Retardar surgimento de cabelos brancos: mito ou verdade

O surgimento de cabelos brancos é algo que preocupa muita gente. Entre aqueles que cuidam das cabelereiras, pode ser desagradável perceber o gradual aparecimento desses fios.

Apesar disso, é essencial tomar para si que, uma hora ou outra, esses fios aparecerão para todas as pessoas, afinal, trata-se de um processo natural dos cabelos. Diante disso, muitos se perguntam: será possível retardar surgimento de cabelos brancos?

Se você busca saber se retardar surgimento de cabelos brancos é um mito ou uma real possibilidade, este  artigo foi feito para você.

Nele, você aprenderá as principais particularidades do surgimento de fios brancos, suas razões, e se retardá-los é possível ou não. Boa leitura!

Como surgem os fios de cabelos brancos?

Atualmente, existem algumas teorias que buscam explicar o fenômeno do embranquecimento dos fios. A explicação mais aceita  refere-se à diminuição de níveis de melanina, proteína responsável pela pigmentação dos fios.

Para entender como ocorre o surgimento dos fios de cabelos brancos, precisamos entender o que são melanócitos.

Melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina. Com o decorrer do tempo, sobretudo em idades mais avançadas, verifica-se significativa diminuição da atividade dessas células, até que seja cessado seu funcionamento.

Desse modo, com o fim da produção de melanina, os cabelos passam a se apresentar grisalhos e brancos.

Outro fator bastante importante para o embranquecimento dos fios é a genética. Nesse sentido, a ciência já foi capaz de identificar genes envolvidos no processo da produção de melanina.

Estima-se, por exemplo, que cerca de 50% da população branca estará grisalha antes mesmo dos 50 anos, evidenciando a forte influência genética no fenômeno do embranquecimento dos fios.

Ainda, existem outros fatores capazes de influenciar no surgimento de fios brancos:

  • Problemas de saúde (deficiências de vitaminas, doenças na tireoide, vitiligo, calvície, entre outras);
  • Uso excessivo de produtos químicos nos cabelos;
  • Níveis elevados de estresse;
  • Exposição prolongada ao sol;
  • Tabagismo.

Retardar surgimento de cabelos brancos: verdade ou mito?

Assim como as causas do embranquecimento dos fios já foram amplamente estudadas, a possibilidade de retardar surgimento de cabelos brancos também é alvo de diversas pesquisas e experimentos.

Com as informações trazidas acima, é possível concluir que, muitas vezes, a principal causa do embranquecimento dos fios está relacionada ao cessar da produção de melanina ou devido à influência genética.

Nesses casos, ainda se mostra uma tarefa complicada retardar surgimento de cabelos brancos. Embora experiências com o uso de um ativador de luz solar tenham  sido realizadas a fim de readquirir a cor aos fios brancos, os estudos ainda são inconclusivos.

Já em outros casos, retardar surgimento de cabelos brancos é altamente possível com a adoção de simples práticas de cuidado:

  • Controle seus níveis de estresse, tensão e ansiedade;
  • Proteja os cabelos da exposição solar;
  • Evite o consumo contínuo de tabaco;
  • Mantenha uma dieta equilibrada e saudável, com alimentos ricos em Vitamina B 12 (contido em produtos como leite, queijo, ovos, salmão, entre outros).

E disfarçar os cabelos brancos? É possível?

Já que retardar surgimento de cabelos brancos, em alguns casos, pode ser uma tarefa impossível, você deve estar se perguntando: e os disfarce dos fios brancos? É viável?

Sem dúvidas, o mais comum é o disfarce dos fios brancos a partir da coloração dos cabelos.

Para quem ainda possui poucos fios brancos, recomenda-se o uso de colorações sem amônia, da mesma cor da base dos fios. Dessa forma, a coloração apresenta-se menos nociva aos fios. O retoque deve ser feito em, aproximadamente, 20 dias.

Já em casos de cabelos brancos mais aparentes, indica-se o uso de tintas permanentes com base, ou seja, que apresentam numeração única e final zero (por exemplo, 7.0 – “loiro médio”).

Esses produtos, ao contrário dos tonalizantes, penetram na fibra capilar, alterando a pigmentação dos fios e promovendo a fixação da cor escolhida por mais tempo.

Já para cabelos totalmente grisalhos, recomenda-se a escolha de um tom mais escuro que o desejado, para que o fio absorva melhor o pigmento.

Vale lembrar que cabelos com mechas exigem cuidados completamente diferentes, devendo-se misturar a tinta escolhida com uma tinta com reflexo.

Para quem não deseja recorrer às tinturas, apostar em penteados diferentes, ou em produtos que funcionem como retoque de raiz, são ótimas alternativas para o disfarce dos fios brancos.

Conclusão sobre retardar surgimento de cabelos brancos: mito ou verdade

Neste  artigo, apresentamos as principais informações sobre o surgimento de cabelos brancos bem como algumas dicas referentes ao retardamento desse processo e seu disfarce.

Como na maioria das vezes o embranquecimento dos fios está relacionado ao envelhecimento, cabe enfatizar que o disfarce dos cabelos brancos só deve ser realizado caso você realmente o deseje, afinal, envelhecer é um processo inerente ao ser humano e do qual não deve se envergonhar.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo. Não se esqueça de nos deixar seu comentário abaixo sobre retardar surgimento de cabelos brancos.

Você aprenderá as principais particularidades do surgimento de fios brancos, suas razões, e se retardá-los é possível ou não.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos