar os cabelos:

Como evitar quebra de fios ao amarrar os cabelos? 4 dicas

1. Atente-se às ferramentas para prender os cabelos

Alguns tipos de prendedores e elásticos são prejudiciais à saúde dos fios ao promover queda dos cabelos mais intensa, por conta da tração sobre os fios.  

Nesse sentido, os acessórios mais indicados para prender os cabelos são aqueles feitos de tecido, não muito apertados.

Os modelos que não contam com plaquinhas metálicas também são uma boa alternativa.

Dê preferência a grampos, lenços e tiaras, para variar acessórios e penteados.

Caso prefira os elásticos, dê preferência àqueles produzidos de silicone. Esses acessórios podem ser encontrados nas mais variadas cores e modelos e não agridem os cabelos, seja na hora de prendê-los ou soltá-los.

Vale lembrar que não é necessário dar muitas voltas com o prendedor para a confecção de coques ou rabos de cavalo: duas voltas são o suficiente para prender os fios sem causar danos.

2. Evite penteados de alta tração

Apertar demais o elástico durante a amarração dos cabelos é extremamente prejudicial à saúde capilar, uma vez que o fio estará demasiadamente tensionado.

Desse modo, ele gradativamente perderá força, até se quebrar definitivamente.

Além disso, a pressão nos folículos pilosos (local onde se encontra a raiz dos fios) pode machucá-los.

Sendo assim, uma de nossas dicas de como evitar quebra de fios é o uso de spray fixadores – sem composição pesada, ou repleta de química –, em oposição aos elásticos tradicionais, que devidamente utilizados podem auxiliar a deixar o penteado mais firme.

Caso você esteja sofrendo com a queda de cabelos decorrente de penteados muito apertados, saiba que esta é reversível, com a adoção das intervenções adequadas.

Para isso, é importante a visita ao médico dermatologista, que pode analisar as propriedades e as particularidades de seus fios e do couro cabeludo.

3. Jamais prenda os fios molhados

A correta secagem dos fios após o enxágue é extremamente importante.

É sabido que dormir com os cabelos molhados é bastante prejudicial ao cabelo, pois favorece o surgimento e a proliferação de fungos aos fios.

Prender os cabelos com os fios ainda molhados é um hábito que se deve evitar caso deseje aprender a como evitar quebra de fios.

Além de sensibilizar os fios, prender os cabelos molhados também promove o aspecto frisado dos cabelos e pode resultar em quadros patológicos como seborreia e dermatite.

Para secar corretamente os cabelos, retire o excesso de água nas madeixas com o auxílio de uma toalha. Caso seja adepto do secador, dê preferência ao ar frio.

4. Não durma com os cabelos presos

Outra dica para aqueles adeptos dos cabelos presos que desejam aprender a como evitar quebra de fios é extinguir o hábito de dormir com os cabelos presos.

O couro cabeludo também necessita de “respirar”. Nesse sentido, manter os fios presos durante o sono pode ser prejudicial à saúde capilar.

Ao dormir com os cabelos amarrados, maior tensão será produzida entre os fios, ocasionando a quebra dos cabelos.

Como evitar quebra de fios: conclusão

Prender os cabelos acaba sendo uma opção bastante prática para quem opta pelos cabelos mais longos. Nesse sentido, é imprescindível que sejam tomados alguns cuidados a fim de como evitar quebra de fios.

Esses cuidados podem ser adicionados à sua rotina diária gradativamente, de modo a garantir a saúde dos cabelos.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo sobre como evitar quebra de fios: aprenda como prender corretamente. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Se você é adepto dos cabelos amarrados, atente-se ao nosso artigo sobre como evitar quebra de fios ao prender os cabelos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos