Catalase: eficaz contra cabelos brancos?

Com o passar do tempo, alguns sinais de envelhecimento podem surgir e incomodar aqueles que gostam do aspecto jovem em sua aparência, como é o caso dos cabelos grisalhos. Mas você sabia que existem produtos no mercado que podem inibir seu aparecimento?

A catalase, por exemplo, é um composto desses produtos que podem ajudar no combate aos fios grisalhos. Antes de qualquer decisão, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a catalase para que faça a escolha certa.

O que é catalase?

É uma enzima presente na maioria dos organismos vivos. Ela é responsável por decompor o peróxido de carbono (água oxigenada).

Qual a função da catalase?

Por conta dos danos causados pelo peróxido de carbono ao organismo, a catalase, que produz água e, também, oxigênio, realiza a decomposição e neutraliza o avanço dessas substâncias que não trazem benefícios.

A catalase tem importante atuação nos rins e fígado, órgãos onde há grande concentração de peroxissomos. A catalase também auxilia o fígado na produção de sais biliares e a neutralizar toxinas presentes.

Essa enzima é uma das mais importantes, pois uma molécula de catalase pode neutralizar milhões de peróxido de hidrogênio.

Por que os fios ficam brancos?

É importante entender como acontece este processo para que você possa buscar a solução.

Segundo especialistas, o surgimento dos fios brancos ocorre devido à falência de melanócitos, responsáveis por produzir a melanina (que define a cor dos cabelos). Mas essa questão também pode variar devido a cor da pessoa. Pessoas brancas, por exemplo, podem observar o aparecimento dos fios brancos entre 30 e 45 anos; já os pardos entre 45 e 55 e nos negros, um pouco mais tardiamente, entre 55 e 65 anos.

A genética também é um fator determinante

Isso é verdade! Se por acaso os fios brancos apareceram antes dos seus 30 anos, provavelmente você carrega alterações genéticas que faz com que os fios fiquem brancos precocemente.

O surgimento precoce pode estar relacionado também à falta de nutrientes ou devido a alguma patologia (alterações da tireoide, alopecia, vitiligo). Ao perceber qualquer alteração, procure um dermatologista de confiança.

O estresse contribui para o aparecimento de fios grisalhos

Outro fator que pode contribuir não só para que os fios fiquem brancos, mas também para outros danos à saúde capilar, é o estresse. Isso porque devido às alterações do nível de cortisol causadas pelo estresse, há um desequilíbrio nos vasos sanguíneos que restringem a nutrição celular e enfraquece os fios de cabelo.

Os cabelos brancos demandam algum cuidado especial?

Além de ficarem ressecados com mais facilidade, os fios brancos são mais suscetíveis aos raios UV, poluição, químicas e fatores externos prejudiciais que sofremos durante o dia. Por isso, manter o cabelo sempre hidratado e protegido é primordial para manter uma boa aparência.

Como a catalase age nos fios brancos?

A catalase, em seus níveis normais, retarda no organismo o processo de envelhecimento. Porém, em seus níveis irregulares, abaixo do normal, há um aumento de peróxido de hidrogênio que leva ao estresse oxidativo, promovendo um ataque aos melanócitos bulbares, resultando em danos graves.

Portanto, a formação de cabelos grisalhos pode se dar pela diminuição da atuação da catalase.

Os produtos e remédios com catalase funcionam?

Em seu processo natural, podemos afirmar que a catalase atua no combate aos cabelos grisalhos, porém não há comprovação de que os produtos manipulados que a tenham em sua composição possam ter o mesmo efeito.

Apesar da incerteza sobre a funcionalidade das fórmulas manipuladas, é possível comprar uma variedade de produtos, como xampus, cremes e cápsulas, com catalase .

Que efeitos colaterais posso sofrer?

Por enquanto não há remédios com catalase regulamentados pelas agências de saúde como ANVISA e FDA. Apenas composições manipuladas para cabelos brancos. Logo, não há nenhum teste científico a que as demais substâncias são submetidas para assegurar a sua eficácia e/ou possíveis efeitos adversos.

Tomar ou não catalase para cabelos brancos?

Na busca para ter uma aparência jovem e intacta, muitas pessoas se desesperam e recorrem a fórmulas milagrosas que encontram por aí. Antes de tudo, devemos pensar na nossa saúde e integridade física, portanto, ter a certeza da eficácia de um produto é o primordial antes de dar o primeiro passo.

O mais correto é procurar a ajuda de um médico especialista que irá auxiliar nas questões que você precisar e evitar possíveis decepções com algum método sem procedência.

No mercado, existem vários produtos capazes de disfarçar problemas causados pela calvície e pelos fios brancos, por isso recomendamos a linha de maquiagem capilar da Jet Hair, que tem a sua fórmula 100% natural, longe de qualquer tipo agressão à sua saúde capilar e capaz de proporcionar um visual único aos seus cabelos.

Caso tenha gostado do nosso conteúdo a respeito de catalase, compartilhe com amigos e deixe o seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida.

Vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a catalase para que faça a escolha certa.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos