8 dicas de cuidados essenciais com couro cabeludo

As pessoas sempre desejam que seus cabelos sejam bonitos e saudáveis e para isso investem bastante em cuidados com a limpeza dos fios e tratamentos que possam mantê-los em boas condições.

Porém, o couro cabeludo é fundamental para manter os cabelos saudáveis, pois é nesse local que está concentrada toda a base dos fios – dessa forma, deve ser cuidado com bastante atenção.

Neste artigo, vamos apresentar 8 dicas de cuidados essenciais com couro cabeludo para manter seus cabelos sempre saudáveis, fortes e bonitos.

8 dicas de cuidados essenciais com couro cabeludo

8 dicas de cuidados essenciais com couro cabeludo

Cuidar do couro cabeludo deve ser motivo de atenção a fim mantê-los fortes e seu crescimento saudável e adequado, evitando o surgimento ou evolução da calvície, entre outros problemas que possam afetar os fios.

Cuidar bem do couro cabeludo passa a ser essencial para manter os cabelos com saúde, então a seguir descrevemos 8 cuidados essenciais com couro cabeludo.

1.      Evite esfregar o couro cabeludo com as unhas

Entre os cuidados essenciais com couro cabeludo, é importante ter cuidado ao efetuar a limpeza dos cabelos para que não use as unhas visando massagear o couro cabeludo.

Manter a higiene e limpeza dos cabelos é fundamental, porém qualquer elemento que possa ferir ou provocar alguma irritação no couro cabeludo pode provocar dados que impactam diretamente na saúde e no desenvolvimento dos fios.

Não agredir essa área é fator que preserva a saúde dos fios e ajuda no seu crescimento, por não lesionar os bulbos capilares.

Experimente sempre usar as pontas dos dedos ou a palma das mãos para massagear de forma leve a região, além disso evite coçar ou passar pentes inadequados, muito duros e/ou pontiagudos.

2.      Enxágue com frequência e em abundância os fios de cabelos

Um dos cuidados essenciais com couro cabeludo é promover um enxágue diário dos fios, tendo o cuidado de remover todo o excesso de xampus e condicionadores.

Esse processo influencia na remoção do excesso de substâncias que podem prejudicar o couro cabeludo.

Alguns tipos de cabelos, por serem bastante oleosos, podem receber esse processo de forma alternada, intercalando a limpeza diária.

3.      Cuide da temperatura da água

Esse é um dos cuidados essenciais com couro cabeludo que apresentam melhores resultados para cuidar adequadamente dos cabelos por meio de um método simples e eficiente, que é o uso de água em temperatura ambiente nos fios.

A água quente contribui para o ressecamento da região e pode levar a diversos problemas que enfraquecem os fios, como surgimento de fundos, aumento de oleosidade etc.

Se não conseguir manter a água fria, no máximo use morna.

4.      Escolha produtos adequados e de qualidade

Usar produtos de qualidade e adequados a seus cabelos é um dos cuidados essenciais com couro cabeludo, pois eles atuam diretamente nessa área e podem ocasionar melhorias ou danos aos fios, dependendo da escolha realizada.

Use produtos sem sal em sua composição, para que os fios não sejam danificados.

5.      Evite a ação de calor em excesso

O calor em excesso ou de forma intensa deve ser evitado a todo custo para que os cuidados essenciais com couro cabeludo sejam observados.

Tratamentos como alisamentos, chapinhas, uso de secadores e a ação direta de raios solares são fatores que impactam diretamente o couro cabeludo e os fios de cabelos.

Evite exposição a esses elementos, bem com o uso prolongado e contínuo de chapéus ou bonés, e elimine ou reduza a aplicação de elementos que passem calor aos fios.

6.      Invista em reeducação alimentar

Um fator fundamental para manter a saúde do couro e fios de cabelos é cuidar bem da alimentação.

Isso contribui para repor os nutrientes e as vitaminas essenciais ao fortalecimento e à preservação da área.

7.      Aplique finalizadores e máscaras capilares corretamente

Tenha cuidado ao usar finalizadores e máscaras capilares. Faça a aplicação somente ao longo dos fios, até suas pontas, assim evitará excesso de oleosidade gerada pelas características desses produtos em contato com o couro cabeludo.

A oleosidade em excesso pode provocar danos como caspas e outras doenças.

8.      Couro cabeludo deve receber apenas xampu

Para a limpeza do couro cabeludo, use apenas água e xampus adequados ao seu tipo de cabelo.

Conclusão: cuidados essenciais com couro cabeludo

Vimos cuidados essenciais com couro cabeludo para evitar problemas que possam afetar a saúde dos fios.

Caso você esteja percebendo falhas em seus cabelos e deseja esconder esse problema, a indicação é contar com uma excelente maquiagem capilar, como o Jet Hair.

Essa maquiagem capilar possui uma apresentação natural, não se destacando junto aos fios de cabelos e mantendo um aspecto de uma cabeleira completa.

Acesse Jet Hair para conhecer melhor esse produto e efetuar sua compra. Aproveite e deixe seu comentário sobre este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close