Como fugir dos efeitos da umidade em cabelos

A umidade é um grande desafio para manter os cabelos belos e saudáveis, sendo comuns os relatos de pessoas que reclamam da aparência dos fios em épocas com umidade maior, como é o caso de períodos de chuvas.

Os cabelos são muito sensíveis à umidade do ar e acabam sofrendo alterações quando expostos ao ambiente. Isso ocorre principalmente em países tropicais como o Brasil, no qual esse efeito é mais presente, pois o ar é mais úmido, atuando diretamente sobre os fios.

Neste artigo, vamos descrever como fugir dos efeitos da umidade em cabelos e manter os fios sempre com ótimo aspecto.

Como fugir dos efeitos da umidade em cabelos

A umidade e sua influência sobre os cabelos

Entender a ação da umidade sobre os fios é essencial para identificar como fugir dos efeitos da umidade em cabelos, pois o conhecimento é fundamental para combater efeitos indesejados que atrapalhem seu penteado ou look para ir a um compromisso.

A estrutura dos fios é constituída de queratina, uma união de proteínas. Quando o fio está saudável combate a ação da umidade sobre os cabelos.

Além disso, o enfraquecimento da barreira de queratina favorece aumento de liberação de hidrogênio pelos fios, atuando para enfraquecer os cabelos e de modo a ficarem mais expostos à ação da umidade, possibilitando o aparecimento de ondulações ou frizz.

Como fugir dos efeitos da umidade em cabelos

As estratégias para ter como fugir dos efeitos da umidade em cabelos sempre estarão relacionadas a uso de produtos que possam controlar os efeitos da umidade sobre os fios de cabelos.

Produtos industriais antiumidade protegem os fios da ação externa exercida pela umidade e são bastante eficientes. Podemos citar desfrisantes, assim como  os produtos com pH menor.

Podem ser utilizados produtos a base de ômega-6 como óleo de Prímula , Xylose, Kukui, entre outros existentes no mercado e que protegem os fios contra a umidade.

Além disso, o cuidado pessoal com os cabelos, mantendo-os sempre secos e evitando exposição de cabelos molhados ao ambiente também são importantes fatores para minimizar riscos.

Métodos para combater os efeitos da umidade nos cabelos

Usar produtos químicos é uma opção de proteção e assim ter como fugir dos efeitos da umidade em cabelos. Porém, existem outros cuidados que devem ser adotados e que permitem manter os fios livres da ação da umidade.

Relacionamos alguns métodos a ser adotados:

1.  Limpeza

Como fugir dos efeitos da umidade em cabelos com cabelos mal cuidados?

Usar produtos de boa qualidade e tratar da limpeza dos fios com cuidado é fundamental para eliminar a sujeira, sem retirar os óleos que fazem a proteção dos fios. Fazer isso é importante para manter cabelos saudáveis e evitar que a umidade atue sobre os cabelos.

2.  Hidratar os fios

Realizar uma correta hidratação em cabelos secos é outro ponto importante, pois em cabelos que se mantêm secos a absorção da umidade é maior.

Manter hidratação adequada permite que os fios retenham a água dos fios fazendo que fiquem menos propensos a variações de umidade.

3.  Tipo de temperatura da água de banho

Regular a temperatura da água do banho, mantendo-a fria, também auxilia ao teor da água nos fios, diminuindo o volume do cabelo e deixando o cabelo natural e saudável.

4.  Cuidado em secar os fios

Utilizar ar quente, mas concluir a secagem dos fios com uma temperatura fria auxilia a manter os cabelos mais naturais.

Além disso, usar toalhas que tenham tecidos mais suaves também preserva os fios, evitando desgastes.

5.   Uso de pente mais adequado

Escovar corretamente os fios também é uma dica de como fugir dos efeitos da umidade em cabelos.

Evitar o uso de pentes de plástico e optar por madeira elimina a eletricidade estática que afeta e compromete a saúde dos fios, deixando-os mais suscetíveis a danos pela umidade.

Conclusão sobre como fugir dos efeitos da umidade em cabelos

Ter cuidados que possibilitem ações de como fugir dos efeitos da umidade em cabelos, é determinante para sofrer menos com esse processo, principalmente em estações mais frias. Mesmo assim, não se pode descuidar de dias quentes de alta umidade no ar, principalmente em regiões praianas.

Para quem já conta com início de falha na cobertura capilar, é importante também cuidar de manter o couro cabeludo com um ‘disfarce’. Por isso, uma alternativa é o uso de maquiagem capilar.

Jet Hair é uma excelente opção nesses casos, pois confere preenchimento de falhas no couro cabeludo e possibilita melhorar a autoestima de quem se incomoda com a calvície, podendo tratar com mais cuidado de impedir a ação da umidade em seus fios restantes.

Acesse nosso site e confira as características desse produto que é uma excelente opção para cada caso. Deixe seu comentário no post sobre esse tema e estará nos ajudando a melhorar sempre com relação a novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close