4 benefícios dos óleos essenciais para cabelos

Os óleos essenciais têm se destacado no mercado devido à sua praticidade e à alta eficácia no cuidado dos fios.

Além disso, como algumas dessas soluções são em parte compostas por insumos naturais, como flores, frutos, semente e demais especiarias, o uso dos óleos essenciais se revela ainda como altamente sustentável.

Mas será que você já sabe de todo o potencial e dos benefícios dos óleos essenciais aos cabelos?

Se você deseja saber mais, continue acompanhando nosso artigo sobre 4 benefícios dos óleos essenciais para cabelos. Boa leitura!

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias caracterizadas por uma alta concentração energética vegetal, rica em nutrientes.

Esses óleos são geralmente obtidos a partir da sintetização decorrente de processos como destilação e prensagem a frio.

Inicialmente, os óleos essenciais eram utilizados pela aromaterapia, uma prática da medicina alternativa que busca melhorar o bem-estar físico e psíquico de uma pessoa por meio do contato do cliente com os aromas desses óleos.

Com o tempo, percebeu-se que os benefícios dos óleos essenciais também se manifestavam no cuidado dos fios e do couro cabeludo, promovendo uma série de ganhos aos cabelos.

Confira, abaixo, os principais benefícios dos óleos essenciais para cabelos.

Quais são os principais benefícios dos óleos essenciais?

1. Alto potencial hidratante

Como mencionado, os óleos essenciais se destacam por sua elevada concentração energética. Os insumos dos quais são extraídos os óleos essenciais apresentam altos níveis de compostos primários, como bons açúcares e substâncias nitrogenadas.

Quando em contato com o cabelo, essas substâncias proporcionam uma nutrição extra aos fios.

Além dos compostos primários, são produzidos também os chamados compostos secundários, dotados de funções relativas à autodefesa dos seres.

Dentre essas funções, destaca-se a proteção contra a perda de água, de modo que a aplicação dos óleos essenciais é capaz de prevenir o aparecimento de fios ressecados.

2. Regula a oleosidade natural dos cabelos

Ao contrário do que muitos pensam, a oleosidade dos fios não é um problema caso esteja devidamente controlada.

Trata-se de um processo orgânico natural, cuja função é proteger o couro cabeludo e os fios. Quando em excesso, a oleosidade é capaz de obstruir a oxigenação dos folículos pilosos, atrapalhando diretamente o nascimento e o crescimento dos fios.

As causas do excesso de oleosidade nos fios geralmente estão associadas à manutenção de hábitos que aparentam ser inofensivos, como a indevida higiene capilar, acúmulo ou uso inadequado de produtos, entre outras.

Um dos principais benefícios dos óleos essenciais para cabelos é sua ação reguladora da oleosidade dos fios, operada por meio do controle da produção de sebo no couro cabeludo.

3. Trata a queda dos fios e a dermatite seborreica (caspa)

Outro dos benefícios dos óleos essenciais é que sua aplicação é uma ótima alternativa no tratamento da queda dos fios e da caspa.

A hidratação decorrente da ação dos óleos essenciais nos fios é capaz de auxiliar no fortalecimento dos cabelos.

Além disso, auxilia no controle da caspa por meio de suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Inclusive, óleos essenciais vêm sendo cada vez mais encontrados na composição dos tão famosos xampus anticaspa.

4. Ajuda no crescimento dos cabelos

Por fim, outro benefício decorrente do uso de óleos essenciais refere-se ao auxílio direto no crescimento dos fios.

Isso se dá principalmente quando fatores como níveis de tensão e estresse estão prejudicando o ciclo normal de vida dos cabelos.

Esses efeitos, quando intensificados e constantes na vida cotidiana, não somente são capazes de interromper a fase de crescimento dos fios como podem se apresentar como os principais responsáveis por quadros de queda dos cabelos.

Para o tratamento desses casos, os óleos essenciais mais indicados são os óleos de alecrim, hortelã-pimenta e o óleo de cedro.

Como obter o máximo de benefícios dos óleos essenciais?

Para que você faça uso dos óleos essenciais em seu completo potencial, seguem abaixo algumas dicas imprescindíveis:

  • Como os óleos são altamente concentrados, devem ser diluídos em óleos vegetais, xampus, cremes hidratantes, máscaras com argila, entre outros. Para tal, misture aproximadamente três gotas do óleo em uma pequena porção (30-50 ml) do produto de sua preferência;
  • Embora sejam chamados de óleos, essas substâncias não são gordurosas. Quando utilizados nos cabelos, todo o trabalho é realizado pelas suas intensas propriedades terapêuticas; e
  • Os óleos essenciais não devem ser utilizados por crianças, idosos, grávidas, pessoas com quadros clínicos cardíacos, epiléticos ou afetadas por doenças de pele.

4 benefícios dos óleos essenciais para cabelos: conclusão

Neste artigo, abordamos algumas informações sobre os benefícios dos óleos essenciais.

Além de eficaz no cuidado dos fios, trata-se de uma prática de cuidado capilar bastante prática, que pode ser realizada em sua própria casa.

Não se esqueça que cada óleo possui suas propriedades e que ele deve ser escolhido a partir das necessidades dos seus fios.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo a respeito dos benefícios dos óleos essenciais. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Se você deseja saber mais, continue acompanhando nosso artigo sobre 4 benefícios dos óleos essenciais para cabelos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos