5 dicas para proteção dos cabelos no verão

Quando falamos  de verão,  sol,  praia, piscina, lazer e relaxamento são as primeiras coisas que vem  à nossa cabeça , não é verdade? Porém, nessa época do ano, ficamos mais expostos a fatores que danificam os cabelos, como o cloro ou o sal presentes na água, bem como a altas temperaturas e  à poluição .

Logo, é importante ficar atento a algumas dicas que  vamos mostrar abaixo para não sofrer com as consequências que essa época do ano pode trazer aos fios e poder aproveitar da melhor maneira.

5 dicas para proteção dos cabelos no verão

Como os raios solares podem danificar os cabelos?

Engano de quem pensa que somente a pele sofre as consequências da exposição aos raios solares.  Os fios de cabelo também são danificados quando expostos aos raios UV. O sol causa alteração na queratina e ceramidas, que unem as cutículas dos cabelos, deixando sua forma rígida, quebradiça, sem vida e fraca.

Portanto, pensar na proteção dos cabelos no verão é essencial para quem quer aproveitar essa estação do ano sem abandonar os cuidados para manter a saúde capilar em dia.

Retire o sal ou cloro do cabelo

Dica valiosa para a proteção dos cabelos no verão! Isso porque tomar banho de piscina ou de mar é uma das atividades mais comuns da estação. Porém, após banhar-se, o ideal é que se lave o cabelo no chuveiro ou com água mineral, pois a presença de cloro no cabelo pode agredir a cutícula e tornar o fio quebradiço.  Já o sal pode ressecar o cabelo. Repita esse processo a cada mergulho para evitar o acúmulo de substâncias prejudiciais  ao cabelo.

Aplique o protetor solar no cabelo

Você sabia dessa? Assim como a pele, que precisa  de cuidados  diários, o protetor solar é um forte aliado na proteção dos cabelos no verão.     

As melhores versões de filtros solares específicos para as madeixas são encontradas nos leave-ins. Os leave-ins tem como função proteger os fios do sol além de hidratar e protege-los. É formada uma barreira em volta do fio, que impede que os raios extraiam a umidade do cabelo.

Aposte no cronograma capilar

Durante essa época, é comum que as lavagens se intensifiquem pelas agressões causadas pelos fatores externos.  Portanto realize uma hidratação compatível para o seu tipo de cabelo antes ou depois de expor o seu cabelo ao sol. Nesta ocasião, se prevenir é o mais recomendável para deixar o seu cabelo preparado para suportar as agressões causadas pelo sol. Porém, o pós pode ajudar a eliminar o frizz e devolver o brilho e a maleabilidade dos fios.

Se você já conhece os nossos conteúdos anteriores, entende que realizar um cronograma capilar e fazer a reposição necessária dos nutrientes que o seu cabelo perde é a melhor maneira de proteger os fios de possíveis agressões causadas durante dia a dia.

Hidratação – Repõe a água nos fios e os deixa maleáveis;

Nutrição – Fortalece a estrutura dos fios;

Construção  – Sela e protege os fios.

Evite procedimentos químicos neste período

Procedimentos químicos costumam danificar bastante a estrutura dos fios. A química elimina a proteína, diminui a resistência do couro cabeludo e deixa os fios quebradiços.  Além disso, devido a todos os fatores que agridem os fios durante a estação, utilizar químicas é considerado uma ameaça à proteção dos cabelos no verão.

Use bonés e chapéus

Se você pretende ficar um bom tempo na piscina ou na praia, leve  com você um boné ou chapéu que cubra toda do couro cabeludo para evitar a exposição aos raios solares. Se atente a alguns cuidados como, não  os utilizar enquanto o cabelo estiver molhado para não abafar os fios e enfraquece-los. As viseiras são muito comuns na praia, porém não são eficazes  por não serem totalmente fechadas  e deixarem parte do couro cabeludo exposto.

Outras dicas de proteção dos cabelos no verão :

  • Evite água quente na hora de lavar o cabelo;
  • Lave o cabelo periodicamente;
  • Evite ferramentas de calor (Chapinha e secadores)
  • E   utilize produtos com fator solar

Nessa época do ano, é comum frequentar praias e piscinas com grande frequência. Para garantir a sensação completa de todo o lazer desses ambientes, devemos nos atentar não só a proteção dos cabelos no verão, mas também à nossa alimentação e ter cuidados especiais em áreas essenciais como a pele.

Se você tem dúvidas sobre onde adquirir produtos necessários para manter a sua saúde capilar em dia, recomendamos a linha de maquiagem capilar da Jet Hair, que, além de encobrir as indesejáveis entradas deixadas pela calvície, proporciona um tom natural aos fios sem agredir o couro cabeludo  já que contém  uma fórmula 100% natural.

Se você gostou do nosso conteúdo voltado para a proteção dos cabelos no verão, compartilhe com amigos e deixe  seu comentário em caso  de dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close