Cuidados com o cabelo durante a quimioterapia

Ao receberem a notícia de que estão  com câncer e precisam  fazer quimioterapia – além de todo o medo da doença –, muitas pessoas se preocupam com a  de perda  de  cabelo  e temem sofrer alterações visíveis na aparência. Uma mudança radical como esta atinge diretamente a auto estima de uma pessoa, o que também atrapalha no tratamento da doença.

Mas será que todo mundo que faz este tipo de tratamento fica careca? Nem todo mundo! Isso varia de pessoa para pessoa, a depender da reação aos remédios  ao tipo de tratamento a  que  será submetida.

Vamos mostrar em nosso conteúdo de hoje que é possível ter os cuidados com o cabelo durante a quimioterapia, mantê-los estáveis e aprender a lidar com o novo visual.

Por que a quimioterapia promove a queda de cabelo

A alopecia (queda de cabelo) surge porque  a quimioterapia afeta as células que se multiplicam com frequência localizadas no bulbo capilar, promovendo a queda dos fios em sua fase de crescimento. Pode acontecer dos fios caírem gradativamente ou em tufos, tornando os pacientes não só carecas ou com falhas visíveis de cabelo em todo o couro cabeludo, mas também sem cabelo ou pelos em qualquer outra parte do corpo como sobrancelhas, cílios, braços e pernas.

Alguns tipos de câncer demandam tratamentos com substâncias mais agressivas ao nosso organismo para combater a doença. Tais tratamentos  ocasionam a queda dos fios e comprometem os cuidados com o cabelo durante a quimioterapia, como é  o caso da leucemia, linfomas e  o câncer de mama.

Seu cabelo não vai cair na primeira sessão

Todo o processo do tratamento e os ciclos envolvidos variam de pessoa para pessoa. Não dá para afirmar com absoluta certeza quando este momento vai chegar.  O médico é o único que pode dar uma resposta concreta. Geralmente, a queda dos fios acontece  de 2 a 3 semanas após o início do tratamento, sendo mais acentuada ou não devido à  frequência das sessões, dosagem e outros fatores.

Principais cuidados com os cabelos durante a quimioterapia

Durante esse período, seu couro cabeludo fica sensível e requer alguns cuidados especiais que você deve tomar, desde o seu shampoo até o tecido do seu travesseiro.

  • Shampoos suaves com pouca química;
  • Evitar escovas para evitar atrito com o couro cabeludo;
  • Evitar a exposição a condições térmicas adversas;
  • Usar bastante protetor solar;
  • Utilize fronhas com tecidos macios
  • E  cubra a cabeça em dias mais frios

Utilize a touca térmica

A touca térmica é um agente positivo nos cuidados com os cabelos durante a quimioterapia, isso porque é capaz de minimizar a queda de cabelo ou tornar a queda pouco perceptível no período de tratamento. Ela ajuda a diminuir o fluxo sanguíneo e a ação da droga no folículo piloso devido à  temperatura muito baixa. Para adotar este método, é extremamente importante consultar a opinião do médico responsável pelo o seu tratamento, pois há contraindicações em alguns casos.

Alimente-se adequadamente

Tenha atenção quanto a isso, pois uma hora o seu cabelo voltará a crescer. Uma dieta rica em vitaminas, nutrientes e proteína também faz parte do cronograma de cuidados com os cabelos durante a quimioterapia e colabora para que, no momento certo, os fios cresçam de forma saudável.

Lance mão de perucas

As perucas são um recurso de ótimo bom gosto para aqueles que perderam os seus cabelos.   Elas proporcionam ao paciente a aparência natural como de costume. As perucas são fortes aliados em manter a auto estima do paciente.

As perucas podem ser encontradas em  material humano (natural) e também sintético, sem nenhuma contra indicação. Muitas lojas oferecem modelos já prontos para uso e, em algumas, é possível encomendar modelos sob medida,  de acordo seu gosto.

Ao escolher, encontre a opção que lhe dê mais conforto e que faça te sentir melhor. Experimente modelos, veja o material que mais te agrada e lhe proporcione um visual do seu agrado, sempre.

Cuidados com o cabelo durante a quimioterapia e sua autoestima

Pra quem está passando por essa rotina pesada com o tratamento, o importante é cuidar da saúde e não sentir vergonha por causa  das mudanças ocasionadas pela quimioterapia. Durante este processo, mantenha a sua autoestima lá em cima, cuide dos seus cabelos ou adote o visual que você bem quiser e que te faça sentir o melhor possível.

No mercado, há vários produtos que podem te ajudar nos cuidados com o cabelo durante a quimioterapia e a ter um visual natural do jeito que você tanto almeja. Recomendamos os produtos da linha Jet Hair, que ajudam a encobrir falhas e entradas ocasionadas pela calvície e não agridem o couro cabeludo por conter em sua composição substâncias 100% naturais.

Gostou do texto cuidados com o cabelo durante a quimioterapia? Compartilhe com amigos e, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe  seu comentário pra gente.

Vamos mostrar em nosso conteúdo de hoje que é possível ter os cuidados com o cabelo durante a quimioterapia.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos