9 conselhos de como cuidar do couro cabeludo

Quando se deseja cuidar dos cabelos é importante compreender que deve ser dada toda a atenção ao couro cabeludo também, pois essa é a região onde estão localizadas as raízes dos fios de cabelos e, caso tenham algum comprometimento ou lesão, podem provocar doenças que ocasionarão problemas aos fios.

Adotar cuidados com o couro cabeludo deve ser uma preocupação constante para manter cabelos saudáveis.

Vamos apresentar neste artigo 9 dicas de como cuidar do couro cabeludo.

9 conselhos de como cuidar do couro cabeludo

1.      Use somente produtos indicados para cuidar do couro cabeludo

Uma das maneiras de como cuidar do couro cabeludo adequadamente está relacionada ao uso de produtos específicos para aplicação no couro cabeludo.

É importante se atentar para usar produtos que não causem irritação na região e assim manter os fios saudáveis e fortes.

2.      Aplique massagens no couro cabeludo

Aplicar massagens reconfortantes é uma ótima maneira de como cuidar do couro cabeludo.

A massagem cuidadosa na região favorece a circulação sanguínea – importante para manter o couro sempre irrigado e saudável.

Nesse processo, os fios se beneficiam diretamente por aproveitarem o fluxo sanguíneo mais intenso e usar como uma irrigação para o fortalecimento das raízes.

3.      Tenha muito cuidado quando for lavar os cabelos

Uma boa forma de como cuidar do couro cabeludo é evitar lavar os cabelos diariamente, pois esse processo pode resultar no ressecamento dos fios, por eliminar a oleosidade desejada e assim trazer danos ao couro cabeludo, como escamações e caspa.

Mantenha um programa de lavagens alternadas e que eliminem todo o vestígio dos produtos usados na lavagem, para evitar que possam se acumular e causar danos ao couro cabeludo.

4.      Faça enxágues bem cuidadosos

Ao lavar os cabelos, retire todo o excesso dos produtos aplicados e mantenha o couro cabeludo limpo. Isso é fundamental para manter a saúde da área.

5.      Evite expor o couro cabeludo ao calor excessivo

Uma dica importante de como cuidar do couro cabeludo é, sem dúvidas, evitar a exposição dessa região da cabeça ao excesso de calor – pois aumenta oleosidade, ou pode queimar a pele sensível da região.

Evite também o uso de tratamentos químicos com base no calor – chapinhas, secadores, pranchas etc.

6.      Não use água quente para lavar os cabelos

Assim como os raios solares e o uso de tratamentos com calor, o uso de água quente deve ser evitado, para que se possa conseguir ter como cuidar do couro cabeludo.

Quando se usa água quente ocorre um estímulo das glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade e o fechamento dos poros no couro cabeludo. Ou seja, impacta diretamente na saúde dos fios de cabelos.

Usar a água na temperatura ambiente ou no máximo quebrar um pouco o gelo da água é aconselhado para preservar as funções do couro cabeludo.

7.      Faça uso somente de xampu no couro cabeludo

Ao adquirir um produto específico para o couro cabeludo, a prioridade é usar apenas xampus que sejam neutros e adequados ao seu tipo de cabelo. Já que o condicionador não é recomendado que seja aplicado perto do couro cabeludo.

8.      Cuide da sua alimentação

Uma dica bastante comum para a saúde dos fios e do couro cabeludo é adotar uma dieta saudável.

Ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é o conselho mais importante, pois é possível apenas com uma reeducação alimentar manter o couro cabeludo em ótimo estado.

9.      Faça bastante hidratação

Não esqueça de realizar uma hidratação adequada para manter o couro bem nutrido. Para isso, use xampus de boa qualidade e que não agridam a região. (Consulte seu cabeleireiro ou um profissional de confiança para auxilia você nessa escolha/decisão.)

Outra dica é manter a ingestão de água diariamente, pelos menos dois litros, para que a hidratação seja permitida a partir do próprio organismo.

Conclusão: como cuidar do couro cabeludo

Passamos 9 conselhos de como cuidar do couro cabeludo para que você possa ter essa região totalmente saudável e com fios sempre fortes.

Porém, existem casos em que a calvície já apresenta uma situação inicial, com exposição de falhas nos cabelos. Se esse for seu caso e se deseja disfarçar esse processo, é importante usar uma maquiagem capilar que esconda isso.

Nossa recomendação é que se use Jet Hair, por ser uma maquiagem de qualidade e aprovada pela Anvisa quanto à sua comercialização e ao seu uso.

Acessando o endereço você pode conhecer mais sobre esse produto e efetuar sua compra segura.

Aproveite e deixe sua opinião sobre este artigo como cuidar do couro cabeludo em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close