Por que a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça

Se você pertence ao grupo das pessoas afetadas pela calvície, já deve ter percebido que a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça, em diferentes regiões.

Trata-se de um fenômeno complexo, registrado somente em casos de calvície (ou alopecia) masculina. Embora a ciência ainda se ocupe de descobrir por que a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça, temos algumas pistas do porquê isso acontece.

Se você ficou curioso, este artigo foi feito para você. Nele, você entenderá alguns processos por detrás da calvície, bem como a razão pela qual a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça. Boa leitura!

Calvície masculina

A calvície masculina é um quadro multifatorial, isto é, provocado e agravado por diversos hábitos:

  • Quadros contínuos de estresse e tensão;
  • Má alimentação ou dieta pobre em proteínas;
  • Uso exagerado de químicas;
  • Excesso de oleosidade, muitas vezes provocado pela caspa (ou dermatite seborreica); e
  • Certos medicamentos e patologias, como disfunções na tireoide.

Apesar disso, a principal causa da calvície masculina é a hereditariedade genética. Nesses casos, a calvície tende a se manifestar de diferentes formas:

  • Entre os 17 e 23 anos: embora os cabelos não caíam de uma vez só, a queda é contínua e persistente. Inicialmente, os primeiros sinais podem ser observados próximo da região da testa, conhecidas popularmente como ‘entradas’;
  • Entre os 25 e 30 anos: quando a calvície se manifesta nessa faixa etária, a queda costuma ser mais lenta e é possível obter melhores resultados a partir de tratamentos capazes de minimizar os efeitos da calvície;
  • Depois dos 50: nessa idade, é provável que, caso os homens de uma família possuam predisposição genética à calvície, eles já apresentem, em maior ou menor grau, algum tipo de disfunção relacionada à perda dos fios.

Já no caso das mulheres, a calvície se manifesta de modo diferente.

Geralmente, a calvície nas mulheres provoca o progressivo afinamento dos fios, até a completa obstrução dos folículos capilares.

Os primeiros sinais incluem o perceptível raleamento dos fios no topo da cabeça. A “risca” do cabelo passa a aumentar e o couro cabeludo se revela cada vez mais visível.

Apesar disso, tão somente a manifestação desses sinais não indica a ocorrência da calvície feminina. Estima-se que somente 5% das mulheres estejam suscetíveis a esse quadro.

Muitas vezes, a fraqueza dos fios nos cabelos femininos pode estar associada a uma desregulação na produção hormonal.

Isso evidencia a importância do acompanhamento médico, junto a um profissional dermatologista, que pode estudar, analisar e compreender as estruturas e particularidades dos seus fios e couro cabeludo.

Por que calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça e só atinge algumas áreas?

Muitos acreditam que a calvície se manifesta com o surgimento de falhas em certas regiões do couro cabeludo.

Entretanto, essas falhas são somente o resultado do afinamento progressivo dos fios, que se tornam gradativamente mais curtos em tamanho e diâmetro, até que não são substituídos por novos fios.

Mas então por que a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça? Como mencionamos, essa ainda é uma pergunta investigada por cientistas de todo o mundo.

Entretanto, cientistas já descobriram que as áreas do escalpo estão mais propensas à calvície.

Isso ocorre, pois, essa região é formada a partir de uma outra camada embrionária, diferente daquela que forma a pele da região da barba.

Isso explica o porquê a região da barba e os pelos do restante do corpo não sofrerem dos efeitos da calvície.

Pelo contrário: o mesmo hormônio responsável pela obstrução dos folículos capilares promove o crescimento dos pelos da barba e na região inferior traseira dos cabelos.

Afinal, cada área do corpo reage de modo diferente à ação do hormônio di-hidrotestosterona (DHT).

Como disfarçar a calvície?

Em alguns estágios do quadro, tratamentos com medicamentos e outros procedimentos mais complexos podem não surtir efeito.

Nesse sentido, a maquiagem capilar se revela como uma ótima aliada para disfarçar falhas e dar volume aos cabelos. Esses produtos estão disponíveis tanto em pó como em spray e são de fácil aplicação.

Jet Hair, por exemplo, é produzida pela Miss Mag Cosméticos e é à base de queratina, proteína responsável por 90% da saúde e bem-estar dos fios.

Está preocupado pois a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça? Jet Hair é a solução para esconder essas falhas e impulsionar sua autoestima.

Conclusão sobre por que a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça?

Neste artigo, reunimos as principais informações acerca de como a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça.

Como vimos, a calvície é um quadro de origem principalmente hereditária, que pode ser agravada diante de hábitos inadequados e pouco saudáveis.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo sobre como a calvície faz o mesmo desenho na sua cabeça. Caso tenha restado qualquer dúvida, deixe seu comentário para nosso time de especialistas.

Se você ficou curioso, este artigo foi feito para você. Nele, você entenderá alguns processos por detrás da calvície.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos